Questões de Língua Portuguesa do ano 2008

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Está clara, coerente e correta a redação da seguinte frase:

  • A.

    Na paráfrase de Erasmo, antes de nascer cidadão, os homens precisam de se converter como tal através da educação.

  • B.

    Kant defendeu a idéia de que, sem a adesão e a participação dos cidadãos, não há Estado de direito que se mantenha como tal.

  • C.

    O pressuposto de que haja o ethos da nação se deve à criatividade que, quanto a isso, competem aos homens estabelecer.

  • D.

    Quem haverá de obedecer leis humanas, em vez das naturais, se estas lhes parecerem inteiramente impostas?

  • E.

    Quem não se interroga o valor do ato que lhe é próprio não sabe qualificá-lo igualmente em relação ao outro.

É preciso corrigir a redação da frase:

  • A.

    Prefiram-se as falhas da democracia às supostas vantagens de qualquer outro regime político.

  • B.

    Os ideais por que lutam os cidadãos costumam ser mais claros do que as razões por que se abstêm de lutar.

  • C.

    A estagnação social e o conformismo do povo constituem entraves ao processo de amadurecimento da vida política.

  • D.

    Sempre haverá os que imaginam a democracia sendo um regime pelo qual só contam os votos da maioria.

  • E.

    Os conflitos sociais são penosos, mas não deixam ficar na sombra as injustiças e as desigualdades.

Atenção: As questões de números 1 a 8 referem-se ao texto que segue.

Está inteiramente correta a construção da seguinte frase:

  • A.

    Para nós acaba sendo mais preferível a agenda do dia do que as utopias.

  • B.

    George Steiner insiste de que somos uns nostálgicos de antigos futuros.

  • C.

    O futuro com que se almeja funciona enquanto árbitro moral do presente.

  • D.

    Já não há utopias aonde nos impulsionemos para construir o futuro.

  • E.

    O futuro com que já não se conta implica esvaziamento de sentido do presente.

Acerca das idéias do texto acima e de suas estruturas lingüísticas, julgue os itens de 1 a 9.

Mantendo-se a relação de sentidos originalmente estabelecida entre os três períodos finais do texto, pode-se suprimir o ponto antes de "Porque" (l.13), desde que esta palavra seja reescrita com inicial minúscula.

  • C. Certo
  • E. Errado

Assinale a opção em que a substituição da(s) palavra(s)sublinhada(s) pela(s) palavra(s) apresentada(s) entre parênteses provocaria erro gramatical ou alteração nos sentidos do texto.

  • A.

    (l.2-4) "o que parte da palavra para chegar à imagem visual e o que parte da imagem visual para chegar à expressão verbal" (aquele / aquele)

  • B.

    (l.23-26) "Hoje, somos bombardeados por uma quantidade de imagens tal, que não conseguimos mais distinguir a experiência direta daquilo que vimos há poucos segundos na televisão" (porque)

  • C.

    (l.31-33) "Penso em uma possível pedagogia da imaginação que nos habitue a controlar a própria visão interior sem sufocá-la" (mesma)

  • D.

    (l.37-38) "todas as 'realidades' e as 'fantasias' só podem

    tomar forma por meio da escrita" (perante)

  • E.

    (l.44-45) "encostados uns nos outros como grãos de areia" (por exemplo)

Acerca das estruturas lingüísticas do texto, assinale a opção correta.

  • A.

    Na linha 4, a palavra "destinada" poderia ser flexionada no masculino, caso em que passaria a concordar com "trabalho", sem que houvesse alteração no sentido do texto.

  • B.

    No trecho "que se exprimem na desumanização do trabalho" (l.13-14), mantendo-se a correção gramatical do período, o verbo poderia ser flexionado no singular: exprime.

  • C.

    Nas linhas 15-16, seria mantida a correção gramaticalcaso se empregasse o pronome posposto ao verbo: concentra-se.

  • D.

    No trecho "crianças entregues a seus avós" (l.17), estaria também correto o emprego do acento indicativo de crase no "a", pois trata-se de caso em que esse acento é facultativo.

  • E.

    Em "que vá de uma região a outra" (l.26), a forma verbal "vá" poderia ser substituída, sem prejuízo para o sentido original do texto ou para a sua correção gramatical, pela forma do pretérito imperfeito do subjuntivo: fosse.

Considerando aspectos de grafia, acentuação, flexão nominal e pontuação, assinale a opção correta.

  • A.

    As palavras "distâncias" (l.1) e "caráter" (l.2), acentuam-se com base na mesma regra de acentuação.

  • B.

    A retirada das vírgulas que isolam a oração "para refazer as suas energias produtivas" (l.6) alteraria o sentido original do texto.

  • C.

    A flexão de plural da palavra "mão-de-obra" (l.7) corresponde a mãos-de-obras, ou seja, utiliza-se o mesmo processo de flexão de plural utilizado no substantivo "bóias-frias" (l.18).

  • D.

    Na linha 13, o emprego da vírgula logo após "valores" é facultativo e, por isso, sua retirada não alteraria o sentido do texto.

  • E.

    A palavra "ascender" (l.22) poderia ser corretamente grafada, nesse contexto, também como acender.

 

É preciso corrigir a má estruturação da seguinte frase:

  • A.

    Não esqueçamos que Einstein viveu longo tempo nos Estados Unidos – razão pela qual, nesse texto, mostra sua preocupação com esse país.

  • B.

    Questões políticas, históricas e culturais sempre preocuparam Albert Einstein, como se pode verificar em seu livro Escritos da maturidade.

  • C.

    O segundo parágrafo abre-se com duas perguntas retóricas, ou seja, com indagações cujas respostas já são conhecidas por quem as formula.

  • D.

    As divinizadas leis do livre mercado podem atuar, como denuncia Einstein, em detrimento dos interesses da maioria da população.

  • E.

    Einstein combate, em sua conferência, não apenas as restrições à imprensa, já que inclusive a liberdade de opinião dos intelectuais.

Entre as qualidades comumente atribuídas ao texto escrito, estão a coerência, a clareza, a concisão e a correção. De acordo com João L. Ney, em sua obra Prontuário de Redação Oficial, para se obter concisão, é preciso evitar: informações supérfluas para o objetivo que se quer alcançar, palavras e adjetivações inúteis, perífrases ou circunlóquios, redundâncias e repetições excessivas.

Acerca das informações e o texto acima, que é parte de um relatório, bem como técnicas de redação, julgue os itens de 41 a 50.

A coerência é a qualidade do texto escrito pela qual se reconhece neste uma unidade, um conjunto harmônico de idéias que se complementam e que não se contradizem.

  • C. Certo
  • E. Errado

Entre as qualidades comumente atribuídas ao texto escrito, estão a coerência, a clareza, a concisão e a correção. De acordo com João L. Ney, em sua obra Prontuário de Redação Oficial, para se obter concisão, é preciso evitar: informações supérfluas para o objetivo que se quer alcançar, palavras e adjetivações inúteis, perífrases ou circunlóquios, redundâncias e repetições excessivas.

Acerca das informações e o texto acima, que é parte de um relatório, bem como técnicas de redação, julgue os itens de 41 a 50.

O trecho apresentado corresponde a um parágrafo. Cada parágrafo de um texto deve desenvolver um aspecto do tema, que é o mesmo em todo o texto.

  • C. Certo
  • E. Errado
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