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... superando o consumo de gasolina!
A presença do sinal de pontuação no final do 2o parágrafo permite afirmar corretamente que o autor
questiona a veracidade das informações constantes do parágrafo a respeito do uso do etanol.
considera enganosa a informação sobre o uso do etanol, que vai ser retificada no parágrafo seguinte.
destaca como extremamente importante a observação de que o etanol brasileiro é bastante rentável.
duvida da possibilidade, constante no parágrafo, de que o mercado brasileiro seja suficientemente suprido pelo etanol.
reafirma a convicção de que a gasolina continua sendo o combustível mais utilizado pela indústria automobilística.
Com referência às idéias e às estruturas lingüísticas do texto acima, julgue os itens a seguir.
O emprego de vírgula logo após "alunos" (l.21) justifica-se por isolar elementos de mesma função gramatical.
Com referência às idéias e às estruturas lingüísticas do texto acima, julgue os itens a seguir.
Na linha 20, o sinal de dois-pontos é empregado para indicar que, subseqüentemente, há uma explicação.
Em relação às estruturas lingüísticas e às idéias do texto acima, julgue os itens subseqüentes.
A substituição dos travessões, nas linhas 17 e 19, por vírgulas prejudica a correção gramatical do período.
Em relação às estruturas lingüísticas e às idéias do texto acima, julgue os itens subseqüentes.
O emprego de vírgula logo após "frente" (l.16) justificase por isolar adjunto adverbial anteposto.
Em relação às estruturas lingüísticas e às idéias do texto acima, julgue os itens subseqüentes.
Sem prejuízo para a correção gramatical e para o sentido original do texto, o termo "com US$ 900 bilhões" (l.5-6) poderia ocupar, entre vírgulas, a posição imediatamente após a preposição "para" (l.4).
Com referência ao emprego da pontuação no texto, assinale a opção correta.
Os travessões no início da maioria dos parágrafos marcam o discurso direto das personagens da narrativa apresentada.
Feitas as necessárias adaptações na maiusculização, o texto permaneceria correto se a pontuação da linha 3 fosse substituída, sucessivamente, pelos sinais de ponto-e-vírgula, vírgula e ponto-e-vírgula.
De acordo com a argumentação do texto, as reticências na linha 10 foram empregadas para demonstrar que a personagem Sandrinha daria uma resposta segura ao editor.
A ênfase e a estrutura dialógica presentes nas linhas 20 e 21 seriam mantidas se elas tivessem sua pontuação alterada para comporem uma única linha, do seguinte modo: Ele gritou Dalva.
Na linha 31, o sentido da fala permaneceria inalterado se o ponto final fosse substituído por ponto de exclamação ou por reticências.
A vírgula depois da oração "e mantê-la saudável" (l.6-7) indica que essa oração constitui um aposto explicativo para a oração anterior.
Língua Portuguesa - Pontuação - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2008
O Texto 2, a seguir apresentado, serve de base para responder às questões 34, 35, 36 e 37.
Sobre o emprego dos sinais de pontuação, é correto afirmar que:
na linha 2, a norma culta escrita prevê como facultativas as vírgulas que isolam a conjunção "porém".
na linha 5, os dois-pontos podem ser substituídos por ponto-e-vírgula, sem risco de infringir a norma.
"Pai, vem ver" (linha 19) – tem-se aí, também, uma situação em que a norma preconiza vírgula facultativa.
"no chão (...) sem defeito, o mapa do mundo". A vírgula funciona aí como indicativo da elipse verbal.
"Se non é vera ... é molto graziosa!" – a exclamação é dispensável, já que é uma citação de provérbio.
Texto para as questões de 1 a 8
De acordo com o contexto, em "E o artista, o infinito" (v. 20), a vírgula marca a elipse do verbo
imaginar
alcançar
divisar
lobrigar
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