Questões de Língua Portuguesa do ano 2008

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Com relação ao texto acima, julgue os itens que se seguem.

Na linha 3, como a conjunção “pois” estabelece uma relação de causa e efeito entre duas orações, ela pode ser substituída por porque sem prejuízo para a correção gramatical do período.

  • C. Certo
  • E. Errado

Assinale a alternativa emque se é uma conjunção.

  • A.

    Não se vêem mais patacas e dobrões... (1º parágrafo).

  • B.

    ... algum dia se transformar em ouro ou prata... (2º parágrafo).

  • C.

    Ouve-se apenas o suish ... (4º parágrafo).

  • D.

    ... as pessoas se esqueçam... (4º parágrafo).

  • E.

    E se o pressuposto pagador não é nem quem usou o cartão... (4º parágrafo).

"No aperto do trem, porém, são poucas as pessoas que cedem o lugar especial à grávida"; a frase abaixo que explicita o valor da conjunção porém nesse segmento do texto, é:

  • A.

    apesar do aperto do trem, poucas pessoas cedem o lugar;

  • B.

    apesar de a lei estar em vigor, poucas pessoas a obedecem;

  • C.

    apesar de ser um lugar especial, poucas pessoas o ocupam;

  • D.

    apesar de poucas pessoas cederem o lugar, a grávida não reclama;

  • E.

    apesar de o trem estar apertado, poucas pessoas ajudam as gestantes.

Com base na leitura do texto abaixo, assinale a única alternativa que completa corretamente as questões de 1 a 10.

Em "A USP acaba de divulgar sua intenção de fazer vestibulares seriados; ou seja, o estudante vai enfrentar três provas, uma ao fim de cada ano do ensino médio", o elemento coesivo destacado introduz um

  • A. argumento exemplificativo e meramente acessório.
  • B. esclarecimento ou um desenvolvimento do que foi dito anteriormente.
  • C. segmento que estabelece uma gradação entre os argumentos citados.
  • D. argumento decisivo, apresentado como acréscimo para rebater uma idéia contrária.

Assinale a opção correspondente a trecho do texto em que a conjunção marca duas ações paralelas atribuídas ao mesmo sujeito.

  • A.

    "Podemos criticar nossas leis processuais pelo número exagerado de recursos à disposição dos advogados" (l.1-2)

  • B.

    "enquanto as regras forem essas, não haverá o que fazer" (l.3)

  • C.

    "os advogados têm o dever de lutar pelo interesse de seus clientes" (l.4-5)

  • D.

    "o Poder Judiciário não pode saltar etapas em um julgamento nem agir de maneira que desrespeite o devido processo legal" (l.5-7)

  • E.

    "Todos gostaríamos que o processo no Brasil fosse ágil e enxuto" (l.8-9)

 

Com base nesse texto, julgue os itens de 6 a 10.

Na linha 15, seria mantida a correção gramatical do período, caso fosse inserida a conjunção embora, para introduzir a oração que se inicia após o travessão.

  • C. Certo
  • E. Errado

Atenção: As questões de números 8 a 15 baseiam-se no texto apresentado abaixo.

"Portanto, era necessário criar regras específicas". (2º parágrafo)

O sentido que a conjunção grifada acima introduz no contexto é o de

  • A.

    temporalidade, que caracteriza as ações humanas na época abordada.

  • B.

    restrição, acerca da época em que tais fatos ocorreram.

  • C.

    condição, que vai justificar determinadas ações dos homens nessa época.

  • D.

    causa, que determina certo tipo de comportamento da humanidade.

  • E.

    conclusão, adequada e coerente, diante da situação exposta.

Atenção: As questões de números 13 a 22 baseiam-se no texto apresentado abaixo.

Ocorre, contudo, que até a explosão criativa da Idade do Gelo não há provas arqueológicas daquilo que mais nos diferencia dos animais ... (2o parágrafo)

A restrição imposta à frase anterior pelo vocábulo grifado acima

  • A.

    dá origem a dúvidas de que o homem já tivesse, realmente, capacidade de raciocínio e de vida social que o distinguiram das outras espécies animais.

  • B.

    questiona o fato de ter sido a chegada do homem à Europa que tenha dado margem a uma evolução mais rápida da capacidade cognitiva do homem.

  • C.

    busca indícios do desenvolvimento de uma linguagem, pois inexistem provas arqueológicas, considerando-se o fato de não haver escrita nessa época.

  • D.

    aceita a hipótese de que o homem ainda não havia evoluído suficientemente para ter uma forma de comunicação e uma vida organizada, nos grupos que então se formavam.

  • E.

    confirma o fato de que só após a era glacial há provas da existência de um pensamento abstrato, que possibilitou o uso de símbolos na interpretação da realidade.

As questões de 01 a 07 baseiam-se no texto 01 apresentado abaixo.

A afirmativa cuja conjunção sublinhada tem valor semântico de conclusão é

  • A.

    "Mas, perdoar não significa esquecer..."

  • B.

    "Toda ação gera conseqüência, portanto é preciso ter cuidado com as palavras e com as atitudes..."

  • C.

    "A consciência da responsabilidade compartilhada, pois em todos os relacionamentos..."

  • D.

    "...perdoar não significa esquecer nem fazer de conta que nada ocorreu..."

  • E.

    "Perdoar a si e ao outro é um trabalho pessoal e contínuo..."

Julgue os seguintes itens, a respeito da organização das idéias no

texto acima.

A relação que a oração iniciada por "e as respostas" (l.7) mantém com a anterior mostra que a função da conjunção "e" corresponde à função de por isso.

  • C. Certo
  • E. Errado
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