Lista completa de Questões de Língua Portuguesa do ano 2006 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Assinale a alternativa em que a palavra tenha sido formada pelo mesmo processo que infra-estrutura (L.13).
nova-iorquina (L.7)
Paraisópolis (L.9)
planejando (L.13)
sobreviver (L.35)
embora (L.36)
A respeito das estruturas lingüísticas do texto, julgue os itens que se seguem.
Por suas características tipológicas e de adequação de linguagem, o texto segue a ortografia oficial brasileira.
Língua Portuguesa - Ortografia - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2006
Assinale a alternativa em que a palavra sublinhada está grafada corretamente.
A tragetória da civilização humana tem sido marcada por violações aos Direitos Humanos.
Não é de admirar a ojeriza que têm os brasileiros ao tratamento que recebem dos policiais.
Estrupos e mortes inexplicáveis continuam ocorrendo nas prisões brasileiras.
A tortura pode ser aplicada ao cidadão comum, sem nenhuma descriminação de cor ou de status social.
Os presos políticos da Ditadura têm péssimas lembranças dos porões húmidos em que ficavam.
Assinale o trecho do texto que apresenta erro gramatical.
Machado de Assis - Um gênio Brasileiro, de Daniel Piza
Na apresentação da biografia de Machado de Assis (1839-1908), o jornalista Daniel Piza observa que o autor foi, ao mesmo tempo, uma expressão de sua época e uma exceção a ela.
Em seus contos e romances, ele deixou um retrato acurado do Rio de Janeiro do século XIX, mas sua crítica ácida à sociedade brasileira nem sempre foi percebida pelos seus contemporâneos.
Piza busca demonstrar que Machado era muito diferente do protagonista de seu último romance, Memorial de Aires.
O escritor não tinha "tédio a controvérsias", pois, na verdade, participou dos grandes debates públicos de sua época.
A ascenção social do mulato no Brasil escravista e a epilepsia estão entre os aspectos de sua vida examinados no livro.
A partir desse exemplo de circular, redigida por um empregado e ainda sem revisão, julgue os seguintes itens, a respeito das normas de redação oficial.
O emprego das letras maiúsculas e dos sinais de pontuação, no texto, respeita as regras gramaticais da língua portuguesa e as normas de redação de documentos oficiais.
Assinale a alternativa que preencha corretamente as lacunas do parágrafo: "A política de não ___________ dos gastos públicos fez com que __________ as ações sociais ___________________ o crescimento das desigualdades sociais".
contensão - paralizassem - com que amenizariam
contensão - paralisasse - que amenizariam
contenção - paralizassem - as quais amenisariam
contenção - paralisassem - que amenizariam
contensão - paralizasse - que amenisaria
Assinale a alternativa com palavras ortografadas corretamente de acordo com a seqüência: "peixe" (l. 02), "anzol" (l. 03), "concessão" (l. 22)
laxante - cataqueze - sessão
trouxer - catequizar - assento
broxa - analizar - passo
xácara - deleitozo - obsessão
taxa - catálize - admissão
Responda as questões de 01 a 15.
Em auto-suficiente (L.81), optou-se corretamente pelo uso do hífen. Assinale a alternativa em que não se procedeu corretamente quanto à necessidade ou não de seu emprego.Erro milionário de digitação derruba presidente da Bolsa de Tóquio Terça, 20 de Dezembro de 2005, 6h54 Fonte: AFP
O presidente da Bolsa de Tóquio, Takuo Tsurushima, pediu demissão nesta terça-feira depois do escândalo pelo incrível erro de digitação que provocou um caos monumental e perdas de 280 milhões de euros (cerca de R$ 800 milhões) no mercado no começo do mês. A saída de Tsurushima já era esperada. No dia 8 de dezembro, os computadores da Bolsa de Tóquio não detectaram nem bloquearam uma transação errada de um operador da empresa Mizuho Securities. O operador se equivocou em uma operação vinculada à entrada na Bolsa de uma pequena empresa, J-Com. Ao invés de vender uma ação da J-Com por 610 mil ienes, ele colocou 610 mil ações da J-Com a um iene a unidade. O erro provocou o caos no mercado de Tóquio e a Mizuho Securities calculou que o engano custaria à empresa quase 40 bilhões de ienes (280 milhões de euros).
Assinale a alternativa em que o plural esteja erroneamente grafado.
demissão – demissões
operador – operadores
ação – ações
caos – caos
transação – transaçãos
Foram retiradas do texto acima algumas frases, sobre as quais foram feitas algumas considerações, no entanto, uma das considerações está em desacordo com as regras gramaticais. Assinale-a.
Se tivermos essas três coisas, podemos ter perspectivas de dias melhores pela frente. Mas é preciso fazer os três. Passando o verbo ter para o imperfeito do subjuntivo, o verbo poder deverá fazer a concordância no futuro do pretérito do indicativo.
Nós propomos que se dê continuidade às ações de macroeconomia. Podemos alterar a construção da frase, sem perda da informação, por: Propomos que seja dada continuidade às ações de macroeconomia.
Se tivermos essas três coisas, podemos ter perspectivas de dias melhores pela frente. O texto, retirado da Internet, está incorreto, de acordo com a norma culta. O verbo poder deveria estar flexionado no futuro do presente do indicativo.
Mas uma reunião, na sexta-feira passada, com o grupo de ministros encarregado do assunto terminou sem consenso sobre o valor do novo mínimo. Existe, no trecho acima, um erro de concordância, uma vez que só seria correto: "... com o grupo de ministros encarregados do assunto..."
O presidente da Força Sindical, Paulo Pereira da Silva, o Paulinho, defende a redução da jornada. O termo destacado está entre vírgulas por se tratar de um aposto.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...