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Com relação ao texto acima, julgue os itens que se seguem.
Na linha 3, como a conjunção pois estabelece uma relação de causa e efeito entre duas orações, ela pode ser substituída por porque sem prejuízo para a correção gramatical do período.
Assinale a alternativa emque se é uma conjunção.
Não se vêem mais patacas e dobrões... (1º parágrafo).
... algum dia se transformar em ouro ou prata... (2º parágrafo).
Ouve-se apenas o suish ... (4º parágrafo).
... as pessoas se esqueçam... (4º parágrafo).
E se o pressuposto pagador não é nem quem usou o cartão... (4º parágrafo).
"No aperto do trem, porém, são poucas as pessoas que cedem o lugar especial à grávida"; a frase abaixo que explicita o valor da conjunção porém nesse segmento do texto, é:
apesar do aperto do trem, poucas pessoas cedem o lugar;
apesar de a lei estar em vigor, poucas pessoas a obedecem;
apesar de ser um lugar especial, poucas pessoas o ocupam;
apesar de poucas pessoas cederem o lugar, a grávida não reclama;
apesar de o trem estar apertado, poucas pessoas ajudam as gestantes.
Com base na leitura do texto abaixo, assinale a única alternativa que completa corretamente as questões de 1 a 10.
Em "A USP acaba de divulgar sua intenção de fazer vestibulares seriados; ou seja, o estudante vai enfrentar três provas, uma ao fim de cada ano do ensino médio", o elemento coesivo destacado introduz um
Assinale a opção correspondente a trecho do texto em que a conjunção marca duas ações paralelas atribuídas ao mesmo sujeito.
"Podemos criticar nossas leis processuais pelo número exagerado de recursos à disposição dos advogados" (l.1-2)
"enquanto as regras forem essas, não haverá o que fazer" (l.3)
"os advogados têm o dever de lutar pelo interesse de seus clientes" (l.4-5)
"o Poder Judiciário não pode saltar etapas em um julgamento nem agir de maneira que desrespeite o devido processo legal" (l.5-7)
"Todos gostaríamos que o processo no Brasil fosse ágil e enxuto" (l.8-9)
Com base nesse texto, julgue os itens de 6 a 10.
Na linha 15, seria mantida a correção gramatical do período, caso fosse inserida a conjunção embora, para introduzir a oração que se inicia após o travessão.
Atenção: As questões de números 8 a 15 baseiam-se no texto apresentado abaixo.
"Portanto, era necessário criar regras específicas". (2º parágrafo)
O sentido que a conjunção grifada acima introduz no contexto é o de
temporalidade, que caracteriza as ações humanas na época abordada.
restrição, acerca da época em que tais fatos ocorreram.
condição, que vai justificar determinadas ações dos homens nessa época.
causa, que determina certo tipo de comportamento da humanidade.
conclusão, adequada e coerente, diante da situação exposta.
Atenção: As questões de números 13 a 22 baseiam-se no texto apresentado abaixo.
Ocorre, contudo, que até a explosão criativa da Idade do Gelo não há provas arqueológicas daquilo que mais nos diferencia dos animais ... (2o parágrafo)
A restrição imposta à frase anterior pelo vocábulo grifado acima
dá origem a dúvidas de que o homem já tivesse, realmente, capacidade de raciocínio e de vida social que o distinguiram das outras espécies animais.
questiona o fato de ter sido a chegada do homem à Europa que tenha dado margem a uma evolução mais rápida da capacidade cognitiva do homem.
busca indícios do desenvolvimento de uma linguagem, pois inexistem provas arqueológicas, considerando-se o fato de não haver escrita nessa época.
aceita a hipótese de que o homem ainda não havia evoluído suficientemente para ter uma forma de comunicação e uma vida organizada, nos grupos que então se formavam.
confirma o fato de que só após a era glacial há provas da existência de um pensamento abstrato, que possibilitou o uso de símbolos na interpretação da realidade.
As questões de 01 a 07 baseiam-se no texto 01 apresentado abaixo.
A afirmativa cuja conjunção sublinhada tem valor semântico de conclusão é
"Mas, perdoar não significa esquecer..."
"Toda ação gera conseqüência, portanto é preciso ter cuidado com as palavras e com as atitudes..."
"A consciência da responsabilidade compartilhada, pois em todos os relacionamentos..."
"...perdoar não significa esquecer nem fazer de conta que nada ocorreu..."
"Perdoar a si e ao outro é um trabalho pessoal e contínuo..."
Julgue os seguintes itens, a respeito da organização das idéias no
texto acima.
A relação que a oração iniciada por "e as respostas" (l.7) mantém com a anterior mostra que a função da conjunção "e" corresponde à função de por isso.
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