Lista completa de Questões de Língua Portuguesa do ano 2005 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Língua Portuguesa - Figura e Vícios de Linguagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Considerando aspectos morfossintáticos do discurso de Juscelino Kubitscheck, julgue os itens subseqüentes. Constitui paráfrase do período Faço-o agora (...) as instituições livres (l.7-10) o trecho a seguir, que poderia ser permutado com aquele, sem prejuízo do sentido geral do texto: Dirijo-me, neste momento, ao País para que, caso a iniqüidade venha a se abater sobre mim, não esteja eu impedido de cumprir a obrigação de delatar a violência que na pessoa deste parlamentar sofrerão as instituições democráticas.
Língua Portuguesa - Figura e Vícios de Linguagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Considerando aspectos morfossintáticos do discurso de Juscelino Kubitscheck, julgue os itens subseqüentes. O último período do primeiro parágrafo é construído sintática e semanticamente com base nas figuras de linguagem denominadas assíndeto e hipérbole.
Indique a opção em que a coluna da direita NÃO traz exemplo(s) do que vem expresso na coluna da esquerda, de acordo com o texto.
Na linha 4, a expressão "por que" é grafada separadamente, ao passo que, na linha 44, "porque" é grafado junto. Indique a opção em que a grafia está correta de acordo com a norma culta.
Ela chegou cedo por que tinha muito a fazer.
O cargo por que você esperava foi preenchido.
O funcionário não terminou o relatório, porquê?
A cidade porque ele passou foi fundada por imigrantes.
Não entendo porque certas pessoas são tão malhumoradas.
Atenção: As questões de números 1 a 10 referem-se ao texto que segue.
Está inteiramente clara e correta a redação da seguinte frase:
Segundo a versão oficial, as entradas forçosas da polícia em escritórios de advocacia não constituem abuso de autoridade, uma vez que são determinadas por ordem judicial.
Os escritórios de advogado aonde funcionam sedes de empresas, não configuram um caso de sigilo profissional, uma vez que se prestam ao exercício de uma função estranha à sua finalidade.
Havendo constrangimento do advogado ao informar fatos que só dizem respeito aos seus clientes, traindo sua confiança, fica impossível exercerem a profissão que lhes compete.
A menos que seja previsto como um caso de exercício diverso da advocacia, as situações regulares dos escritórios de advogados impõem o respeito ao direito de sigilo.
Note-se que na jurisprudência, do âmbito do Supremo Tribunal Federal, tem sido resguardado o sigilo na apreensão de documentos, entendida como fraglante abuso de autoridade.
Atente para as seguintes frases:
I. Retirei da biblioteca um romance de sucesso.
II. A leitura do romance não me empolgou.
III. Ao devolvê-lo, comentei minha impressão com a bibliotecária.
As frases acima estão articuladas de modo claro, coerente e correto no seguinte período:
A leitura do romance de sucesso que retirei da biblioteca não me empolgou, conforme a impressão que comentei ao devolvê-lo com a bibliotecária.
Ao devolver à biblioteca o romance de sucesso retirado, comentei com a bibliotecária minha impressão de leitura, em cuja não conseguira me empolgar.
Não me empolgou a leitura do romance de sucesso que retirara da biblioteca, e ao devolvê-lo comentei com a bibliotecária essa minha impressão.
Comentei com a bibliotecária, quando o devolvi, a impressão de que não me empolgaria a leitura daquele romance de sucesso, que retirei na biblioteca.
Apesar de ter retirado na biblioteca o romance de sucesso, em cuja leitura não me empolguei, acabei por comentar tal impressão com a bibliotecária quando o devolvera.
Atenção: As questões de números 16 a 20 referem-se ao texto que segue.
Conserva-se o sentido da frase original, numa redação correta, em:
I. Não estou entre os que fazem elogio irrestrito de uma fase da vida = Não me coloco dentre os que exaltam uma irrecuperável fase da vida.
II. Até o prefixo é traiçoeiro = Mesmo o prefixo induz a equívoco.
III. Quem louva a velhice não a viu de perto = Quem otimiza a velhice não consegue encará-la.
Completa corretamente o enunciado SOMENTE o que está em:
As questões de números 1 a 12 referem-se ao texto que segue.
A frase cuja redação está inteiramente clara e correta é:
A jovem repórter causou alguma incompreensão tão logo ao referir-se a um termo que a todos pareceu ter um sentido além do que ele pretendia.
O autor não hesita em concluir que, diante das entusiasmadas adesões à utilização da informática e da linguagem que lhe corresponde, o computador já faz parte do nosso cotidiano.
Os programadores de computador, que costumam serem mais jovens, provavelmente não lhes fica claro aquilo que já significou a expressão fazer um programa, desde que o sentido fosse outro.
O autor sublinha com razão que é comum que os mais velhos reajam com desassosego, porque, diante do que é mais novo, surge-lhes quase sempre como se fosse uma ameaça.
Quando ele diz que dança quem não souber o que é BBS, o verbo que o autor lança mão aqui é um termo de gíria, ao qual é mais costumeiro na linguagem dos jovens.
As questões de números 1 a 12 referem-se ao texto que segue.
Estão corretos o emprego e a grafia de todas as palavras da frase:
É costume discriminar-se os jovens, e a razão maior está em serem jovens, e não em alguns de seus hábitos que fossem em si mesmos pernisciosos.
A encorporação de um novo léxico é uma das conseqüências de todo amplo avanço tecnológico, já que este indus à criação ou recriação de palavras para nomear novos referentes.
Um pequeno glossário, capaz de elucidar a nova terminologia da informática, contribui muito para afastar os percalços do caminho dos usuários iniciantes, aturdidos com tanta novidade.
Os maus-entendidos são fatais quando ainda não se tem destreza numa nova linguagem, quando ainda não se está familiarizado com um novo vocabulario.
Muita gente letrada e idosa aderiu ao uso do computador, considerando-o não um sinal do apocalípse, mas uma ferramenta revolucionária na execução de tarefas, um instrumento útil para qualquer pesquizador.
Em todas as alternativas, o erro de grafia pode ser explicado a partir do modo como essas palavras são pronunciadas, EXCETO:
supertição (em vez de superstição)
sombrancelha (em vez de sobrancelha)
reinvindicação (em vez de reivindicação)
despretenciosamente (em vez de despretensiosamente)
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...