Questões de Língua Portuguesa do ano 2008

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Os itens a seguir apresentam reescrituras de trechos do texto. Julgue-os quanto à correção gramatical.

A capacidade dos homens para viverem juntos e coordenarem esforços evitando conflitos é determinada, em grande parte, por suas aptidões para a comunicação correta.

  • C. Certo
  • E. Errado

Os itens a seguir apresentam reescrituras de trechos do texto. Julgue-os quanto à correção gramatical.

De acordo com o pensamento de Peruzzolo, importa menos o conteúdo das mensagens trocadas, do que os canais utilizados nos processos comunicacionais.

  • C. Certo
  • E. Errado

Os itens a seguir apresentam reescrituras de trechos do texto. Julgue-os quanto à correção gramatical.

Somente em coexistência com o meio é que a mensagem irá do transmissor ao recebedor, sem obstruir o processo comunicacional, pois os demais elementos não funcionam isoladamente.

  • C. Certo
  • E. Errado

Os itens a seguir apresentam reescrituras de trechos do texto. Julgue-os quanto à correção gramatical.

Contemporaneamente, o e-mail é melhor meio de adesão utilizado pelos jovens estudantes.

  • C. Certo
  • E. Errado

I. A comunicação é uma característica inerente ao ser humano.

II. As pessoas estão mergulhadas em processos comunicativos o tempo todo.

III. Do sucesso no circuito comunicacional dependem a existência e a felicidade pessoal.

IV. Entre os diferentes tipos de comunicação, o mais importante é a comunicação interpessoal, que diz respeito à capacidade de dialogar, à troca de informações, seja por meio do contato físico direto, seja por intermédio de dispositivos técnicos criados pelo homem com o fim de transmissão de mensagens.

V. Nas sociedades orais, aquelas que não dispunham de nenhum sistema de escrita, as mensagens eram recebidas no tempo e no lugar em que eram emitidas.

Com referência às assertivas e às figuras abaixo, julgue os itens de 16 a 25.

A imagem C relaciona-se com a assertiva III pelo sentido, uma vez que, em ambas, a sintaxe e a tipologia textual são distintas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Mantêm-se a coerência e a correção gramatical do texto ao se

  • A. substituir o determinante de quantidade "uma série de" (R.2) por diversos.
  • B. suprimir o conectivo "Mas" (l.6) e escrever com maiúscula a inicial de "essa" (R.6).
  • C. suprimir o advérbio "também" (l.7).
  • D.

    substituir o pronome "que" (l.7) por nas quais.

  • E.

    inserir o advérbio atrás logo após a expressão "800 mil anos" (l.10).

Para se evitar o uso recorrente da preposição em, podem-se alterar algumas estruturas lingüísticas do texto. Entretanto, provoca-se incoerência entre os argumentos ou incorreção gramatical ao se

  • A. escrever constituem uma em lugar de "constituem-se em uma" (l.1).
  • B.

    suprimir a preposição "em" na linha 2.

  • C.

    usar a contração no termo "em um contexto" (l.6): num contexto.

  • D.

    substituir "em que se amplia" (l.6-7) por no qual se amplia.

  • E.

    substituir "em que o mundo" (l.8-9) por onde o mundo.

Sem prejuízo para a coerência e a correção gramatical do texto, a relação entre as idéias nele apresentadas permite que se

  • A.

    substitua o termo "referidas" (l.2) por mencionadas.

  • B.

    desloque o pronome "se" (l.6) para depois do verbo e se escreva amplia se o fosso.

  • C.

    insira o sinal indicativo de crase em "aquelas" (l.8).

  • D.

    subentenda "mundo industrializado" (l.9) como sujeito de "já usou" (l.10).

  • E.

    elimine o artigo imediatamente antes de "maior" (l.13).

Preservam-se a correção gramatical e a coerência entre os argumentos ao se iniciar o segundo período sintático do texto do seguinte modo:

  • A.

    Desta maneira, por muitas razões,

  • B.

    Isso ocorre por muitas razões,

  • C.

    Assim, por muitas razões,

  • D.

    Considerando por muitas razões,

  • E. Porque as muitas razões,

O texto apresentaria incorreção gramatical e a coerência entre seus argumentos seria prejudicada caso se procedesse à

  • A.

    substituição de "a fazê-lo" (l.3) por fazendo.

  • B.

    substituição de "fora" (l.13) por havia sido.

  • C.

    supressão do pronome em "se seguiu" (l.14).

  • D.

    inserção de haveriam antes de "os nacionalistas" (l.21).

  • E.

    supressão de "fosse" (l.24).

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