Lista completa de Questões de Língua Portuguesa do ano 2006 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Em relação ao texto, assinale a opção correta.
A substituição de "estivera" (L.1) por tinha estado prejudica a correção gramatical do período.
A correção gramatical e as idéias originais serão mantidas, caso se reescreva o trecho "me não esqueceram (...) artigos que li" (L.9-10) da seguinte forma: não me esqueço dos discursos que ouvi, nem dos artigos que li.
Na expressão "contei-lhe" (L.22), "lhe" exerce a função de objeto direto.
A palavra "panacéia" (L.29) significa estratégia, método.
Assinale a opção que apresenta fragmento de texto gramaticalmente correto.
O diretor-geral do TSE, Athayde Fontoura Filho, fez a palestra de lançamento do Manual de Contratos Administrativos na Justiça Eleitoral, de autoria do professor Jorge Ulisses Jacoby Fernandes.
A obra trata da unificação de procedimentos que eram adotados de forma diferente pelos TREs na contratação de serviços e compras, como explicou o diretor do TSE.
O diretor-geral do TSE salientou a importância de um trabalho de sistematização das experiências anteriores de gestão, que começaram a ser delineados em 2005. "É um trabalho que enobrece o serviço público", segundo ele.
Athayde Fontoura ressaltou, contudo, que a sistemática de gestão dos contratos no serviço público ainda carece de aperfeiçoamentos, porque é um processo em andamento. Tanto que, segundo ele, algumas ações que não puderam ser implantadas neste ano, em virtude do calendário eleitoral, foram transferidas para 2007.
Assinale a opção em que fragmento de texto apresenta erro gramatical.
Os próximos quatro anos serão decisivos para a reconstrução republicana. O resultado das eleições demonstraram clara independência com as populações locais.
Elas não entregam mais seus ouvidos e, com eles, os seus votos, aos chefetes locais. Isso anuncia surpresas importantes nas eleições municipais de 2008.
É agora o tempo oportuno para as grandes reformas (como a agrária), que vêm sendo adiadas neste país há mais de 40 anos e sem as quais continuaremos sendo um dos países mais injustos do globo.
Em relação ao texto, assinale a opção correta.
Considerando-se o gênero textual, é correto afirmar que o emprego de "você", no decorrer do texto, indica um interlocutor único.
Na linha 3, a substituição do sinal de dois-pontos por ponto final e o emprego de inicial maiúscula em "além" provocam truncamento sintático, o que prejudica a coerência do texto.
A expressão "nessa área" (L.6) retoma a idéia implícita, no parágrafo, de processo eleitoral.
A substituição da expressão "serão definidos" (L.7) por definir-se-ão garante a correção gramatical do período.
Em relação ao texto, assinale a opção incorreta.
Após o termo uma (l.1), subentende-se a elipse da palavra esquisitice.
Caso a expressão aqui se fez (l.4) seja substituída por aqui
Em esbarrava-se (l.6), o termo se indica indeterminação do sujeito.
O emprego da vírgula após paixões (l.7) justifica-se porque a oração subseqüente é explicativa.
Língua Portuguesa - Morfologia - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2006
Aponte a alternativa gramaticalmente correta:
Texto para resolver as questões de 4 a 10.
"A tão difícil arte de amar bonito" (linha 4) / "Talvez seja tão simples, tolo e natural" (linha 1). A respeito das palavras destacadas, assinale a alternativa correta.
Assinale a opção que preenche corretamente as lacunas do texto.
Assinale a alternativa que apresente corretamente a classe gramatical e a função sintática do termo indicado.
Indique a opção que apresenta uma substituição do segmento sublinhado, com o objetivo de ser corrigido o erro de natureza morfossintática introduzido no texto.
O pleno e regular exercício da função executiva que é conferida de forma precípua à administração pública exige e impõe a outorga de um conjunto de prerrogativas (a) que se acha contido em um regime jurídico-administrativo típico dessa atividade estatal e (b) que se presta colocar a administração pública numa posição privilegiada, superior na relação jurídico-administrativa. Tais privilégios devem estar voltados ao atingimento de fins específicos, (c) quais sejam o de alcançar o bem comum da coletividade e tornar efetiva a defesa do interesse público. Não admitem, todavia, o uso absoluto do poder e (d) vêem-se contidos por instrumentos específicos de sujeição das condutas administrativas, (e) que geram o necessário equilíbrio entre a autoridade da administração e a liberdade do indivíduo.
(Airton Rocha Nóbrega, ''Fazenda Pública e execução administrativa'', Direito&Justiça-CB, 15/11/2004, com adaptação)
Substituir: Por:
''que se acha contido'' que se acham contidas
''que se presta colocar'' que se presta a colocar
''quais sejam o de alcançar'' quais sejam: alcançar
''vêem-se contidos'' vêm-se contidos
"que geram" gerando
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...