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Julgue os fragmentos de texto nos itens seguintes quanto à concordância, à regência e à pontuação.
Falam muito, hoje em dia, a respeito de ética na política, no esporte, nas profissões liberais e na relação social.
Língua Portuguesa - Sintaxe - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2006
O texto a seguir é uma das muitas piadas que circulam pela Internet. Leia-o para responder às questões de números 09 a 14.
Assinale a frase correta quanto à regência, de acordo com a norma culta escrita.
A filha adentra no escritório do pai e lhe encontra sarcástico.
O pai manda a filha perguntar o pessoal da funerária sobre sua dúvida.
A filha aspira o marido o cargo do sócio falecido do pai.
O marido chega com a esposa no escritório do sogro para conseguir uma vaga.
A filha vai ao escritório do pai para pedir-lhe uma vaga para o marido.
Não é preciso amar os princípios de convivência, como também não se deve ignorar esses princípios, pois quem não dá fé a esses princípios impede que os contraventores levem a sério esses princípios.
Evitam-se as viciosas repetições da frase acima substituindo- se os segmentos sublinhados por, respectivamente,
Com referência ao texto acima, julgue os itens a seguir.
A oração "que ameniza a pena, em troca do pecado" (L.2-3) poderia, com igual correção, estar expressa com a seguinte estrutura: onde, em troca do pecado, ameniza-se a pena.
Os trechos seguintes foram adaptados do texto Modernidade, identidade e a cultura de fronteira, de Boaventura de Sousa Santos.
Assinale a opção em que o texto foi transcrito respeitando as regras gramaticais da norma de padrão culto da língua portuguesa.
O que há de característico na atual crise de regulação social é que ela ocorre sem perda de hegemonia da dominação capitalista. Em outras palavras: ao contrário do que sucedeu em épocas anteriores, a crise de regulação é também uma crise de emancipação, o que constitui afi nal uma outra manifestação do colapso das energias emancipatórias.
A dificuldade em aceitar ou suportar as injustiças e as irracionalidades da sociedade capitalista difi culta, em vez de facilitar a possibilidade de pensar uma sociedade melhor que esta. Daí que fosse profunda a crise de um pensamento estratégico de emancipação.
Na medida em que existiu de fato, o processo de descontextualização e de universalização das identidades e das práticas contribuiu contraditoriamente para as classes dominadas pudessem formular projetos universais e globais de emancipação.
Ao contrário, o novo contextualismo e particularismo tornam difíceis pensar estrategicamente a emancipação. As lutas locais e as identidades contextuais tendem a privilegiar pelo pensamento tático em detrimento do pensamento estratégico.
A globalização do capital ocorre simultaneamente a localização do proletariado. Por outro lado, na crise do pensamento estratégico emancipatório da modernidade mais que uma crise de princípios, é uma crise de sujeitos sociais.
Leia o texto abaixo para responder às questões 14 e 15.
Avalie as seguintes afirmações a respeito das estruturas lingüísticas do texto para assinalar a opção correta.
I. O singular do verbo da primeira oração do texto deve-se à expressão "Uma das"(L.1); se, em seu lugar, fossem empregados termos que mantivessem o sujeito no plural, como por exemplo, Entre as, o verbo deveria ser flexionado necessariamente no plural.
II. Na linha 7, a opção pelo verbo "parece", iniciando a oração, exige o emprego de uma forma impessoal de verbo no seu desenvolvimento; daí o uso de singular em "não haver como escapar"(L.7).
III. O emprego da preposição de é obrigatória antes do pronome relativo "que" (primeira ocorrência da linha 10, pois aí se inicia uma oração subordinada que completa a idéia de "sugestão"(L.10).
IV. A palavra "mesmo"(L.12), empregada com valor adverbial de ainda que, sugere que o autor antecipa uma rejeição ao argumento que explicita na oração anterior.
A quantidade de itens corretos é
0
1
2
3
4
Prejudica-se a correção gramatical do texto e(ou) sua coerência, ao se eliminar
a contração "pelo" (L.2).
o pronome "eles" (L.3).
o adjetivo "determinado" (L.6).
o artigo "uma" (L.6).
Julgue os seguintes itens, a respeito da organização das idéias e de aspectos gramaticais do texto acima.
A substituição da oração "que a tecnologia oferece" (L.5-6) por oferecidas pela tecnologia preserva a coerência da argumentação e a correção gramatical do texto.
Língua Portuguesa - Sintaxe - Fundação CEFETBAHIA / Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFETBAHIA) - 2006
Leia o texto a seguir para responder às questões de 14 a 20.
Sobre as sintaxes de concordância e de regência usadas no texto, é correto afirmar:
Os substantivos "prova" (linha 6) e "busca" (linha 21) aparecem com complementos regidos pela preposição "de", que, em ambos os casos, poderia ser substituída por "a" ou "contra", sem prejuízo de qualquer natureza.
A forma verbal "criou" (linha 9) está no singular, concordando com o núcleo do sujeito a que se liga, a palavra "linhagem" (linha 9), mas poderia estar no plural, para concordar com a expressão "de peixes" (linha 9).
A forma verbal "precisavam" (linha 24) apresenta-se com a mesma regência que "deu" (linha 25).
As formas verbais "queriam" (linha 24) e "queriam" (linha 25) foram empregadas com regências diferentes.
As formas verbais "Dizem" (linha 30) e "especulam" (linha 31) estão no plural pela mesma razão.
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