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Com base no texto, assinale a opção correta.
O emprego da palavra "entalado" (l.3) é uma das evidências de que o texto está redigido em língua formal culta.
Na linha 7, o "se", em "não se saiu", é exigido pela regência do termo "o país".
As formas verbais de primeira pessoa do plural "apresentamos" (l.8), "galgamos" (l.10) e "passamos" (l.10) indicam que o autor está falando apenas em nome dos cientistas.
Na linha 20, em "eliminá-las", a forma pronominal "-las" retoma o antecedente "falhas".
Os itens a seguir, na ordem em que se encontram, compõem um texto, adaptado de O papel do intelectual na política, de Roberto Amaral. Julgue-os quanto à correção gramatical.
O cientista, como o filósofo, como todo e qualquer intelectual, são seres comprometidos no progresso humano e, portanto, seres responsáveis, porque, são antes de tudo, seres livres. O cientista intervém na realidade tanto quanto o político e o intelectual: seu destino é igualmente a transformação ao mundo.
Com base nesse texto, julgue os itens de 126 a 135.
Como o termo "malgrado" pode ser classificado tanto como adjetivo quanto como preposição, estaria igualmente correto o emprego da forma malgradas em vez de "malgrado" (l.16).
Considerando a liberdade da produção literária diante da prescrição gramatical, julgue os itens seguintes, relativos às idéias e estruturas lingüísticas do fragmento de texto acima.
O vocábulo "que" tem a mesma classificação morfossintática nas seguintes ocorrências: "cujo significado e vislumbrado dela eu vejo que sempre tive" (l.3-4); "A que era: que existe uma receita, a norma dum caminho certo" (l.4-5); "só uma ação possível da gente é que consegue ser a certa" (l.10-11).
"mesmo admitindo que grandes massas da população estejam excluídas dele." (l. 8-10) O termo destacado no trecho acima está empregado na mesma classe gramatical em
"pode-se dizer que se vive mesmo na era do conhecimento," (l. 3-4)
Todos vieram, mesmo os que não foram convidados.
Este é o mesmo relatório que foi divulgado ontem.
Ele mesmo dirigiu o carro que comprou.
O projeto, mesmo que seja modificado, não será aceito
A substituição de "com que" (L.16) por com a qual prejudica a correção gramatical do período.
Considerando as estruturas lingüísticas do texto, julgue os itens que se seguem.
No trecho "alívio dos que" (L.1), a substituição de "dos" por daqueles prejudica a correção gramatical do período.Atenção: As questões de números 9 a 15 baseiam-se no texto apresentado abaixo.
... a chuva (...) pode se tornar tão folclórica ... (último parágrafo)
Passando para o plural a expressão grifada acima, o restante da frase deverá ser:
podem se tornar tão folclóricas.
podem se tornarem tão folclórica.
podem se tornar tão folclórica.
pode se tornar tão folclóricas.
pode se tornarem tão folclórica.
As opções a seguir constituem, na ordem em que se apresentam, um texto adaptado. Assinale aquela em que só aparecem substantivos e pronomes.
A língua portuguesa de todo dia é simples e descontraída.
Se um amigo pergunta ao outro: "O que você ganhou?"
O outro pode responder, naturalmente:
"Grana, cobre, prata... dinheiro, meu amigo!"
Em relação às estruturas lingüísticas do texto, assinale a opção correta.
No trecho "Meu tio José Ribeiro, pai destas primas, foi o
único, de cinco irmãos" (L.13-14), "pai destas primas" é uma
oração explicativa e, por isso, está separada por vírgulas.
No trecho "para pleitear uma eleição, que perdi" (L.17-18), a
omissão da vírgula manteria a correção gramatical e o sentido
do texto.
O pronome "qual" (L.21) se refere a "porta" (L.22).
Na expressão "Há de haver" (L.23-24), verifica-se o emprego
impessoal do verbo haver na forma "Há".
No trecho "assim se faz um livro" (L.26), a expressão
"um livro" exerce a função de sujeito.
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