Lista completa de Questões de Língua Portuguesa do ano 2006 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Língua Portuguesa - Acentuação Gráfica - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Língua Portuguesa - Acentuação Gráfica - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2006
As questões de números 25 a 30 baseiam-se no texto.
A baixa na qualidade de vida das pessoas ______ da perda dos seus empregos. Quem ______ superar essa situação poderá ser considerado um herói.
Os espaços devem ser preenchidos, respectivamente, com as seguintes formas verbais:
Texto para resolver as questões de 1 a 6.
"Serão cerca de 40 itens diversos distribuídos entre as empresas exportadoras" (linhas 15 e 16). Sobre a palavra destacada, assinale a alternativa correta.
Não é acentuada por ser oxítona terminada em ENS.
Tem acento e o revisor do texto esqueceu – se de colocar.
Não é acentuada por ser paroxítona terminada em ENS.
Não é acentuada por ser proparoxítona.
A forma singular "item" deve receber o acento (ítem).
Língua Portuguesa - Acentuação Gráfica - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Assinale a opção que apresenta erro gramatical.
Língua Portuguesa - Acentuação Gráfica - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Julgue os seguintes itens, a respeito da organização das idéias no texto acima.
Preserva-se a coerência textual ao se inserir a expressão a opção por antes de "etnodesenvolvimento" (l.6), mas, para que também seja preservada a correção gramatical, o acento gráfico em "têm" (l.6) deve ser retirado para que o verbo fique no singular.
Língua Portuguesa - Acentuação Gráfica - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Julgue os itens de 1 a 9 quanto às idéias, às estruturas e à tipologia do texto acima.
As palavras proteínas, laticínios, cálcio, diárias e triglicérides acentuam-se graficamente segundo a mesma regra de acentuação.Considerando aspectos atinentes às idéias e às estruturas do texto, julgue os itens seguintes.
Em a singularidade brasileira está na abundância energética de nossa natureza, há apenas dois adjetivos e três substantivos abstratos.
Os adjetivos são uma classe de palavra que determina palavras em função substantiva e indicam características ou qualidades desses substantivos; o item com um adjetivo sublinhado com valor de característica é:
"Pois cidadãos responsáveis e consumidores conscientes se forjam com informação";
"Não poderia haver reivindicação mais justa...";
"para todo problema complicado há uma solução...".
Assinale a alternativa em que, no texto I, o termo não tenha valor adjetivo.
nesse (L.4)
nova-iorquina (L.7)
cotidiano (L.10)
de infra-estrutura (L.13)
latino-americanos (L.33)
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 01 A 10, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA CORRETA.
Na frase "O município de Itaituba é banhado pelo rio Tapajós, que possui águas cristalinas", a palavra que dá qualidade às águas do rio Tapajós é:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...