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A respeito do emprego dos verbos no texto VII, assinale a opção correta.
Na linha 1, o emprego do singular em "requer" é exigência do emprego do singular em "nova sociedade".
O emprego do modo subjuntivo em "aprendam" (L.3) enfatiza a idéia de hipótese, mas sua substituição pelo modo indicativo preservaria a correção textual.
A substituição de "podem" (L.5) por seu correspondente singular preserva a correção gramatical e a coerência textual.
Por causa do complemento plural "todos" (L.8), o verbo caber poderia, opcionalmente, ser flexionado no plural.
O emprego do tempo composto tem nascido em lugar de "nascem" (L.13) preserva a correção gramatical do texto.
Julgue os seguintes itens, a respeito das idéias e estruturas lingüísticas do texto VI.
I Os tempos verbais empregados no primeiro período indicam que as idéias desenvolvidas nos períodos seguintes constituem hipóteses possíveis de se realizarem no futuro.
II Cada uma das três qualidades atribuídas a "sociedade" pelos adjetivos, no primeiro período, é definida ou caracterizada nos períodos seguintes.
III Na linha 4, o termo "dela" refere-se a "pessoa" e estabelece a coesão textual.
IV O termo "Essa sociedade" (L.6-7) refere-se, por coesão textual, à sociedade caracterizada como "justa, solidária e fraterna" (L.2-3).
A quantidade de itens certos é igual a
0.
1.
2.
3.
4.
Acerca das relações entre as idéias e as estruturas lingüísticas do texto V, julgue os itens a seguir.
I As duas ocorrências do verbo significar, nas linhas 2 e 4, estão flexionadas no singular por concordarem com um sujeito oracional.
II O período iniciado por "Assim" (L.6) explicita e ilustra como devem ser entendidas as afirmações dos três períodos anteriores.
III Os períodos iniciados por "Veríamos" (L.13-20) mostram o que seria o resultado do exame nas "frases" (L.10) do cotidiano.
IV A retirada da pergunta "Por quê?" (L.20) prejudicaria a clareza da argumentação e a estruturação sintática das frases do texto.
A quantidade de itens certos é igual a
0.
1.
2.
3.
4.
Assinale a alternativa CORRETA, considerando, ainda, o Texto 1.
O verbo ver em Quem o visse (...) à janela de uma grande casa de Botafogo... (linhas 1-2) pode ser adequadamente substituído pelo verbo olhar, como no trecho Quem o olhasse pela janela de uma grande casa de Botafogo.
Em cuidaria que ele admirava aquele pedaço de água quieta (linhas 2-3), o verbo cuidar significa ter cautela.
No verbo obedecer, da sentença Como obedece bem aos remos do homem (linha 16), há re-gência obrigatória da preposição a.
Nenhuma das alternativas anteriores está correta.
Relacione as duas colunas adequadamente, considerando o valor temporal dos verbos em negri-to. A seguir, assinale a alternativa em que os verbos tenham sido classificados CORRETAMEN-TE.
(1) Pretérito perfeito - anterioridade em relação ao momento narrado.
(2) Futuro do pretérito - posterioridade em relação a um marco temporal passado, instalado no tex-to.
(3) Pretérito-mais-que-perfeito - anterioridade em relação a um marco temporal passado, instalado no texto.
( ) Se mana Piedade tem casado com Quincas Borba, apenas me daria uma esperança colateral (linhas 8-9)
( ) Não tinha casado: ambos morreram.
( ) O espírito do ex-professor, daquele pensamento vexado, arrepiou caminho (linhas 11-12)
( ) Quem o visse, com os polegares metidos no cordão do chambre, à janela de uma grande ca-sa de Botafogo, cuidaria que ele admirava aquele pedaço de água quieta; (linhas 1-3)
3 – 2 – 1 – 1
3 – 2 – 1 – 3
2 – 3 – 1 – 2
2 – 3 – 2 – 1
Ainda sobre o Texto 1, assinale a alternativa CORRETA.
No trecho: Vejam como Deus escreve direito por linhas tortas, pensa ele (linha 8), o verbo pen-sar sugere que o narrador tudo sabe, até os pensamentos de Rubião.
Em todo o texto há predomínio do tempo verbal pretérito perfeito, assinalando acontecimentos passados e delimitados no tempo.
O verbo arrepiar (linha 12) carrega o significado de fazer eriçar ou encrespar-se".
Nenhuma das alternativas anteriores está correta.
Assinale a alternativa CORRETA, ainda com base no Texto 1.
A forma verbal cotejava (linha 4) dá a justa medida de comparação entre o passado e o pre-sente de Rubião.
Em Que era há um ano? Professor. Que é agora! Capitalista (linha 4), os marcadores de tem-poralidade são apenas os verbos "era" (passado) e "é" (presente).
Apesar da nova condição de Rubião, ele continua usando as velhas "chinelas de Túnis" (linha 5).
Em Deus escreve direito por linhas tortas (linha 8), a palavra direito concorda com Deus em gênero (masculino) e número (singular).
No texto III, os tempos e modos verbais serão respeitados e a correção gramatical será preservada caso se substitua
Assinale a opção em que o termo apresentado é utilizado como agente da passiva no texto I.
As questões de números 1 a 15 referem-se ao texto que segue.
É adequada a articulação entre os tempos verbais na frase:
Mais se respeitasse a democracia, mais se deveria lutar contra as falácias dos discursos dos candidatos.
O que tem ficado implícito na simplificação sistemática da realidade foi o desrespeito aos eleitores que a prezassem.
Não houvéssemos ultrapassado as dimensões das comunas medievais, poderemos ter decisões que não dependeriam do sistema representativo.
Vindo a ocorrer a insultuosa infantilização dos votantes, reagissem estes, negando-se a votar em quem os subestimava.
Seria possível que chegassem a um acordo a dona do cachorrinho e a mãe da criança asmática, desde que se disponham a ponderar a razão de cada uma.
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