Lista completa de Questões de Língua Portuguesa do ano 2005 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Língua Portuguesa - Termos Essenciais da Oração - Assessoria em Organização de Concursos Públicos (AOCP) - 2005
O fragmento abaixo servirá de base para as questões de 3 a 8.
A regra geral de concordância diz que o verbo concorda com o sujeito da oração em número e pessoa. O verbo dar do fragmento acima atende a essa regra. O sujeito do verbo em questão é:
o Vasco
a contratação
jogador
disputa
certa
Os termos das alternativas a seguir exercem função de sujeito, com exceção de um. Assinale-o.
Leia atentamente o texto que segue, do jornal Estado de São Paulo, e analise, em seguida, os enunciados abaixo quanto à relação dos termos, para, então assinalar a alternativa em que todas as proposições estão de acordo com as normas da gramática:
Repetentes - Reflexo dos problemas sociais, a repetência na escola é alta. As maiores taxas se concentram na primeira e na quinta séries do primeiro grau (respectivamente, 25,8% e 22,9%). A pobreza e o ingresso prematuro dos menores de 12 anos no mercado de trabalho explicam esses números. Para chegar ao final do primeiro grau, o aluno brasileiro cursa, em média, dois anos mais que o necessário. ¨A proporção de repetentes nas escolas do Brasil é similar à média dos países mais pobres do mundo¨, lê-se no trabalho do IBGE.
I A expressão se concentram tem como sujeito As maiores taxas.
II A forma verbal explicam tem como sujeito esses números.
III Podemos dizer que a forma verbal chegar tem como sujeito o aluno brasileiro.
IV Em A pobreza e o ingresso prematuro dos menores de 12 anos no mercado de trabalho (...), os termos destacados são núcleos do objeto direto.
I, II e IV.
I e III.
II, III e IV.
II e IV.
O verbo do último parágrafo do texto 2 que apresenta predicação verbal distinta dos demais é:
respeitar;
falar;
criar;
exportar;
crescer.
Língua Portuguesa - Termos Essenciais da Oração - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Língua Portuguesa - Termos Essenciais da Oração - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Julgue os itens a seguir, com relação às estruturas gramaticais e às idéias do texto acima.
Se, no trecho "a coleta, a manipulação e o exame de provas sem os devidos cuidados podem ocasionar a falta de integridade da prova" (L.16-18), a forma verbal pode substituísse "podem", a construção do período permaneceria correta, porque os núcleos do sujeito podem ser interpretados como um conjunto.
Língua Portuguesa - Termos da Oração - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Com base na situação hipotética apresentada acima, julgue os itens subseqüentes.
Se a situação de comunicação fosse outra, que exigisse o registro formal da língua, na carta escrita por J. Prata, o segmento uma função de natureza diferente dos demais servidores (l.17-18) deveria ter a expressão sublinhada modificada.Língua Portuguesa - Termos da Oração - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Considerando os sentidos e os aspectos lingüísticos do texto acima, julgue os itens a seguir.
Se os verbos introdutores de discurso direto empregados no texto fossem dispostos em ordem crescente de força comunicativa, a forma verbal afirmava (l.10) viria antecedendo o predicado disparou em resposta (l.3-4).Língua Portuguesa - Termos da Oração - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Julgue os itens a seguir, relativos à linguagem, à análise e interpretação do texto acima e ao emprego das classes de palavras, acentuação gráfica e pontuação.
A correção gramatical, as relações de sentido e a coesão textual seriam mantidas se, no trecho tinha escapulido (...) estava no pique (l.8-13), todas as orações explicitassem o pronome pessoal eu.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...