Lista completa de Questões de Língua Portuguesa do ano 2007 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
"Houve alguma confusão acerca do que estava errado..."; a alternativa abaixo em que a grafia do vocábulo sublinhado está errada é:
A "maquiagem" de produtos está em voga há cerca de dois anos;
O supermercado estava a cerca de dez metros da esquina da rua;
Nada sei acerca da remarcação de preços nos supermercados;
A cerca de dois dias tinha-se dado início à remarcação;
Discutiam todos acerca da nova política de remarcação.
Língua Portuguesa - Ortografia - Coordenadoria de Apoio a Instituições Públicas IMES (CAIPIMES) - 2007
Assinale a alternativa em que o termo sublinhado está corretamente grafado:
Língua Portuguesa - Ortografia - Coordenadoria de Apoio a Instituições Públicas IMES (CAIPIMES) - 2007
Já __________ 10 horas e ainda não __________ a máquina.
Preenchem respectivamente os claros as palavras da alternativa:Língua Portuguesa - Ortografia - Coordenadoria de Apoio a Instituições Públicas IMES (CAIPIMES) - 2007
Quando nós __________ como acionar o mecanismo do aparelho, __________ o reparo.
Preenchem respectivamente os claros as palavras da alternativa:Língua Portuguesa - Ortografia - Coordenadoria de Apoio a Instituições Públicas IMES (CAIPIMES) - 2007
Eu sempre __________ a temperatura da sala, para que ela não __________ muito.
Preenchem respectivamente os claros as palavras da alternativa:Língua Portuguesa - Ortografia - Coordenadoria de Apoio a Instituições Públicas IMES (CAIPIMES) - 2007
A alternativa em que pelo menos uma palavra está grafada incorretamente é:
O texto abaixo serve de base para as questões 14 a 30.
HAMBÚRGUER
Márcio Bueno, A origem curiosa das palavras
Sanduíche de carne moída, temperada, ligada com ovo, amoldada em bife e frita na chapa. Em países de língua inglesa, há quem entenda que hamburger, se não é atualmente, pelo menos na sua origem foi um sanduíche de ham (presunto, em inglês) com burger (que deveria ser carne). A impressão foi reforçada quando surgiram variedades como o eggburger (ovo com carne) e o cheeseburger (queijo com carne). Mas a história é bem diferente – hambúrguer nunca teve qualquer relação com o presunto. Tudo começou com nômades da Europa Oriental e Ásia, que costumavam comer carne crua finamente cortada. Inspirados neste hábito, no início do século XVIII marinheiros alemães do porto de Hamburgo inovaram, passando a cozinhar a carne. Quem levou para os Estados Unidos a receita de carne moída temperada, amassada em bolinhos redondos e frita como um bife, foram imigrantes alemães. O alimento começou a ser chamado de Hamburg steak (bife de Hamburgo), nome que em pouco tempo foi encurtado para hamburger. Com certa freqüência divulga-se que o sanduíche foi inventado nos Estados Unidos, mas a participação dos norte-americanos foi apenas juntar ao bife o pão.
Norte-americano é uma palavra escrita com hífen; a palavra abaixo que NÃO deve ser escrita com hífen é:
bóia-fria;
sócio-econômico;
afro-brasileiro;
quinta-feira;
obra-prima.
Atenção: Para as questões de números 26 a 29, considere, além do texto abaixo, seu específico contexto: foi publicado no jornal A Província de São Paulo, em 4 de janeiro de 1875, em seção intitulada "ANNUNCIOS".
A consideração dos padrões ortográficos que hoje empregamos e dos presentes no texto permite concluir:
Os padrões ortográficos ilustram a diferença existente entre alfabetização e escolarização: hoje, os cidadãos escolarizados são também alfabetizados, mas, no século XIX, a ausência de um conjunto claro de regras ortográficas impedia as escolas de oferecer plena alfabetização.
A ortografia tem suas regras situadas entre aquelas que constituem a gramática, no sentido chomskiano, da língua, na medida em que organizam observações sobre fatos, sem qualquer conotação valorativa.
A ortografia é uma norma, uma convenção social. Se é verdade que pode haver regras orientando a forma como se convencionou escrever certas correspondências letra-som, essas regras são sempre arbitrárias, o que significa dizer que não têm em si um sentido de necessidade.
As normas ortográficas, ao longo da história, tendem a se tornar mais lógicas e simples (como atesta, por exemplo, a eliminação de dígrafos da ortografia atual), garantindo, paulatina e integralmente, a correspondência letra-som.
O padrão ortográfico nacional passou, ao longo de dois séculos, por um processo de involução que o distanciou de precisos parâmetros fonéticos e o aproximou de arbitrárias justificativas etimológicas.
No quadrinho a seguir, utilizou-se corretamente a forma sem-vergonha, com hífen. Observe:
Assinale a alternativa em que não se tenham respeitado as regras do emprego do hífen.
Todo dia ele é despertado com um bom-dia afetuoso.
Ele vem dia-a-dia construindo sua reputação.
Não é bom que o funcionário público seja visto como um sujeito à-toa.
São questões-chave que temos de abordar na reunião.
O não-pagamento da prestação implicará multa de 2%.
A partir do texto, julgue os itens a seguir.
A palavra "NUPAS" (L4), por ser a abreviação de Núcleo de Psicologia e Assistência Social, deveria ter sigo escrita com letras minúsculas
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...