Questões de Língua Portuguesa do ano 2005

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Quanto à acentuação, assinale a alternativa em que as palavras seguem, respectivamente, as mesmas regras da seqüência: ônibus – Itália – caju.

  • A.

    Várzea – cerâmica – tabu.

  • B.

    Jibóia – zebu – pânico.

  • C.

    Avô – tórax – caracóis.

  • D. Pássaro – róseo – guri.
  • E. Juízes – Bauru – ímpar.

Assinale a alternativa INCORRETA.

  • A.

    O vocábulo Índico é proparoxítono, como orgânicos e quilômetros.

  • B.

    As palavras série, colônias e espécies obedecem à mesma regra de acentuação gráfica de berçário.

  • C.

    Os vocábulos prejuízos e países recebem acento gráfico por serem paroxítonos.

  • D.

    A palavra tsunamis (linha 18) é oxítona.

Há muitas palavras acentuadas no Texto 1. Elas podem ser distribuídas em grupos de acordo com variadas regras de acentuação gráfica. Assinale a alternativa em que as palavras acentuadas estejam agrupadas por motivos distintos:

  • A.

    concluíram, réu, juízes;

  • B.

    vítima, dúvida, hipocondríaca;

  • C.

    assassínio, partidários, comédia;

  • D.

    supôs(-se), escondê(-lo), está.

A alternativa em que NÃO há erro de acentuação gráfica é:

  • A.

    Quanto aos juizes, não vejo como distraí-los.

  • B.

    O gerente vai transferí-los para outra agência.

  • C.

    Alguns itens da listagem anexa precisam ser alterados.

  • D.

    Como se escreve socioeconômico? Com ou sem hifen?

"quando o poço pára de produzir"; o termo pára recebe acento ortográfico por razão idêntica à que nos leva a acentuar:

  • A.

    pôr (verbo);

  • B.

    pôde (forma verbal do pretérito perfeito);

  • C.

    têm (forma verbal de 3ª. p.pl. do presente do indicativo);

  • D.

    contém (forma verbal da 3a. p. sg. do presente do indicativo);

  • E.

    (forma verbal de 3a. p.sg. do presente do indicativo).

"Até o começo do século 20, a ciência recorria às idéias criadas no século 17 por Isaac Newton para entender a gravidade." Nessa frase do texto, há três palavras acentuadas graficamente: ciência, idéias e século. O acento gráfico tem, respectivamente, o mesmo amparo gramatical na seguinte alternativa:

  • A.

    ausência, céu, pêlo;

  • B.

    ímpio, estréia, néctar;

  • C.

    ópio, cordéis, âmbito;

  • D.

    paciência, instruí-las, célere.

As questões de números 1 a 6 baseiam-se no texto apresentado abaixo.

Considere a palavra agronegócio.

 A mesma razão gramatical também justifica o acento gráfico em

  • A.

    responsável, máquinas, além.

  • B.

    vários, petróleo, ineficiência.

  • C.

    últimos, armazéns, países.

  • D.

    país, agropecuária, agrícolas.

  • E.

    dólar, três, níveis.

A palavra que FOGE à regra de acentuação que as demais seguem é:

  • A.

    substância.

  • B.

    núcleo.

  • C.

    idéia.

  • D.

    família.

  • E.

    tendências.

No texto que segue, adaptado da Folha de São Paulo, algumas palavras foram transcritas sem o necessário acento gráfico. Identifique essas palavras e acentue-as. A seguir, assinale a alternativa CORRETA, considerando também a explicação:

  • A.

    miséria, Presidência, famílias, histórias, espécie, sobrevivência - paroxítonas terminadas em ditongo.

  • B.

    Econômica, República, maximo, Instítuto, básica - proparoxítonas.

  • C.

    já, às (historias), mês - oxítonas terminadas em a, as e es, respectivamente.

  • D.

    já, cêsta, mês - oxítonas terminadas em a, a e es, respectivamente.

Assinale a alternativa em que a palavra tenha sido acentuada seguindo regra diferente das demais.

  • A. pífios (L.5)
  • B. média (L.12)
  • C. incluídos (L.12)
  • D. influência (L.21)
  • E. estratégias (L.29)
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