Questões de Língua Portuguesa do ano 2006

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Quando o texto se refere a "conflito cotidiano" significa:

  • A. "acontecimento perigoso".
  • B. "luta de todo o ano".
  • C. "acidente diário"
  • D. "engarrafamento diurno"
  • E. "desentendimento do dia-a-dia".

No texto, a palavra "pioneiro", significa:

  • A. de excelente qualidade.
  • B. precursor de um novo sistema.
  • C. elogiado por todos.
  • D. conhecido em todo o país.
  • E. organizado e eficiente.

As questões de números 1 a 10 baseiam-se no texto apresentado abaixo.

A expressão do texto que tem o sentido mais próximo do termo "memoricídio", que aparece no 1° e no último parágrafos, é

  • A.

    censura ideológica.

  • B.

    fanatismo religioso.

  • C.

    destruição cultural.

  • D.

    ações de guerra.

  • E.

    exaustivo inventário.

Para responder as questões 19 e 20, leia o texto a seguir, um fragmento de "memorial de Aires", de Machado de Assis, em que o narrador, o Conselho Aires, relata, em dois fragmentos, acontecimentos referentes à abolição da escravidão:

Sobre o texto acima, levando-se em consideração as recomendações da gramática normativa tradicional, é correto afirmar que

  • A.

    no período "Dizem que em poucos dias será lei", pode-se substituir, sem prejuízo semântico, a forma verbal "dizem" por "diz- se", apesar das diferenças sintáticas das duas construções.

  • B.

    o segundo período do dia 13 de maio corresponde, semanticamente, a "Confesso que senti grande prazer quando soube da votação final do Senado e da sanção da Regente, porque nunca fui, nem o cargo me consentia ser propagandista da abolição".

  • C.

    no terceiro período do primeiro parágrafo do dia 13 de maio, o pronome relativo "onde" poderia ter sido preposicionado, assumindo a forma "aonde", graças à regência do verbo da oração adjetiva.

  • D.

    no quarto período do segundo parágrafo do dia 13 de maio, nos termos "a ele" e "aos outros", as duas ocorrências da preposição "a" são obrigatórias, já que esse fenômeno se deve à regência do verbo "deixar".

  • E.

    no quinto período do segundo parágrafo do dia 13 de maio, os verbos "dizer" e "fazer" foram flexionados na terceira pessoa do plural pelo mesmo motivo.

Leia o texto abaixo para responder às questões de 07 a 14.

Sobre o sexto parágrafo do texto acima, levando-se em consideração as recomendações da gramática normativa tradicional, é correto afirmar que

  • A.

    a flexão do substantivo "dúvida", no plural, levaria o verbo "haver" também ao plural.

  • B.

    a inclusão da preposição "de" depois do substantivo "dúvida" é correta gramaticalmente e não implica mudança semântica.

  • C.

    a conjunção "mas" expressa oposição em relação às afirmações feitas na oração anterior "... a sua vida foi não apenas sem aventuras".

  • D.

    a conjunção "embora" expressa a oposição entre o fato de Machado de Assis levar uma vida plácida e o de levá-la sem aventuras.

  • E.

    a leitura do parágrafo, de forma geral, permite afirmar que o autor acredita que Machado de Assis, por ser escritor, poderia ter levado uma vida cheia de aventuras.

"Diariamente, enfrentamos inúmeros preconceitos"; a forma INADEQUADA de reescrever-se essa frase do texto é:

  • A.

    enfrentamos, diariamente, inúmeros preconceitos;

  • B.

    enfrentamos inúmeros preconceitos diariamente;

  • C.

    diariamente inúmeros preconceitos são enfrentados por nós;

  • D.

    os preconceitos, nós enfrentamos inúmeros diariamente;

  • E.

    todo o dia, enfrentamos inúmeros preconceitos.

"Havia controvérsias quanto à veracidade dos fatos"; a forma abaixo que ALTERA o sentido original desse segmento do texto é:

  • A.

    quanto à veracidade dos fatos, havia controvérsias;

  • B.

    em relação à veracidade dos fatos, existiam controvérsias;

  • C.

    no que diz respeito à veracidade dos fatos, havia controvérsias;

  • D.

    afora a veracidade dos fatos, havia controvérsias;

  • E.

    quanto à veracidade dos fatos, controvérsias havia.

A expressão "colocando os pingos nos "is", que serve de subtítulo ao texto, tem o valor equivalente a:

  • A.

    reagindo contra algo ofensivo;

  • B.

    dizendo a verdade;

  • C.

    esclarecendo uma dúvida;

  • D.

    argumentando contrariamente a algo;

  • E.

    examinando melhor a questão.

"Resultado: o infeliz contribuinte paulista que procurava ansioso na folhinha um festivo número vermelho..." No contexto em que está inserido, o termo sublinhado significa:

  • A.

    caderno

  • B.

    agenda.

  • C.

    jornal.

  • D.

    calendário.

  • E.

    carteira.

"Temos que fazer um grande esforço para não incorrer no erro milenar dos gramáticos tradicionalistas...". O segmento sublinhado tem o mesmo sentido de:

  • A.

    recorrer ao erro.

  • B.

    corrigir o erro.

  • C.

    elucidar o erro.

  • D.

    criticar o erro.

  • E.

    cometer o erro.

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