Questões de Língua Portuguesa do ano 2008

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A expressão “como regra geral” equivale semanticamente a:

  • A.

    de maneira ampla;

  • B.

    na maioria dos casos;

  • C.

    de forma simples;

  • D.

    como exceção;

  • E.

    com a exceção de.

Em relação à organização das idéias do texto, julgue os próximos itens.

A palavra “tisnado” (l.12) equivale, no texto, a condenado.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os próximos itens, acerca do texto apresentado acima.

A expressão "efluentes" (L.5) está sendo empregada com o sentido de resíduo, rejeito.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens que se seguem, relativos ao texto acima.

Estaria gramaticalmente correta a substituição de "cerca de" (L.7) por acerca de.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca das idéias e das estruturas do texto acima, julgue os itens que se seguem.

No texto, a palavra “incêndio” (l.14) está sendo empregada conotativamente e tem como sinônimo a palavra “crise” (l.17).

  • C. Certo
  • E. Errado

Tomando como base as estruturas e os sentidos do texto acima, julgue os itens a seguir.

São empregados como sinônimos contextuais “Universidade de Brasília” (l.1), “instituição” (l.2) e “UnB” (l.4).

  • C. Certo
  • E. Errado

Os períodos abaixo contêm duas idéias contrastantes, SALVO

  • A.

    “...o Brasil deixou de ser um colônia fechada e atrasada para se tornar uma país independente.” (l. 5-7)

  • B.

    “... o balanço que a maioria dos estudiosos faz de D. João VI tende a ser positivo, apesar de todas as fraquezas pessoais do rei.” (l. 7-9)

  • C.

    “Não só pelo fato de elevar o Brasil a reino, mas também, e sobretudo, por lhe dar [...] as estruturas de uma nação propriamente dita.” (l. 16-19)

  • D.

    “Apesar da relutância em fazer conjecturas, boa parte dos historiadores concorda que o país simplesmente não existiria na sua forma atual.” (l. 23-25)

  • E.

    “...a Independência e a República teriam vindo mais cedo, mas a antiga colônia portuguesa se fragmentaria em um retalho de pequenos países autônomos,” (l. 25-28)

Qual dos trechos abaixo faz o resumo dos tópicos apresentados pelo autor em forma de estrutura itemizada, mantendo as informações dadas, sem alteração de ordem e de sentido?

  • A.

    Se o Brasil fosse dividido e tivesse seu território fragmentado em pequenos países, a Amazônia seria para as crianças gaúchas um paraíso ecológico muito distante e pertencente a um outro país. Assim, com a acentuação das diferenças regionais surgiriam questões de mobilidade populacional e nasceriam discussões sobre passaporte e necessidade ou não de emissão de visto. Logo, o Brasil perderia poder.

  • B.

    Com o Brasil dividido, a hegemonia político-econômica do continente passaria à Argentina. O Rio Grande do Sul e suas crianças olhariam a Amazônia como paraíso ecológico distante. Dados esses fatos, regiões mais ricas, como as do sul e do sudeste, discutiriam não só aspectos de imigração como também burocráticos, como, por exemplo, emissão de passaporte. Já os mais pobres teriam dificuldade de locomoção.

  • C.

    Sem a manutenção da integridade territorial, o Brasil perderia sua unidade por causa da fragmentação dos estados em pequenos países e haveria a perda de controle do continente sul-americano. Questões migratórias nasceriam e os gaúchos concluiriam que a Amazônia, com sua paradisíaca reserva ecológica, é território de longínquo país que faz fronteira com Colômbia, Venezuela e Peru.

  • D.

    A divisão do Brasil provocaria questões internas como, por exemplo, a de educação. Neste caso, as aulas de geografia seriam diferentes para gaúchos e nordestinos. Os primeiro aprenderiam que a Amazônia é região que faz fronteira com Colômbia, Venezuela e Peru. Além do mais, os segundos teriam dificuldades em se locomoverem para São Paulo. Já os paulistas necessitariam de passaporte para as férias nas praias nordestinas.

  • E.

    O Brasil dividido perderia a ascendência que possui sobre a América Latina e faria com que crianças sulinas aprendessem que a Amazônia é reserva ecológica de um país fronteiriço a outros do norte do continente. Acentuadas as diferenças regionais, razões de ordem econômica causariam questões migratórias e os deslocamentos de habitantes necessitariam de aprovações de seus governos.

“Mas é, sobretudo, o entendimento pleno de como funciona, como atende, e como beneficia o cidadão.” (L.16-17)

Assinale a alternativa que não poderia substituir a palavra grifada no período acima, sob pena de alteração de sentido.

  • A.

    especialmente

  • B.

    mormente

  • C.

    acima de tudo

  • D.

    principalmente

  • E.

    sobejamente

“O relator trouxe à luz o direito inalienável e imprescritível dos índios de viver nas terras que tradicionalmente ocupam e de acordo com suas próprias culturas.” (L.9-11)

Assinale a alternativa que não poderia substituir a expressão grifada no trecho acima, sob pena de alteração de sentido.

  • A.

    em conformidade com

  • B.

    em consonância com

  • C.

    consoante

  • D.

    segundo

  • E.

    em razão de

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