Lista completa de Questões de Língua Portuguesa do ano 2005 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
As questões de números 1 a 15 referem-se ao texto que segue.
Gosto da democracia, pratico a democracia, respeito os fundamentos que mantêm em pé a democracia, mas nada disso me impede de associar a democracia às campanhas eleitorais, que negam a democracia.
Evitam-se as viciosas repetições da frase acima substituindo- se os segmentos sublinhados, na ordem dada, por
a pratico − mantêm-na em pé − lhe associar − a negam
pratico-a − a mantêm em pé − associar-lhe − negam ela
a pratico − mantêm ela em pé − a associar − lhe negam
pratico-a − a mantêm em pé − associá-la − a negam
pratico-a − lhe mantêm em pé − a associar − negamlhe
Marque a opção em que a forma pronominal utilizada está INCORRETA.
É difícil, para mim, praticar certos exercícios físicos.
Ainda existem muitas coisas importantes para eu fazer.
Os chinelos da aposentadoria não são para ti.
Quando a aposentadoria chegou, eu caí em si.
Para tu não teres aborrecimentos, evita o excesso de velocidade.
Com relação aos sentidos e às estruturas lingüísticas do texto acima, que apresenta trecho de entrevista, concedida pelo médico do trabalho e psiquiatra francês Christophe Dejours, julgue os itens que se seguem.
Na expressão reconhecimento ao trabalhador ( l.2), o emprego da preposição a anula a possibilidade de ambigüidade, o que não ocorreria caso fosse empregada a preposição de.Referentemente às idéias e às estruturas lingüísticas do texto acima, julgue os itens a seguir.
Em ávidos de lucro (l.7), a preposição de poderia ser substituída pela preposição por, sem prejuízo das regras de regência nominal.Com base nos sentidos e nas estruturas lingüísticas do texto ao lado, julgue os itens a seguir.
Na linha 9, o emprego de preposição em aos deputados franceses justifica-se pela regência de descontados.Em relação ao texto acima, julgue os itens a seguir.
A expressão a fim de que (l.1-2) pode, sem prejuízo para a correção gramatical e para o sentido original do período, ser substituída por qualquer uma das seguintes: para que, com o objetivo de que, conquanto que.
Ainda com relação às estruturas morfossintáticas, semânticas e discursivas do texto A pátria, julgue os itens que se seguem..
Nas linhas 21 e 22, a substituição da preposição ante pela preposição diante manteria a correção gramatical e as relações semânticas do texto original.
A figura acima mostra uma janela do Word 2000, com parte de uma reportagem extraída e adaptada da revista Veja, de 23/2/2005. Considerando essa figura e o texto nela contido, julgue os itens a seguir.
A retirada da preposição até (l.1) preserva a correção gramatical, mas altera as relações de argumentação do texto.
Julgue os itens subseqüentes, a respeito das idéias e das estruturas lingüísticas do texto acima.
A retirada da preposição em a afirmação de que (l.10) desrespeita as regras de regência do padrão culto da língua e prejudica a coerência textual.
"Com a duplicação,..."; o conector "com" só NÃO pode ser substituído de forma adequada por:
a partir de;
por causa de;
em razão de;
apesar de;
depois de.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...