Questões de Língua Portuguesa do ano 2006

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Leia o texto abaixo para responder às questões 35 e 36.

Assinale a opção incorreta a respeito das relações de dependência entre as palavras e expressões do texto.

  • a.

    Emprega-se a flexão de singular em ''vem''(l.2) para concordar com um sujeito oracional.

  • b.

    Emprega-se a preposição antes de ''que''(l.6) por causa do verbo ''precisa'' (l.6).

  • c.

    Emprega-se a flexão de singular em ''é''(l.6) por causa de ''Uma''(l.6).

  • d.

    Emprega-se a flexão de terceira pessoa do plural em ''devem''(l.8) para concordar com ''objetivos''(l.8).

  • e.

    Emprega-se a flexão de plural em ''eles''(l.10) para concordar com ''líderes nacionais''(l.7).

Assinale a opção em que a substituição sugerida prejudica a correção gramatical do texto.

  • A.

    "lhe diz respeito" (L.10) por diz respeito a você

  • B.

    "se aperfeiçoa" (L.10) por é aperfeiçoado

  • C.

    "no exercício do" (L.13) por ao exercitarem o

  • D.

    "serão" (L.14) por vão ser

De acordo com o texto, julgue os itens a seguir. 

I A reiteração da palavra "votos" (L.14) confere ênfase à idéia apresentada no período.

II Pelos sentidos do texto, conclui-se que a palavra "esbirros" (L.18) está sendo empregada com o mesmo significado que tem atualmente a palavra capanga.

III A expressão "lhe foram dados" (L.24-25) pode, sem prejuízo para a correção gramatical do período, ser substituída por foram dados a ele.

IV A palavra "corrupção" (L.25) está sendo empregada como sinônima de "fraude" (L.26).

A quantidade de itens certos é igual a

  • A.

    1

  • B.

    2

  • C.

    3

  • D.

    4

CONHECIMENTOS BÁSICOS

Atenção: Para responder às questões de números 1 a 12, considere a crônica (Texto I) e o poema (Texto II) que seguem.

É adequado o emprego da expressão sublinhada na seguinte frase:

  • A. O jornal de cujo o Sr. Matter se valeu para contar sua história foi lido pelo cronista.
  • B. A notícia à qual se deparou o cronista estimulou-o a escrever uma crônica.
  • C. O índio jivaro, com cuja reação o Sr. Matter não contava, espantou-se com a proposta.
  • D. A barbaridade com cuja se espantou o czar era a caça de andorinhas e borboletas.
  • E. A barbaridade à qual serviu ao poeta de tema não costuma espantar os civilizados.

Acerca das relações lógico-sintáticas do texto acima, assinale a opção incorreta.

  • A.

    “-lo”, em “associá-lo” (l.5), refere-se a “poder” (l.2).

  • B.

    “deles” (l.8) refere-se a “comitês dos partidos” (l.7).

  • C.

    “isso” (l.7) refere-se a “discutem, dentro dos comitês dos partidos, mas também fora deles, suas idéias com os candidatos” (l.7-8).

  • D.

    “ao qual” (l.11) refere-se a “parlamentar escolhido” (l.10).

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 Atenção: As questões de números 1 a 15 referem-se ao texto seguinte.

Somos muito jovens quando escolhemos nossa profissão, por isso é difícil que, ao eleger a nossa profissão, sejamos capazes de avaliar a nossa profissão como uma escolha que resulte da nossa autêntica vocação.

Evitam-se as viciosas repetições da frase acima substituindo- se os segmentos sublinhados, respectivamente, por

  • A. eleger-lhe - avaliar-lhe
  • B. a eleger - lhe avaliar
  • C. elegê-la - avaliá-la
  • D. lhe eleger - a avaliar
  • E. elegê-la - avaliar-lhe

<STRONG

 Atenção: As questões de números 1 a 15 referem-se ao texto seguinte.

Está clara e correta a redação do seguinte comentário sobre o texto:

  • A. Muitos que se queixam do enfado no trabalho, parecem ter se esquecido que levaram em conta, na escolha da profissão, atrativos que não eram os vocacionados.
  • B. Não é que nos falta apenas discernimento, pois ocorre que na hora de se escolher uma profissão, somos levados no entanto por vantagens ilusórias.
  • C. Senão fizéssemos tanta questão das vantagens materiais, nossa escolha profissional possivelmente seria diferente, conquanto ouvisse sua vocação real.
  • D. Não se sabe porque tanta gente mostra mais preferência pela Medicina do que pela Enfermagem, embora esta de fato possa ser menos rendosa que àquela.
  • E. O autor está certo de que sua sobrinha poderia, se quisesse, ter seguido a carreira da Medicina, dado que ela obteve uma alta pontuação no vestibular.

<STRONG

 Atenção: As questões de números 1 a 15 referem-se ao texto seguinte.

Desde seu estágio, envolveu-se com seus pequenos pacientes, por quem tem grande carinho.

Estará formalmente correta a nova redação da frase acima, no caso de se substituírem os elementos sublinhados, respectivamente, por

  • A. vem-se dedicando por - a quem tem muita atenção.
  • B. esteve próxima de - de quem tem muita dedicação.
  • C. demonstra zelo a - de cujos trata com carinho.
  • D. tem tido apego para - a cujos dedica muito afeto.
  • E. vem assistindo - com os quais é muito carinhosa.

Assinale a opção incorreta a respeito do emprego das estruturas lingüísticas no texto.

  • A.

    No trecho "A democracia (...) necessita, de maneira imprescindível, da consagração da supremacia constitucional e do respeito aos direitos fundamentais" (L.1-3), o uso da preposição de nos termos destacados é exigência da forma verbal "necessita", para que sejam respeitadas as regras de regência gramatical.

  • B.

    As regras gramaticais do padrão culto da língua portuguesa exigem o emprego da preposição no termo "em que" (L.4), o que indica que esse termo pode ser substituído pelo pronome onde.

  • C.

    Nas linhas 4 e 5, a flexão de singular na forma verbal "possa" indica que o pronome "que" refere-se a "Judiciário" e não a "países", como poderia ser depreendido da organização textual.

  • D.

    Seria preservada a coerência textual e a correção gramatical também com a alternativa de emprego da forma verbal "dedicam" (L.11) no singular: dedica.

Atenção: As questões de números 1 a 15 referem-se ao texto que segue.

O editorial foi considerado um desrespeito à soberania de Cuba, trataram a soberania de Cuba como uma questão menor, pretenderam reduzir a soberania de Cuba a dimensões risíveis, como se os habitantes do país não tivessem construído a soberania de Cuba com sangue, suor e lágrimas.

 Evitam-se as viciosas repetições acima substituindo-se os segmentos sublinhados, respectivamente, por

  • A. trataram a ela − reduzir-lhe − a tivessem construído.
  • B. trataram-na − reduzi-la − a tivessem construído.
  • C. a trataram − a reduziram − tivessem-na construído
  • D. trataram-lhe − reduziram-lhe − lhe tivessem construído.
  • E. trataram-na − reduziram-lhe − lhe tivessem construído.
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