Lista completa de Questões de Língua Portuguesa do ano 2009 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Julgue os seguintes itens, a respeito das ideias e da organização do texto acima.
Na linha 15, o emprego do sinal indicativo de crase em a essa alienação preservaria a coerência e a correção gramatical do texto.
Com relação ao texto acima, julgue os itens a seguir.
A correção gramatical do texto seria mantida se, no trecho após a maceração (l.3-4), fosse empregado acento indicativo de crase, dado que a expressão nominal está antecedida da palavra após, a qual faculta o uso desse acento.
Acerca das estruturas linguísticas do texto acima e da sua tipologia, julgue os itens que se seguem.
O emprego de sinal indicativo de crase em à alegria e à amizade, na linha 9, e em à disciplina e à discriminação, na linha 10, se deve à regência de respeito (l.9), que exige preposição a e à presença de artigo definido feminino.
A respeito do texto acima, julgue os itens de 6 a 10.
Emprega-se o acento grave em chegar às prateleiras (l.30-31) porque o verbo chegar, de acordo com a norma padrão, exige preposição a, que, nesse caso, craseia-se com o artigo, no plural, as.
Língua Portuguesa - Dificuldades Semânticas e Ortográficas - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2009
É melhor começar a exercitar a linguagem, _________ o seu relacionamento pode acabar mal. A pesquisa recentemente realizada pela empresa foi _________ do estresse emocional do trabalhador. Expliquei-lhe as exigências do atual mercado _________ ele se adaptasse melhor.
A sequência que completa corretamente as frases acima é
Língua Portuguesa - Dificuldades Semânticas e Ortográficas - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2009
Com base na leitura do texto I, resolva as questões de 1 a 9.
"- Lembra por que o senhor me contratou? Porque eu era o servidor publico perfeito." Marque a opção em que se deve usar, à semelhança do fragmento acima, "por que" e "porque":
ndar isso tudo ______? / Não se sabe o ______ daquela atitude.
Não sei ______ ele não quer sair. / Não fui ______ tenho que estudar.
Não veio ______ não quis? / Sei muito bem ______ motivo ele se foi.
Diga-me um ______ para continuar aqui. / Vou de metrô ______ demora menos.
Queria saber ______ ele saiu. / Qual é o ______ agora?
Língua Portuguesa - Dificuldades Semânticas e Ortográficas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Assinale a opção correspondente à proposta de substituição para o texto que provoca erro ou incoerência textual.
fosse em lugar de "fossem eles" (l.2)
seus em lugar de "cujos" (l.4)
Acabarem os monopólios de interpretação em lugar de "O fim dos monopólios de interpretação" (l.6-7)
deixar de em lugar de "senão" (l.14)
Assinale a alternativa que completa corretamente as sentenças abaixo:
I – Daqui ___________ alguns minutos chegaremos __________ casa de vovó.
II – ______________ dez anos não vejo meus colegas de faculdade.
III – Fabiana reagiu mal _________ críticas.
IV – __________ grandes problemas nas escolas públicas.
a, à, há, às, há.
há, á, há, ás, há.
há, a, a, as, a.
à, a, há, às, há.
Língua Portuguesa - Dificuldades Semânticas e Ortográficas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Em relação ao texto acima, julgue os próximos itens.
A substituição da expressão "de cerca de" (l.11) por de em acerca de mantém a correção gramatical do período
Língua Portuguesa - Dificuldades Semânticas e Ortográficas - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2009
A corrida dos atletas em busca de medalhas deu ____ todas as pessoas muita emoção. ____ muito tempo, eles se referem ____ prova que foi ganha na Itália como ____ mais difícil.
Assinale a opção que preenche adequadamente as lacunas do texto acima.
à À a a
a À à a
à Há a a
à - Há - à - à
a Há à a
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...