Questões de Língua Portuguesa do ano 2005

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Leia atentamente o texto abaixo, de Manuel Bandeira, cujo título é "Velha Chácara", pois a ele se referem as questões de números 13 a 16:

Analise as palavras abaixo e assinale a alternativa que NÃO corresponde às normas da gramática normativa:

  • A.

    Em aqui, riacho, esqueci, chácara, temos dígrafos.

  • B.

    Nas palavras quanto, tantos, desenganos, os ditongos são orais.

  • C.

    Em triste, existe, procuro, temos encontro consonantal.

  • D.

    As palavras chácara e tábua não são acentuadas pela mesma regra de acentuação.

Numa seção de jornal cujo assunto é a saúde, um leitor escreve: "Não sofro mais. Considero-me uma pessoa normal. Esqueci do passado, quero viver o presente. Agora, minha alimentação é totalmente saudável. Não tomo mais bebidas alcoólicas e evito comer doces". O comentário correto sobre os componentes desse texto é:

  • A.

    o advérbio "mais" reforça a idéia do advérbio "não";

  • B.

    os adjetivos "normal", "saudável" e "alcoólicas" têm valor subjetivo;

  • C.

    "passado" e "presente" são substantivos funcionando como adjetivos;

  • D.

    o adjetivo "saudável" está explicado no texto;

  • E.

    as duas ocorrências do advérbio "mais" têm valor semântico distinto.

Assinale a alternativa CORRETA:

  • A.

    Em A pobreza e o ingresso prematuro dos menores de 12 anos (...), a concordância está de acordo com a norma culta da língua.

  • B.

    Em As maiores taxas se concentram na primeira e na quinta séries do primeiro grau (respectivamente, 25,8% e 22,9%), o termo destacado indica que 25,8% remete à quinta série por estar mais próximo do seu referente.

  • C.

    Em se concentram e lê-se, temos, respectivamente, ênclise e próclise.

  • D.

    Em Reflexo dos problemas sociais, a repetência na escola, é alta, os termos destacados pertencem à mesma classe gramatical.

As questões de 1 a 3 estarão baseadas no texto acima oferecido.

Assinale a alternativa INCORRETA:

  • A.

    Quem trabalha em instituições sociais tem seus próprios objetivos.

  • B.

    Em esta tem expectativas, o pronome retoma a palavra comunidade.

  • C.

    Em As instituições, enquanto associações da sociedade civil, têm de ter (...), a expressão destacada tem função de aposto.

  • D.

    As formas verbais, em esta tem; as instituições têm, estão grafadas conforme as normas da gramática normativa.

Assinale a opção em que o item destacado muda de significado e passa a pertencer a outra classe de palavras quando colocado após o substantivo.

  • A.

    Drásticas limitações.

  • B.

    Criativa resistência.

  • C.

    Difíceis tempos.

  • D.

    Negros anos.

  • E.

    Certas leis.

O texto a seguir é parte de uma entrevista concedida por Gabriel Chalita a Zora Seljan e publicada no Jornal de Letras.

Dentre as palavras assinaladas, a que NÃO pertence à mesma classe gramatical das demais é:

  • A.

    "... uma vida inteiramente dedicada ao estudo..." (l.1)

  • B.

    "... minha permanente observação ..." (l.11)

  • C.

    "... estão profundamente vinculados ..." (l.28-29)

  • D.

    "... magistralmente descrito ..." (l.39)

  • E.

    "Dessa forma, certamente agiriam ..." (l.41)

Para responder às questões de números 17 e 18, assinale, na folha de respostas, a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas da frase apresentada.

Os alimentos devem ser ...... em água limpa para que a população não ...... a ter problemas de saúde.

  • A.

    cozinhados - venhe

  • B.

    cozinhados - vem

  • C.

    cozidos - venhe

  • D.

    cozidos - venha

  • E.

    cozidos - vêm

Na linguagem coloquial, é comum o uso do pretérito perfeito do indicativo no lugar do pretérito-maisque perfeito do mesmo modo verbal. Esse fato ocorre na seguinte forma verbal do texto:

  • A.

    abandonou (linha 4);

  • B.

    mostrou (linha 33);

  • C.

    aceitou (linha 15);

  • D.

    coletou (linha 43).

As questões de números 1 a 7 baseiam-se no texto apresentado abaixo.

"Nada impede que, desde que se encontre uma forma barata de transporte, o Brasil, que é rico em recursos hídricos, venha a exportar água da bacia do Tocantins para aquela região." (2° parágrafo)

O emprego das aspas indica que o trecho acima constitui uma

  • A.

    especificação do assunto mais importante do texto.

  • B.

    enumeração de dados referentes ao assunto tratado.

  • C.

    repetição intencional para realçar a afirmativa anterior.

  • D.

    informação desnecessária, inteiramente fora do contexto.

  • E.

    reprodução exata da opinião de um especialista no assunto.

O segmento do texto que NÃO mostra um vocábulo com modificação de sua classe gramatical original é:

  • A.

    "ergue-se como uma visão de futuro";

  • B.

    "produz nove tipos de derivados";

  • C.

    "conta com três portos flutuantes";

  • D.

    "nossos exploradores descobriram";

  • E.

    "desmatamento zero".

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