Questões de Língua Portuguesa do ano 2005

Lista completa de Questões de Língua Portuguesa do ano 2005 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O fragmento abaixo servirá de base para as questões de 3 a 8.

A regra geral de concordância diz que o verbo concorda com o sujeito da oração em número e pessoa. O verbo dar do fragmento acima atende a essa regra. O sujeito do verbo em questão é:

  • A.

    o Vasco

  • B.

    a contratação

  • C.

    jogador

  • D.

    disputa

  • E.

    certa

Os termos das alternativas a seguir exercem função de sujeito, com exceção de um. Assinale-o.

  • A. o retrato (L.1)
  • B. o brasileiro (L.11)
  • C. inquietação (L.14)
  • D. fatos (L.18)
  • E. verificar a influência de outras variáveis (L.21)

Leia atentamente o texto que segue, do jornal Estado de São Paulo, e analise, em seguida, os enunciados abaixo quanto à relação dos termos, para, então assinalar a alternativa em que todas as proposições estão de acordo com as normas da gramática:

Repetentes - Reflexo dos problemas sociais, a repetência na escola é alta. As maiores taxas se concentram na primeira e na quinta séries do primeiro grau (respectivamente, 25,8% e 22,9%). A pobreza e o ingresso prematuro dos menores de 12 anos no mercado de trabalho explicam esses números. Para chegar ao final do primeiro grau, o aluno brasileiro cursa, em média, dois anos mais que o necessário. ¨A proporção de repetentes nas escolas do Brasil é similar à média dos países mais pobres do mundo¨, lê-se no trabalho do IBGE.

I  A expressão se concentram tem como sujeito As maiores taxas.

II A forma verbal explicam tem como sujeito esses números.

III Podemos dizer que a forma verbal chegar tem como sujeito o aluno brasileiro.

IV  Em A pobreza e o ingresso prematuro dos menores de 12 anos no mercado de trabalho (...), os termos destacados são núcleos do objeto direto.

  • A.

    I, II e IV.

  • B.

    I e III.

  • C.

    II, III e IV.

  • D.

    II e IV.

O verbo do último parágrafo do texto 2 que apresenta predicação verbal distinta dos demais é:

  • A.

    respeitar;

  • B.

    falar;

  • C.

    criar;

  • D.

    exportar;

  • E.

    crescer.

  • A. o sujeito gramatical da oração expressa pela forma verbal "perdoem" (L.1) está elíptico.
  • B. estaria garantida a obediência às regras de regência verbal, caso se substituísse a expressão "afrontar o Estado" (L.3-4) por afrontar-lhe.
  • C. a expressão "é aquele que" (L.5) é empregada, no período, para realçar o termo "O indivíduo completo" (L.4-5).
  • D. a substituição da expressão "capacidade de entender o mundo" (L.5) por capacidade de entendê-lo mantém a coesão e a coerência do texto, além de conferir ao período maior concisão.
  • E. caso a locução verbal "poderiam ser" (L.7) estivesse no singular, haveria concordância do verbo auxiliar com o sujeito da oração, expresso na forma pronominal "o", que a antecede.

 

Julgue os itens a seguir, com relação às estruturas gramaticais e às idéias do texto acima.

Se, no trecho "a coleta, a manipulação e o exame de provas sem os devidos cuidados podem ocasionar a falta de integridade da prova" (L.16-18), a forma verbal pode substituísse "podem", a construção do período permaneceria correta, porque os núcleos do sujeito podem ser interpretados como um conjunto.

  • C. Certo
  • E. Errado

Indique a opção cujo trecho de sentença, extraído do texto, apresenta uma oração de sujeito inexistente:

  • A. "Haverá um dia..." (l. 1)
  • B. "Tudo isso acontecerá um dia." (l. 7)
  • C. "São alguns dos primeiros produtos..." (l. 10-11)
  • D. "É o trabalho de cientistas..." (l. 14)
  • E. "...afirma um químico da USP" (l. 23)

Com base na situação hipotética apresentada acima, julgue os itens subseqüentes.

Se a situação de comunicação fosse outra, que exigisse o registro formal da língua, na carta escrita por J. Prata, o segmento “uma função de natureza diferente dos demais servidores” (l.17-18) deveria ter a expressão sublinhada modificada.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando os sentidos e os aspectos lingüísticos do texto acima, julgue os itens a seguir.

Se os verbos introdutores de discurso direto empregados no texto fossem dispostos em ordem crescente de força comunicativa, a forma verbal “afirmava” (l.10) viria antecedendo o predicado “disparou em resposta” (l.3-4).

  • C. Certo
  • E. Errado

 

Julgue os itens a seguir, relativos à linguagem, à análise e interpretação do texto acima e ao emprego das classes de palavras, acentuação gráfica e pontuação.

A correção gramatical, as relações de sentido e a coesão textual seriam mantidas se, no trecho “tinha escapulido (...) estava no pique” (l.8-13), todas as orações explicitassem o pronome pessoal “eu”.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...