Questões de Língua Portuguesa do ano 2005

Lista completa de Questões de Língua Portuguesa do ano 2005 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Há palavras escritas de modo INCORRETO na frase:

  • A.

    A expansão da fronteira agrícola no país mobiliza interesses conflitantes entre o necessário aumento da produção e a preservação dos recursos naturais.

  • B.

    A crecente colaboração entre órgãos do governo e entidades privadas pode garantir o hêsito de ações diversas contra doenças na agricultura.

  • C.

    Vários cientistas dedicam-se a pesquisar formas eficazes de controlar a disseminação de pragas em lavouras espalhadas por todas as regiões.

  • D.

    É essencial, na busca de excelência do agronegócio, a transmissão de conhecimento ao homem do campo, além do uso intensivo de tecnologia.

  • E.

    A explosão do contingente populacional em todo o planeta exige produção cada vez maior de alimentos, o que justifica investimentos e pesquisas.

Há palavras escritas de modo INCORRETO na frase:

  • A.

    Investimentos macissos em tecnologia no campo permitiram o avanço do agronegócio, com elevadas tachas de produtividade e o fluxo de exportações.

  • B.

    O lazer é essencial para que as pessoas se recuperem do desgaste oriundo das responsabilidades e da pressão no trabalho diário.

  • C.

    As exigências do atual mercado de trabalho impõem aos profissionais certas habilidades pessoais, além de capacitação constante.

  • D.

    A expansão da agricultura no cerrado é considerada uma ameaça à preservação da floresta amazônica, um dos desafios enfrentados por ambientalistas.

  • E.

    O acesso irrestrito e democrático aos benefícios da tecnologia, em qualquer área do conhecimento humano, deve ser possibilitado a toda a população.

Atenção: As questões de números 1 a 15, referem-se ao texto que segue.

Está clara e correta a redação da seguinte frase:

  • A.

    Umberto Eco vê na atitude de Stephan Haeking como um exemplo para os jovens, devido à sua disposição de reformular os erros encontrados em sua teoria.

  • B.

    A atitude da Stephan Hawking agradou muito a Umberto Eco, que soube reconhecer nela um exemplo para todo jovem estudante que não queira ser um fundamentalista.

  • C.

    Neste presente texto é homenageado pelo autor de Stephen Hawking, em cuja se verifica a clara disposição de um cientista ao rever suas próprias teses.

  • D.

    Combatendo as atitudes fundamentalistas,o autor encontrou um belo exemplo do contrário, ao verificar o quanto na atitude do grande cientista contém de seriedade e humildade.

  • E.

    A admiração do autor pelo grande cientista advém do fato deste não ser um fundamentalista, conquanto seja capaz de se propor à uma revisão acerca de suas teorias.

Atenção: As questões de números 1 a 15, referem-se ao texto que segue.

Admite transposição para a voz passiva o segmento sublinhado na seguinte frase:

  • A.

    Esse modo de pensar opõe-se a todas as formas de fundamentalismo.

  • B.

    (...) por provar que determinada linha de pesquisa estava equivocada.

  • C.

    Para os que lidam com a ciência, não há nada de excepcional nessa atitude (...)

  • D.

    (...) se prepara para apresentar as devidas correções diante de um plenário de cientistas.

  • E.

    (...) a verdade reside congelada num passado remoto.

Atenção: As questões de números 1 a 15, referem-se ao texto que segue.

As normas de concordância estão interiamente respeitadas na frase:

  • A.

    Deverão interessar ao plenário de cientistas, no pronunciamento que Hawking se prepara para fazer, as correções sobre a teoria dos buracos negros.

  • B.

    Opõem-se às mais variadas formas de fundamentalismo todo e qualquer método científico que admite a hipótese de sua própria falibilidade.

  • C.

    Os princípios que se deve ensinar aos jovens estudantes são aqueles em que se supõem todo o dinamismo das verdades da ciência.

  • D.

    Não desanimem aos verdadeiros cientistas, nos passos de uma teoria, um eventual tropeço na observação de um fato ou na formulação de uma lei.

  • E.

    Cabem aos cientistas sérios e honestos reformular suas teorias, toda vez que encontrem nelas seja uma falha grave, seja um pequeno deslize.

Atenção: As questões de números 1 a 15, referem-se ao texto que segue.

Ao contrário, ela se baseia no princípio da "falibilidade", segundo o qual a cienência avança corrigindo-se constantemente.

Os segmentos sublinhados na frase acima podem ser substituídos, respectivamente, sem prejuizo para o sentido, por

  • A.

    Não obstante isso - mediante o qual

  • B.

    Em desacordo com isso - conforme o qual

  • C.

    Apesar disso - para cujo

  • D.

    Ao encontro disso - em função do qual

  • E.

    Conquanto isso ocorra - em cuja finalidade

Atenção: As questões de números 1 a 15, referem-se ao texto que segue.

Considerando-se o contexto, traduz-se corretamente o sentido de uma frase ou expressão do texto em:

  • A.

    fez uma declaração sensacional, para dizer o mínimo = pronunciou-se de modo sensacionalista, no mínimo.

  • B.

    interpretações literais das sagradas escrituras = leituras que atualizam o sentido dos livros sagrados.

  • C.

    uma das questões mais controversas e cativantes = um dos aspectos mais irrestritos e prestigiosos.

  • D.

    passíveis de constante reinterpretação = sempre sujeitas a um outro entendimento.

  • E.

    a verdade reside congelada num passado remoto = a certeza se solidifica com o passar do tempo.

No texto abaixo, de autoria de Mário Quintana e reproduzido com adaptações, os itens em algarismos romanos referem-se aos termos em negrito que os antecedem. Julgue-os com relação ao emprego dos vocábulos e das expressões quanto à sintaxe de construção do período e à grafia.

O milagre

Dias maravilhosos em que (I)

os jornais vêm (II)

cheios de poesia e do lábio amigo brota (III)

 palavras de eterno encanto. Dias mágicos em que os burgueses espiam (IV),

 através das vidraças dos escritórios, a graça gratuíta (V) das nuvens.

Estão certos apenas os itens

  • A. I, II e IV.
  • B. I, III e V.
  • C. I, IV e V.
  • D. II, III e IV.
  • E. II, III e V.

Com relação às idéias do texto acima e às estruturas gramaticais nele utilizadas, julgue os itens a seguir.

A palavra "stress" (L.24) está destacada, pois trata-se de um estrangeirismo e sua grafia não está registrada de acordo com as normas ortográficas da língua portuguesa.

  • C. Certo
  • E. Errado

No texto IV, sem se levar em consideração os ajustes necessários na pontuação e no uso de letras maiúsculas e minúsculas, provoca-se erro gramatical e incoerência textual ao se deslocar o termo

  • A.

    "Em geral" (l.1) para logo depois de "os oprimidos" (l.1).

  • B.

    "a oposição" (l.1) para logo após "os críticos da política" (l.1-2).

  • C.

    "os que não são ouvidos" (l.3-4) para imediatamente antes de "os que discordam" (l.2).

  • D.

    "No passado pré-industrial" (l.5) para logo antes de "Deus" (l.6).

  • E.

    "isolada e grave" (l.7) para imediatamente antes de "A onda sonora"

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...