Lista completa de Questões de Língua Portuguesa do ano 2005 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Identifique o período transcrito com inteira correção gramatical.
É antiga a idéia da internacionalização da Amazônia. De tempos em tempos, ela volta ao palco, trazida por novos ventos, revestida em teses pseudo-científicas ou sócio-humanitárias usadas para ocultar o seu verdadeiro objetivo político ou econômico.
No início era apenas a estupefaciente surpresa de quantos famosos cientistas e naturalistas, europeus e norte-amenicanos, diante da magnitude do cenário florestal e hidrografico com que deparavam na Amazônia. Nos séculos 17 e 18 veio conhecê-la e estudá-la renomados cientistas e naturalistas.
Passada à fase de admiração científica pela sua colossal imagem geográfica, veio as ambições e a cobiça, em investidas a nossa soberania amazônica. Já nos velhos tempos do Império, houve as tentativas do comandante Natthew Maury, que defendia a tese da livre navegação internacional do rio Amazonas.
Somando-se as hostes internacionalistas, o expresidente da França François Mitterrand, declarou, em 1991, que ''o Brasil precisa aceitar a soberania relativa sobre a Amazônia''. A tese mais recente é que a Amazônia é ''patrimônio da humanidade''.
A última manifestação dos ativistas da soberania partilhada para a Amazônia veio-nos do francês Pascal Lamy, que defendeu, em recente conferência realizada em Genebra, segundo o qual as florestas tropicais devem ser submetidas à gestão da comunidade internacional.
(Carlos de Meira Mattos, ''A internacionalização da Amazônia'', Folha de S. Paulo, 13/04/2005, com adaptações).
Complete as lacunas do trecho abaixo com a opção gramaticalmente correta e textualmente coerente. A Reforma do Poder Judiciário introduziu em nosso ordenamento jurídico, nas hipóteses de grave violação dos direitos humanos, o incidente de deslocamento de competência para a Justiça Federal, _________1__________assegurar o cumprimento de obrigações decorrentes de tratados internacionais de direitos humanos ______2______ o Brasil seja parte. ________3__________a alteração constitucional, a internacionalização das questões relativas aos direitos humanos e os compromissos externos assumidos pelo Brasil para reprimir as violações a esses direitos ________4________ a percepção de que, em muitos casos, os mecanismos internos existentes para a sua apuração e punição não são eficientes.
(Rodrigo César Pinho e Jorge Assaf Maluly, ''Crimes contra os direitos humanos'', Folha de S. Paulo, 13/03/2005)
Indique a opção que contém o único segmento correto do texto abaixo.
No que diz respeito à responsabilidade dos administradores
não pode o mesmo ser responsabilizado
salvo nos casos que haja previsão vedatória
tenha mostrado-se
onde passará a responder
O texto abaixo serve de base para as questões 03 e 04.
Julgue as afirmações a respeito do texto como verdadeiras (V) ou falsas (F), para marcar, a seguir, a opção correta.
( ) Em virtude do paralelismo sintático, o acento grave, em ''à filosofia'' (l 2), poderia ser eliminado.
( ) Estaria garantida a correção gramatical do texto se o pronome possessivo que inicia um período, na linha 2, fosse substituído, nessa mesma posição, pelo pronome "cujo", flexionado no feminino (cuja), e o ponto fosse substituído por uma vírgula.
( ) Haveria alteração do sentido original do texto se a expressão ''ainda adolescente'' (l 6) fosse deslocada para a posição imediatamente posterior à forma verbal ''conta'' (l 5).
( ) Dada a relação de sentido que se estabelece no período, a conjunção ''e'' (l 7) poderia ser substituída, mantendo-se a coerência textual, pela conjunção ''mas'' precedida de vírgula.
( ) O complemento verbal ''seu objeto de desejo'' (l 18) poderia vir precedido da preposição ''de'', atendendose à regência do verbo ''usufruir''.
A seqüência correta obtida é:
V, F, F, V, V
F, V, V, V, F
V, V, F, F, V
V, F, V, F, F
F, F, V, V, V
O texto abaixo serve de base para as questões 01 e 02.
Assinale a opção incorreta a respeito das estruturas lingüísticas do texto.
A retirada do advérbio ''apenas'' (l.1) preserva a correção gramatical do texto, mas altera as relações significativas entre os argumentos.
A supressão do advérbio ''também'' (l.5) preserva a correção gramatical, mas retira do texto a idéia pressuposta de que o serviço público oferece serviços que não são de qualidade.
A substituição da forma não flexionada de ''ter'' (l .7) pelo infinitivo flexionado correspondente, terem, respeita as regras gramaticais e preserva a coerência textual.
A retirada do pronome do termo ''tornando-os''( l 10) preserva a correção gramatical e a coerência textual, deixando subentendido o objeto de ''referências nacionais''(l.10 e 11).
Na linha 11, a substituição do primeiro ''que'' pelo sinal de dois pontos preserva a correção gramatical e a coerência argumentativa do texto, com a vantagem de evitar uma repetição de palavra.
Assinale a opção que corresponde a erro gramatical ou de grafia. Diante da atual mediocridade da representação política, é necessária(1) a participação e a organização da sociedade, operando uma profunda mudança em nossa cultura política. Quanto maior(2) o individualismo, mais frágeis são os governos. As regras formais constitucionais não são suficientes para freiar (3) os vícios exacerbados( 4) pelo poder. As organizações da sociedade devem ter o poder de vigiar e cobrar prestação de contas. Por isso, em vez de desacreditar da política, devemos agir em co-responsabilidade, com coragem, lucidez e discernimento(5) num grande mutirão para abrir caminho para um país democrático, justo, desenvolvido e pacífico.
(Adaptado de Dom Geraldo Majella, cardeal Agnelo, Folha de S. Paulo, 21/6/2005)
1
2
3
4
5
A flexão do verbo vir e derivados é feita de maneira irregular, como se pode observar na frase "Em seu lugar vêm as novas, que logo tomam o mesmo destino". Das frases abaixo, aquela que apresenta flexão verbal incorreta é:
Corruptos e corruptores só agem da forma que lhes convém.
A polícia interveio e prendeu dois cidadãos acusados de corrupção.
Os presos provieram das camadas menos favorecidas da sociedade.
As causas da corrupção advinham de diferentes fatores sociopolíticos.
Sempre sobrevêem sobre a sociedade escândalos envolvendo políticos e autoridades
A oração "pois às vezes tinha sido envenenada" está expressa na voz passiva analítica. Se for reescrita na voz ativa, em conformidade com as normas do padrão culto, terá a seguinte forma:
pois às vezes fora envenenada;
pois às vezes tinham-a envenenado;
pois às vezes a tinham envenenado;
pois às vezes tinham envenenado-a;
pois às vezes tinham-na envenenada
Assinale a alternativa correta:
Daqui a pouco irá começar à prova
Os grevistas passaram a tarde à discutir as vantagens às quais julgam ter direito
Quando há duas semanas disse a ela que ia à Alemanha a trabalho, pôs-se a chorar.
Refiro-me aqueles problemas já expostos a V.Sa há alguns dias.
As questões de números 1 a 15 referem-se ao texto que segue:
As liberdades ...... se refere o autor dizem respeito a direitos ...... se ocupa a nossa Constituição.
Preenchem de modo correto as lacunas da frase acima, na ordem dada, as expressões:
a que - de que
de que - com que
a cujas - de cujos
à que - em que
em que - aos quais
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...