Questões de Língua Portuguesa do ano 2007

Lista completa de Questões de Língua Portuguesa do ano 2007 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Texto para as questões de 13 a 15

O trecho "Se puder desmentir, desminta logo" (L.7) pode ser escrito corretamente também da seguinte forma:

  • A.

    Desminta logo, se caso puder.

  • B.

    Caso possa desmentir-me, desminta-me logo.

  • C.

    Por acaso desminta logo, se puder.

  • D.

    Logo, desminta se caso pode fazer isso.

Texto para as questões de 9 a 11

Assinale a opção que apresenta uma expressão com sentido semelhante ao da que foi retirada do texto.

  • A.

    "É bem possível" (L.1) / É garantido

  • B.

    "o universo é tão vasto" (L.2-3) / o mundo é bastante estranho

  • C.

    "Isso me deixa meio aborrecido" (L.6) / Isso me torna uma pessoa antipática

  • D.

    "não se quer dar ao trabalho de" (L.14-15) / não há vontade de se preocupar em

Texto para as questões de 1 a 4

Não haveria prejuízo dos sentidos do texto caso se substituísse

  • A.

    "regularização fundiária" (L.3) por correção dos solos.

  • B.

    "migração" (L.14) por movimentação.

  • C.

    "fomento" (L.17) por carência alimentar.

  • D.

    "desenvolvimento sustentável" (L.23) por sistema capitalista.

Assinale a alternativa que contém as palavras que podem ser substituídas pelas palavras grifadas da seguinte frase, sem mudar o significado.

"Atentou ao que eu lhe falei?"

  • A.

    conseguiu – reclamei.

  • B.

    seguiu – orientei

  • C.

    completou – respondi

  • D.

    chamou – exclamei

  • E.

    prestou atenção – disse

Leia o texto abaixo para responder às questões de 11 a 15:

Assinale a alternativa em que o significado da palavra destacada foi corretamente apontado.

  • A.

    "Diante do caráter quase profético de tais justificativas" "conciliador".

  • B.

    "transformando-nos em reféns de uma espécie de frustração vitalícia" → "inquietante".

  • C.

    "reféns de uma espécie de frustração vitalícia, um desalento compulsório" → "obrigatório".

  • D.

    "vetor ético da intervenção educativa" → "organização".

  • E.

    "Se não, malogramos nós como profissionais" → "triunfamos".

Leia o texto abaixo para responder às questões de 06 a 10.

Assinale a alternativa em que o significado da palavra destacada foi corretamente apontado.

  • A. "Sempre que você vê um comportamento persistindo ou aumentando com o tempo, você pode presumir que as conseqüências daquele comportame"Sempre que você vê um comportamento persistindo ou aumentando com o tempo, você pode presumir que as conseqüências daquele comportamento são reforçadoras" → "afirmar".nto são reforçadoras" → "afirmar".
  • B.

    "Não está claro por que um evento age como reforçador" → "festa".

  • C.

    "Os professores ajudam a manter comportamentos problema reforçando-os inadvertidamente" → "repetidamente".

  • D.

    "Se uma ação particular leva a interromper, evitar ou fugir de uma situação aversiva, a ação provavelmente será repetida" → "desagradável".

  • E.

    "O comportamento permite que os alunos fujam de situações aversivas – as provas –, portanto o ficar doente está sendo mantido" → "mas".

As questões de 01 a 11 devem ser respondidas com base no texto abaixo.

"Essa afirmação, uma vez compreendidos os símbolos, é tida como verdadeira." (linhas 16-17)

Assinale a alternativa em que a palavra apresentada NÃO substitui adequadamente a expressão assinalada nessa frase.

  • A. Como
  • B. Mas
  • C. Quando
  • D. Se

No texto, há equivalência de sentido entre

I "ratificada" (L.16) e aperfeiçoada.

II "doutrina" (L.17) e conjunto de princípios que servem de base a um sistema.

III "escopo" (L.19) e intuito, objetivo, intenção.

IV "detrimento" (L.23) e respeito.

A quantidade de itens certos é igual a

  • A. 1
  • B. 2
  • C. 3
  • D. 4

Atenção: As questões de números 1 a 10 referem-se ao texto apresentado abaixo.

... a liberdade se faz a partir do elemento não-livre, da presença de um obstáculo sem o qual nem se poderia conceber o surgimento da liberdade.

Considerado o contexto, outra redação que, clara e correta, preserva o sentido original do segmento grifado acima é:

  • A.

    de um obstáculo sem cuja presença nem se poderia conceber o surgimento da liberdade.

  • B.

    de um obstáculo a qual a presença seria necessária para se conceber o surgimento da liberdade.

  • C.

    da presença de um obstáculo com o qual, faltando, nem se poderia conceber o surgimento da liberdade.

  • D.

    de um obstáculo que a presença dele não poderia faltar para se conceber o surgimento da liberdade.

  • E.

    da presença de um obstáculo que se depende para conceber o surgimento da liberdade.

Muitos exemplos elucidam que é difícil harmonizar instância particular /instância comum. O homem que milita na esfera política está na hora de tomar consciência do seu papel. Às vezes, seus interesses pessoais podem correr o risco de prejuízo. Mas ele tem de ser um mediador entre os anseios das diferentes camadas da sociedade e o âmbito institucional em que se dão as decisões; estas afetam o conjunto das pessoas.

O discurso acima está lógica, clara e corretamente organizado num único período assim:

  • A. Muitos são os exemplos que elucidam a dificuldade de se harmonizar a instância particular com a comum, a exigir a tomada de consciência do homem que milita na esfera política acerca da necessidade de sua atuação como mediador entre os anseios das distintas camadas sociais e o âmbito institucional em que se tomam decisões para o conjunto da sociedade, ainda que, em certas circunstâncias, seus interesses pessoais possam correr o risco de ser prejudicados.
  • B. Visto que muitos exemplos elucidam como é difícil harmonizar a instância particular e a comum, o homem militante está na hora de tomar consciência do seu papel político, quando corre o risco, às vezes, de ter interesses pessoais prejudicados, mas deve ser o mediador entre os anseios das diferentes camadas da sociedade e o âmbito em que as decisões coletivas são tomadas, que afetam a todos.
  • C. O homem que milita na esfera política está na hora de tomar consciência − considerado que muitos exemplos elucidam que é difícil harmonizar entre si as instâncias particular e a comum: seu papel é daquele que media os anseios das distintas camadas sociais e o âmbito institucional em que as decisões são tomadas, vindo a afetar o conjunto das pessoas e, porventura, o seu próprio interesse pessoal.
  • D. É difícil, e há exemplos disso, de que o particular e o comum raramente se harmonizam, mas, mesmo correndo riscos de ter interesses pessoais prejudicados, o homem que milita na esfera política tem de conscientizar de que seu papel é mediar interesses entre os anseios das distintas camadas da sociedade com o âmbito institucional em que as decisões em plano de nação são tomadas.
  • E. Muitas vezes o homem que milita na esfera política conhece a dificuldade de harmonizar a instância particular e a comum, e muitos exemplos há disso, mas é chegada a hora de se tomar consciência do papel do político como mediador dos anseios das diferentes camadas da sociedade frente às instituições em cujo o âmbito tomam-se decisões que afetam toda a sociedade e talvez os interesses pessoais dele.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...