Lista completa de Questões de Língua Portuguesa do ano 2009 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A partir do texto acima, julgue os itens subsequentes.
Na linha 1, o emprego do modo subjuntivo em tenha é exigido pela estrutura sintática iniciada por Talvez.
Julgue os seguintes itens, a respeito das ideias e da organização das estruturas linguísticas no texto acima.
Considerando-se sua função na organização do texto, a forma verbal sobrepujando (l.13) poderia ser substituída por o que sobrepujam sem prejuízo da coerência e da correção gramatical do texto.
Julgue os seguintes itens, a respeito da organização das estruturas linguísticas e das ideias do texto acima.
O uso do tempo verbal em teriam provocado (l.19) ressalta que a afirmação do biólogo não se baseia em verdades históricas e sugere que essa seria a interpretação provável dos camponeses (l.14) para o fim da civilização maia.
Julgue os seguintes itens, a respeito da organização das estruturas linguísticas e das ideias do texto acima.
Sem se prejudicar a correção gramatical do texto, é possível flexionar as formas verbais haja (l.6) e ser (l.7) no plural, na estrutura sintática em que se inserem, escrevendo-a do seguinte modo: Embora ainda hajam muitas perguntas a serem respondidas.
Julgue os seguintes itens, a respeito da organização das estruturas linguísticas e das ideias do texto acima.
O uso do tempo verbal em dominara (l.6) indica que o período de 700 anos de domínio dos maias na América Central já havia terminado quando a expedição de Hernández passou por essa região.
Com referência a aspectos gramaticais do texto acima, julgue os itens seguintes.
A flexão dos verbos no segundo período do texto indica uma característica marcante dos textos publicitários, que é a interpelação direta do interlocutor por meio do emprego do modo imperativo.
Levando em conta os aspectos gramaticais e de construção do texto, julgue os itens que se seguem.
No período em que são empregadas, as formas verbais obedecem (l.22), dispõem (l.23) e identificam-se (l.23) apresentam o mesmo sujeito.
Língua Portuguesa - Verbo - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2009
Um dia começou a guerra do Paraguai e durou cinco anos. João repicava e dobrava, dobrava e repicava pelos mortos e pelas vitórias. Quando se decretou o ventre livre dos escravos, João é que repicou. Quando se fez a abolição completa, quem repicou foi João. Um dia proclamou-se a República. João repicou por ela, repicaria pelo Império, se o Império retornasse. (Machado de Assis: Crônica sobre a morte do escravo João, 1897)
Os tempos verbais empregados na crônica são, em sua maioria, do pretérito perfeito. Sua finalidade no texto é transmitir a idéia de ações
habituais.
concluídas.
contínuas
permanentes.
hipotéticas
Em E assim, pronunciaremos mais raramente essa neurótica sentença: não tenho tempo! (l. 52-54), a forma verbal destacada se refere a uma ação
hipotética.
passada e inconclusa.
passada e habitual.
futura e cotidiana.
futura em relação ao passado.
Com referência às ideias e à tipologia do texto, julgue os itens subsequentes.
Embora esteja empregada de modo correto, a palavra rezam (l.14) poderia ser substituída, sem prejuízo para o sentido e a correção gramatical do texto, por ditam ou por estabelecem.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...