Lista completa de Questões de Língua Portuguesa do ano 2009 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Língua Portuguesa - Concordância/Flexão Verbal - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Julgue os seguintes itens, a respeito do texto acima.
A forma verbal anunciado (l.6) concorda com corte anterior (l.5-6), por isso está no masculino singular.Língua Portuguesa - Concordância/Flexão Verbal - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Em relação às ideias e às estruturas linguísticas do texto acima, julgue os itens de 46 a 55.
A forma verbal mostram (l.11) está no plural porque concorda com Relações Exteriores (l.10)Atenção: As questões de números 19 a 25 referem-se ao texto que segue.
O nome do filósofo [...] foi ganhando uma aura [...], apesar do caráter esotérico dos seus primeiros trabalhos e fragmentário dos últimos.
Em redação clara e totalmente em concordância com o padrão culto escrito, o sentido da frase acima está preservado em:
Foi ganhando uma aura o filósofo, que já tinha nome, ainda que seus trabalhos sejam de caráter esotérico e fragmentário, respectivamente os primeiros e últimos.
Ainda que os primeiros trabalhos do filósofo padecessem de caráter esotérico e os últimos fragmentários, seu nome foi ganhando uma aura.
Embora se considerem o caráter esotérico e fragmentário dos primeiros e últimos trabalhos, seu nome de filósofo foi recebendo aura.
A despeito de os primeiros trabalhos do filósofo terem caráter esotérico e os últimos, fragmentário, seu nome foi ganhando uma aura.
Seu nome de filósofo foi ganhando aura mesmo sendo esotérico nos primeiros trabalhos, e tendo caráter fragmentário nos últimos.
Atenção: As questões de números 1 a 10 baseiam-se no texto apresentado abaixo.
A concordância verbal e nominal está inteiramente correta na frase:
A existência de florestas em várias regiões é garantia de melhor distribuição de chuvas, por conta da umidade que gera as nuvens.
Vale para todo mundo as explicações para os fenômenos climáticos extremos que está ocorrendo em diversos países.
A água nas regiões quentes de florestas evaporam mais do que nos oceanos, e o fluxo de ar úmido se dirige para o continente.
Sempre haverão pesquisadores dispostos a questionar as bases de novas teorias, até que elas os convença de sua validade.
É somente acima de 20% que as taxas de umidade do ar se torna saudável para que as pessoas respirem normalmente.
Atenção: As questões de números 6 a 13 baseiam-se no texto apresentado abaixo.
A concordância verbal e nominal está inteiramente correta na frase:
Apesar da insistência de ambientalistas sobre a necessidade do uso consciente da água a fim de se evitar desperdícios, são poucas as pessoas que os faz, comprometendo a vida na Terra.
Alguns países optam por importar alimentos como forma de economizar água, que vem neles embutidos, já que a agricultura é que demandam enormes quantidades desse líquido.
O desmatamento descuidado e o desvio de águas de mananciais para irrigação comprometem os ciclos de evaporação e de precipitação de chuvas, o que resulta em escassez de água.
A escassez de água e a pobreza cria para as pessoas uma armadilha da qual é difícil escapar, numa relação mútua de causa e efeito, embora também nos países ricos se encontre regiões desérticas.
Dados obtidos pela ONU atesta que cerca de dois terços das pessoas que não dispõe de água de qualidade mínima para suas necessidades vivem com menos de dois dólares por dia.
A frase em que a concordância está em total conformidade com o padrão culto escrito é:
Tintas e pincéis novos estavam sendo usados pela artista novata, ainda que os últimos não lhes pertencessem.
Debateram sobre a utilidade de vários acessórios e concluíram que muitos não eram, de fato, nada acessível.
O produto derramado atingiu muitas árvores, mas não as comprometeram de modo irreversível.
As mais vultosas doações para o programa de emergência já haviam sido feitas, por isso as expectativas de que a arrecadação fosse muito mais alta não tinha fundamento.
São muitos os aspectos do documento que merecem detida análise do advogado, mas tudo indica que não haverá alterações significativas.
Instruções: Para responder às questões de números 34 a 38, assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas da frase apresentada.
Já ...... várias medidas para que se ...... os índices de desmatamento em toda a região.
foi tomadas - reduzissem
foi tomado - reduzissem
foram tomadas - reduzissem
foram tomadas - reduzisse
foi tomado - reduzisse
Instruções: Para responder às questões de números 34 a 38, assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas da frase apresentada.
Ele ...... que lhe ...... dificuldades, mas ...... ajuda financeira para as pesquisas sobre o clima.
receiava - sobreviessem - obteu
receiava - sobrevissem - obteve
receava - sobreviessem - obteve
receava - sobrevissem - obteve
receava - sobreviessem - obteu
A concordância verbal e nominal está inteiramente correta na frase:
Destina-se, muitas vezes, as medidas econômicas a conter certos abusos existentes no mercado, protegendo as classes mais desfavorecidas.
Empresários buscam fórmulas eficazes de conquistar a classe emergente, pois se sabem que os lucros é sempre mais seguro nessa camada social.
A classe média constitui um forte segmento de consumidores, razão por que as pesquisas atualmente está sempre voltada para elas.
A meta de conquistar consumidores para seus produtos leva empresários a uma constante disputa nos meios de comunicação de que dispõem.
Na economia de mercado, muitas vezes se esconde lucros maiores nos produtos que, em princípio, parece ser mais baratos.
Língua Portuguesa - Concordância/Flexão Verbal - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
As opções a seguir apresentam trechos sucessivos e adaptados do editorial de O Estado de S.Paulo de 23/4/2009. Assinale a opção gramaticalmente incorreta quanto à concordância.
O setor financeiro ainda vai contabilizar trilhões de dólares de prejuízos, sua recuperação será lenta e custosa, e o crédito continuará difícil para as economias emergentes enquanto a insegurança dos bancos não for superada.
Este é o cenário traçado no Relatório de Estabilidade Financeira Global, divulgado pelo FMI. Os países emergentes precisam de cerca de US$ 1,8 trilhão de refinanciamentos neste ano, mas o fluxo de capitais para esses países deve ser negativo, segundo as últimas projeções.
Nesse quadro, a situação dos latino-americanos, incluído o Brasil, é mais confortável do que nas crises de outras décadas e bem mais favorável que a dos países do Leste Europeu, com sistemas bancários em graves dificuldades e contas externas no vermelho.
O Brasil precisará, em 2009, refinanciar débitos externos equivalentes a 40% de seu estoque de reservas internacionais, neste momento próxima de US$ 200 bilhões.
Para a maior parte dos países da Europa Oriental, essa necessidade ultrapassa o total de reservas. No caso da Lituânia, o estoque de moeda estrangeira não daria para pagar um quarto dos compromissos com vencimento neste ano.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...