Questões de Língua Portuguesa do ano 2009

Lista completa de Questões de Língua Portuguesa do ano 2009 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

 

A partir do texto ao lado, de Michael Moyer, julgue os itens a seguir.

É cabível, no contexto, a afirmação de que o vocábulo "Se" (l.34) estabelece relação de causalidade entre a oração de que faz parte e a que a segue.

  • C. Certo
  • E. Errado

 

Julgue os próximos itens, com base na análise do uso das estruturas linguísticas no texto.

Nas linhas 8 e 9, as duas ocorrências do pronome “se”, em “se escreveu” e “se sentiu”, respectivamente, marcam ações reflexivas e referem-se ao mesmo conjunto de pessoas: os jovens brasileiros.

  • C. Certo
  • E. Errado

Texto V, para responder às questões de 11 a 14.

No trecho “Se você não vê seus melhores amigos faz tempo” (linha 1), o vocábulo “Se" aponta uma carga de significado, em relação às ideias que o sucedem, direcionada à

  • A.

    explicitação

  • B.

    adversidade.

  • C.

    exclusividade

  • D.

    especificação.

  • E.

    condição.

A respeito das estruturas linguísticas e do desenvolvimento argumentativo do texto, julgue os próximos itens.

Considerando-se que, pela argumentação do texto, é possível tomar o “sujeito da enunciação” (l.5) como o referente do pronome “se” em “Usa-se, por exemplo, a terceira pessoa” (l.9-10), simplifica-se o texto, preservandose sua correção gramatical, caso seja omitido o pronome: Usa, por exemplo, a terceira pessoa.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca das estruturas linguísticas do texto acima e da sua tipologia, julgue os itens que se seguem.

Em “baseiam-se” (l.2), o pronome “-se” indica que o sujeito dessa oração é indeterminado.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere à argumentação do texto e às estruturas linguísticas nele utilizadas, julgue os itens de 91 a 96.

Em caso de se usar a estrutura sintática “se se pode usar” (l.6-7), em um documento oficial, que deve primar pela clareza, impessoalidade e concisão, seria recomendado evitar a repetição dos dois vocábulos de diferentes funções, mas de igual estrutura formal, e empregar, em lugar da voz passiva, o verbo auxiliar na primeira pessoa do plural — se podemos usar.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito das ideias e estruturas linguísticas do texto acima, julgue os itens a seguir.

O pronome “se” pode ser retirado do período “Será possível medir-se a extensão do espaço?” (l.11-12), assim como pode ser acrescentado ao período “Será possível avaliar a eternidade?” (l.14), formando avaliar-se, mantendo-se ambos os períodos gramaticalmente corretos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens que se seguem com relação à análise gramatical de elementos e expressões do texto.

Na indagação da linha 1, aparece a expressão "por que". Na resposta, a expressão correta seria porque, como aparece a seguir: Algumas pessoas têm mais dinheiro do que outras porque sabem como aumentar sua riqueza.

  • C. Certo
  • E. Errado

Assinale a única alternativa em que a expressão "porque" deve vir separada:

  • A.

    O depoente não ligou para a polícia porque estava "dopado de remédios", pois ele toma muitos remédios por dia.

  • B.

    O regramento do protocolo está contido no § 2º do art. 525, e não no art. 524, daí porque foi necessária a alteração.

  • C.

    A decisão objurgada incide em equívoco porque subtrai dos pais prerrogativa que a legislação faculta.

  • D.

    Uma índia com o filho no colo resiste ao cerco, sem entender o porquê da operação policial.

  • E.

    Porque o café tem propriedades estimulantes é que muitas pessoas o evitam à noite.

A relação entre as estruturas linguísticas e as ideias do texto mostra que

  • A.

    são preservadas a coerência e a correção gramatical ao se ligarem os dois primeiros períodos sintáticos do texto pela conjunção porque, do seguinte modo: humanas, porque o ser.

  • B.

    o tempo é o condicionante fundamental do universo; o espaço é o estruturante básico da experiência humana.

  • C.

    o tempo ter "realidade objetiva plena" ( l.9) significa possibilitar "todo e qualquer conhecimento" (l.12).

  • D.

    a expressão "Em sua opinião" (l.3) remete às opiniões de Newton, Leibnitz e Kant.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...