Lista completa de Questões de Língua Portuguesa do ano 2007 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Questões de 01 a 20 = Português.
Leia o texto abaixo, com atenção, para responder às questões de 01 a 20.
Leia o trecho abaixo para responder às questões de
18 a 20:
No trecho, o termo "os homens" é:
Sujeito simples;
Sujeito oculto;
Sujeito composto;
Não é sujeito.
As questões de números 1 a 15 referem-se ao texto que segue.
Exerce a função de sujeito a oração sublinhada no período:Era possível sentir a eletricidade no ar.
O escritor Milan Kundera escreveu um romance em que presta uma homenagem à curiosidade das crianças.
Na realidade, não consegui dar a palestra.
São as questões sem resposta que definem as limitações humanas.
Houve a sugestão de que cada um me desse uma pergunta por escrito.
Língua Portuguesa - Termos Essenciais da Oração - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2007
"Mandou chamar o médico:/ (...) Respire".
Assinale a alternativa em que está CORRETA a classificação dos sujeitos das duas orações acima destacadas:
em ambos os casos, trata-se de sujeito indeterminado
na primeira oração: sujeito indeterminado; na segunda oração: sujeito oculto que pode ser representado pelo pronome tu
a primeira oração: oração sem sujeito; na segunda oração: sujeito oculto que pode ser representado pelo pronome tu
na primeira oração: sujeito oculto que pode ser representado pelo pronome ele; a segunda oração: oração sem sujeito
na primeira oração: sujeito oculto que pode ser representado pelo pronome ele; na segunda oração: sujeito oculto que pode ser expresso ou representado por "o senhor"
Língua Portuguesa - Termos da Oração - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Julgue os itens subseqüentes, relativos às idéias e estruturas do texto acima.
O segmento o aprendizado de novos idiomas (l.8) tem a função de objeto direto.
Língua Portuguesa - Termos da Oração - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Com base nas idéias e estruturas do texto acima, julgue os itens a seguir.
O segmento É preciso (l.13) exerce a função de predicado.
Na prática, entretanto, as evidências pendem mais para que se credite ao nobre Senado da Câmara a função de pôr e dispor da vida das crianças abandonadas. O fragmento acima está clara e corretamente reescrito em:
Mas a prerrogativa de fazer viver ou morrer as crianças expostas cabia ao venerando Senado da Câmara, cuja função precípua se fazia patente no que tange a esta pendência.
Na prática, contudo, as provas parecem sugerir que a função de arbitrar sobre a vida das crianças desamparadas deva ser atribuída ao nobre Senado da Câmara.
No entanto, pragmaticamente, as provas imputam ao digno Senado da Câmara a função de manipular, em todos os detalhes, os pequenos desvalidos.
No que diz respeito à aplicação, todavia, as evidências estavam penduradas sobre os ombros dos magnânimos senadores, em relação a pôr e dispor na vida das desarrimadas crianças.
A vida das crianças rejeitadas estava, porém, praticamente inclinando-se para a evidência de que estava creditado ao colendo Senado da Câmara o poder de administrá-la.
Atenção: As questões de números 11 a 20 referem-se ao texto que segue.
Atente para estas duas frases:
O arqueiro precisa antes escolher o alvo.
O arqueiro determina antes a escolha do alvo.
É correto afirmar, em relação a essas frases, que
a palavra alvo tem idêntica função sintática em ambas.
em uma delas ocorre o emprego da voz passiva.
o alvo e a escolha do alvo são complementos verbais.
ambas são períodos compostos.
a palavra antes não exerce em ambas a mesma função sintática.
Língua Portuguesa - Termos da Oração - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2007
Leia o texto para responder às questões de números 01 a 10.
Assinale a alternativa em que as palavras em destaque exercem, respectivamente, a mesma função sintática das expressões assinaladas em: "Os graduados apenas ocasionalmente exercem a profissão".
Se aprendem pouco, a culpa é da fragilidade do ensino básico.
A interferência das corporações não passa de uma prática monopolista.
Abrir e fechar cursos de "formação geral" é assunto do MEC.
O estudante de direito exercita preferencialmente uma lógica rigorosa.
Boas razões existirão sempre para o advogado buscar conhecimento.
Língua Portuguesa - Termos da Oração - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2007
Leia o trecho para responder às questões de números 73 e 74.
Assinale a alternativa em que as palavras em destaque exercem, respectivamente, as mesmas funções sintáticas de humanos e a assinatura, em destaque no trecho.
Uma situação muito debatida diz respeito às mulheres ambiciosas.
É preciso ter uma visão sensata da ambição: não é apenas ganhar dinheiro ou ficar famoso.
Há ambiciosos compulsivos que se sentem ameaçados pela opinião dos outros.
Não há razão alguma para acreditar que a ambição masculina seja maior que a feminina.
As questões 04 a 06 são feitas com base no seguinte texto de Somerset Maugham:
Felipe lembrou-se da história do Rei do Oriente que, desejando conhecer a história da humanidade, recebeu de um sábio quinhentos volumes; ocupado com negócios de Estado, pediu-lhe que a condensasse. Ao cabo de vinte anos, o sábio voltou e a sua história ocupava agora apenas cinqüenta volumes; mas o rei, já velho demais para ler tantos livros volumosos, pediu-lhe que a fosse abreviar mais uma vez. Passaram-se de novo vinte anos, e o sábio, velho e encanecido, trouxe um único volume com os conhecimentos que o rei procurara; este, porém, estava deitado em seu leito de morte, nem tinha mais tempo de ler sequer aquilo. Aí o sábio deu-lhe a história da humanidade numa única linha: "nasceram, sofreram, morreram."
"Felipe lembrou-se da história do Rei do Oriente que, desejando conhecer a história da humanidade, recebeu de um sábio quinhentos volumes; ocupado com negócios de Estado, pediu-lhe que a condensasse"; os vocábulos sublinhados exercem, respectivamente, as funções de:
sujeito / sujeito;
sujeito / objeto direto;
objeto direto / objeto direto;
objeto direto / sujeito;
objeto direto / objeto indireto.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...