Lista completa de Questões de Língua Portuguesa do ano 2008 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Atenção: As questões de números 10 a 19 baseiam-se no texto apresentado abaixo.
Desde cedo, a cidade teve o mérito de dar ao homem a possibilidade de evoluir além da luta pela sobrevivência pura e simples. (2º parágrafo)
Considerando-se a estrutura sintática do período acima, é INCORRETO afirmar:
O sujeito comum a todas as orações do período é a cidade.
O termo luta exige um complemento nominal, expresso em pela sobrevivência pura e simples.
Há duas orações subordinadas, equivalentes a substantivos, com seus verbos no infinitivo.
O verbo dar exige dois tipos de complementos, ambos expressos na oração em que ele se encontra.
Têm a mesma função sintática, nas orações em que se encontram, os termos o mérito e a possibilidade.
Língua Portuguesa - Período Composto - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Com referência às idéias e às estruturas lingüísticas do texto acima, julgue os itens a seguir.
O termo "Pois" (l.5) estabelece uma relação de causa entre as informações anteriores e as do período em que esse termo se apresenta.
Língua Portuguesa - Período Composto - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Com base nesse texto, julgue os itens de 6 a 10.
A oração "que trabalham" (l.9) tem natureza restritiva.
Língua Portuguesa - Período Composto - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Em relação ao texto acima, julgue os itens a seguir.
O emprego de vírgula logo após a palavra "enriquecedoras" (l.8) justifica-se por isolar oração de natureza explicativa.
Língua Portuguesa - Período Composto - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
A locução "Apesar dessa" (l.4) estabelece uma relação de
conformidade.
concessão.
conclusão.
explicação.
finalidade.
Língua Portuguesa - Período Composto - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
A partir do fragmento de texto acima, julgue os itens subseqüentes.
O desenvolvimento da argumentação do texto permite articular os dois períodos sintáticos que constituem o texto com o conectivo Por isso; dessa forma, o segundo período sintático começaria como: Por isso, o que precisamos (...).
Língua Portuguesa - Período Composto - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Julgue os itens subsequentes, que são relacionados à sintaxe da oração e do período e apresentam fragmentos de texto adaptados (Exame, 40 anos. 10/10/2007, p. 34).
Em " Sem boas políticas, mesmo nações com muito capital humano não conseguem prosperar", existem duas orações, sendo o período classificado como composto por coordenação.
Língua Portuguesa - Período Composto - Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP) - 2008
Com base na leitura do texto abaixo, assinale a única alternativa que completa corretamente as questões de 1 a 10.
No enunciado "e ficam ensinando coisas inúteis; seu poder deriva não da relevância do que ensinam, mas da nota e do vestibular", usou-se o ponto-e-vírgula para separar orações
Língua Portuguesa - Período Composto - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Com referência à sintaxe dos períodos acima enumerados, julgue os itens que se seguem.
No período 1, as orações À medida que os meses passavam e que lhe cheirava a atestado de óbito são orações subordinadas que exercem, respectivamente, função adverbial e adjetiva.
No texto "Trânsito seguro é um direito de todos, mas responsabilidade de cada um." o termo mas inicia a oração, estabelecendo uma idéia de
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...