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A partir do texto acima, julgue os itens subseqüentes.
A preposição "com" (l.3) apresenta, no texto, sentido semelhante à da expressão de modo que, e, por isso, ela pode ser substituída por essa expressão, sem prejuízo da correção gramatical do texto.
Acerca do texto acima, julgue os itens a seguir.
Estaria gramaticalmente correta a substituição de "os quais" (l.6) por cujos.
Considerando o texto acima, julgue os itens que se seguem.
A eliminação de "do" em "mais do que" (l.13) prejudica a correção gramatical do período.
Contribui para a correção e a clareza do texto substituir
"Ao" (l.3) por Se.
"muita" (l.5) por muito.
"processos. Na medida" (l.6-7) por processos; pois, na medida.
"a um certo entendimento" (l.7-8) por ao entendimento certo.
"aquelas situações em que" (l.12) por situações as quais.
Texto para as questões de 1 a 8
O termo em destaque, em "Que ainda está por ser escrito" (v.16), classifica-se como
substantivo.
adjetivo
advérbio
verbo
Assinale a opção em que o trecho de um relatório da CGU está transcrito com pontuação, grafia e morfossintaxe corretas.
Apesar das justificativas exposadas pela recorrente, os argumentos foram insanáveis para extinguir a questão, em cuja razão houvemos por bem manter o posicionamento segundo o qual a parceria se trata de Contrato, e não de Convênio.
Apesar das justificativas apresentadas pela recorrente, os argumentos não foram o bastante para elidir a questão, em razão da qual, mantemos o posicionamento no sentido de que a parceria de trabalho trata-se de Contrato, e não, de Convênio.
Apesar das justificativas apresentadas pela recorrente, os argumentos não foram satisfatórios para ilidir a questão, em cuja razão, mantemos o posicionamento no sentido de que a parceria de trabalho se tratou de Contrato, e, não, de Convênio.
Apesar das justificativas apresentadas pela recorrente, os argumentos não foram sufi cientes para elidir a questão, em razão do que mantemos o posicionamento segundo o qual a parceria de trabalho deu-se na forma de Contrato, e não de Convênio.
Apesar das justificativas oferecidas pela recorrente, os argumentos não foram convincentes os sufi cientes a ponto de ilidir a questão, e, em razão disso, decidimos manter o posicionamento no sentido de que a parceria ocorreu sob a forma de Contrato, e, não, de Convênio.
Nas passagens "dando vida a latinhas," (l. 5), "Quem a vir," (l. 23) e "...disposta a pular corda." (l. 28), as classes gramaticais das palavras destacadas, respectivamente, são:
artigo – preposição – artigo.
artigo – pronome – artigo.
artigo – preposição – pronome.
pronome – artigo – preposição.
preposição %u2013 pronome %u2013 preposição.
Considere as frases a seguir.
Procurava acostumar-se ________ vida. Retratos ocupavam a parede de ponta _________ ponta. Algumas ferramentas ficavam expostas _________ chuva e ao sol.
A série que completa corretamente as frases é
aquela - à - a
aquela - a - à
àquela - à - a
àquela - a - à
àquela - a - a
Os vocábulos em negrito estão classificados corretamente, EXCETO em
"... onde o velho gostava de ficar," (l. 5-6) - adjetivo
"... em que andava:" (l. 9) - pronome relativo
"... espera que a Dosolina quer lhe falar também." (l. 10 - 11) - conjunção
"a cadeirona de balanço igual à outra ..." (l. 18) - substantivo
"... para os filhos os mostrarem ... " (l. 23-24) - pronome pessoal
Com base nas palavras e expressões utilizadas no texto acima, julgue os itens a seguir.
A expressão "Por tabela" (L.15) está empregada como uma locução adjetiva, com o sentido de algo fixado em tabela.
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