Lista completa de Questões de Língua Portuguesa do ano 2005 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Os próximos itens apresentam fragmentos adaptados de textos diversos. Julgue-os quanto à correção gramatical, de acordo com as normas da linguagem padrão. A liberdade de ação de um órgão público está rigorosamente adstrita a sua competência legal, elemento que fornece a condição primeira de legalidade do ato administrativo. O poder para agir conferido à administração pública é uma prerrogativa sempre vinculada e objetivamente fixada pelo legislador.
Os próximos itens apresentam fragmentos adaptados de textos diversos. Julgue-os quanto à correção gramatical, de acordo com as normas da linguagem padrão. Não se pode identificar a disciplina com uma instituição nem com um aparelho; ela é um tipo de poder (ou uma modalidade para exercê-lo) que comporta todo um conjunto de instrumentos, técnicas, procedimentos, níveis de aplicação, alvos; ela é uma física ou uma anatomia do poder, uma tecnologia.
Referentemente às idéias e às estruturas lingüísticas do texto acima, julgue os itens a seguir.
Estariam garantidos a correção gramatical e o sentido original do texto caso o trecho Enfim, não depende do príncipe ser amado (l.17) fosse assim reescrito: Enfim isso não depende de o príncipe ser amado.Considerando os sentidos e as estruturas lingüísticas do texto acima, julgue os itens subseqüentes.
As palavras cioso (l.13) e zeloso (l.14) têm, no período, equivalência sintático-semântica.Em relação ao texto acima, julgue os itens a seguir.
A substituição de convivendo (l.22) por já que se convive mantém a correção gramatical e o sentido original do período.Em relação ao texto acima, julgue os itens a seguir.
Em implica o compromisso (l.5), a substituição de o por com mantém a correção gramatical e a informação original do período.Com referência aos sentidos e às estruturas lingüísticas do texto acima, julgue os itens seguintes.
Estaria gramaticalmente correta, à linha 14, a redação região Centro-Oeste, esta é uma nação....Considerando o texto acima, julgue os itens subseqüentes.
A alteração da ordem direta de colocação de elementos lingüísticos na frase constitui um recurso eficaz para realçar idéias. Na linha 25, o autor, para dar ênfase à conclusão do discurso, altera a ordem direta dos elementos lingüísticos em: os meus ódios são esses.
Aponte a opção em que a concordância verbal está realizada corretamente.
Houveram muitas festas de Carnaval na Bahia.
Os Estados Unidos, ontem, bombardeou o Iraque.
Cada um dos funcionários apresentaram boas propostas.
Um dia, um mês, um ano passam depressa.
Aconteceu vários fatos marcantes na minha vida.
Os fragmentos abaixo foram adaptados do texto O sentido do som, de Leonardo Sá, para compor três itens. Julgue-os quanto ao respeito às regras gramaticais do padrão culto da língua portuguesa para assinalar a opção correta a seguir.
I. A ausência de discurso é silêncio. O silêncio enquanto formador do discurso expressivo e entendido em sua forma dinâmica, em contraposição aquele que corresponde à ausência de discurso, ganha amplitude a gravidade quando passa a ser o perfil de comportamento, isto é, quando passa a ser uma atitude assumida por (e imposta a) segmentos sociais que não "discursam", mas que apenas silenciam, que exercem a expressão em dimensão mínima e deixam projetarem-se no discurso de outrem como sendo o seu discurso.
II. Em um contexto como o do Brasil, no qual há uma perversa concentração de privilégios, e no qual o acesso aos meios disponíveis é restrito, outra vez coloca-se a questão que abordamos ao falar dos silêncios: apenas alguns segmentos sociais "emitem", enquanto amplas maiorias tornam-se "silenciosas", resultando daí que as imagens acústicas encontram suporte em meios que, por razões tecnológicas e culturais, são inacessíveis às massas.
III. Por conseguinte, esse monólogo passa a gerar imagens sobre si mesmo, imagens de imagens, sem diálogo, produtos fortuitos que a indústria da cultura massifica, difunde, impõe, substitui, esquece, retoma, redimensiona, rejeita e reinventa.... As razões do "silêncio", portanto, são também razões sociais e econômicas. Neste silêncio, o que se absorve não são apenas imagens, mas também o imaginário em seu conjunto pré-delimitado, um imaginário que não identifica as fontes de suas imagens, que nem sequer se preocupa em identificá-las, que aos poucos as esquece.
Estão respeitadas as regras gramaticais apenas
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...