Lista completa de Questões de Língua Portuguesa do ano 2009 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Língua Portuguesa - Sintaxe - Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Educação de Mato Grosso do Sul (FADEMS) - 2009
Assinale a alternativa em que a diferença de construção não compromete a regência do verbo e/ou não lhe altera o sentido:
Agrade aos seus filhos. / Agrade-os.
Perdoe aos seus inimigos. / Perdoe-lhes.
Bateu a porta com muita violência. / Bateu à porta com muita violência.
Eles já repararam o erro cometido. / Eles já repararam no erro cometido.
O criado serve-o bem. / O criado não lhe serve.
Língua Portuguesa - Sintaxe - Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Educação de Mato Grosso do Sul (FADEMS) - 2009
Assinale a alternativa correta quanto à classificação das orações:
A oração "como afirmou" (l. 25) classifica-se como subordinada adverbial comparativa.
A oração "como afirmou" (l. 25) classifica-se como subordinada adverbial conformativa.
A oração "como afirmou" (l. 25) classifica-se como subordinada adverbial causal.
A oração "que foi vítima de preconceito" (l. 17) classifica-se como subordinada adjetiva explicativa.
A oração "que foi vítima de preconceito" (l. 17) classifica-se como subordinada adjetiva restritiva.
Língua Portuguesa - Sintaxe - Tribunal de Justiça do Estado de Santa Catariana - TJSC (TJ - SC) - 2009
Marque a única alternativa que NÃO contém nenhum erro gramatical considerado barbarismo:
Quando nada mais couber, bastará uma telefonema – de forma expontânea – do seu procurador.
Caso eles virem armados, serão pegos pela polícia.
Com o pronto-socorro grátis ao jornalista, a categoria terá cobertura quando, no exercício de sua profissão, se vir, por qualquer meio legal ou abusivo, tolhida no seu direito de informar.
Se o advogado não intervir a tempo, ninguém reaverá o investimento feito e o montante que já tinha gastado.
Qualquer economista que se dispor a analisar os dados pedirá que o governo afroxe as medidas objetivando a contenção das despesas.
Acerca dos aspectos sintáticos da norma padrão da língua, assinale a opção incorreta.
(P.3) O primeiro que do parágrafo é um pronome relativo.
(P.4) Esta refere-se à pessoa confidente do desolado político.
(P.5) ...estamos falando... é uma locução verbal que pode, corretamente, sem alteração de sentido, ser substituída por falamos.
(P.7) A expressão partidas está corretamente empregada no plural, pois o sujeito é composto: transparência, sinceridade, honestidade.
(P.6) A oração ... a pregação que se vem fazendo... tem o pronome colocado de forma proclítica pela atração do pronome relativo, embora haja outra forma também correta de colocação.
No 1.º parágrafo, pode-se fazer mudança de tempos verbais – escrevíamos e tentávamos –, sem alterar o significado básico do trecho. Assinale a opção que apresenta uma possibilidade correta de troca.
Escrevíamos – tentaríamos
Escrevemos – tentou-se
Escrevemos – tentamos
Escreveu-se – tentávamos
Escrevêramos – tentáramos
A seguir, são sugeridas mudanças para alguns trechos do texto. Assinale a opção que apresenta todas as que são corretas, obedecendo à concordância e à regência da norma padrão.
I. (P1) "Escrevíamos neste mesmo espaço, tempos atrás..." – pode haver a inclusão da forma verbal há antes da palavra tempos.
II. (P1) "... fosse a mesma a que se submeteriam as práticas da classe política."– se a palavra práticas ficar no singular e classe política no plural, o verbo deverá continuar no plural.
III. Se a palavra atividade (final do P.6) for colocada no plural, o pronome demonstrativo e o adjetivo também deverão ser flexionados no plural.
IV. (P.7) Se a palavra pessoas ficar no singular, a expressão partidas deverá também ficar no singular, pois se refere a pessoas.
V. (P.7) A expressão "...deve sempre ser posta..." – está corretamente flexionada por se referir à alusão.
I, III e V
III e V
II e IV
III e IV
I, II e IV
A respeito da organização das estruturas linguísticas do texto acima e da redação de correspondências oficiais, julgue os itens subsequentes.
Respeitam-se a coerência da argumentação do texto e a sua correção gramatical, se, em vez de se empregar "do espaço público" (l.1), no singular, esse termo for usado no plural: dos espaços públicos.
Com base nas estruturas linguísticas e nas relações argumentativas do texto acima, julgue os itens seguintes.
Seria mantida a coerência entre as ideias do texto caso o segundo período sintático fosse introduzido com a expressão Desse modo, em lugar de "De modo geral" (l.3).
Assinale a opção errada a respeito da interpretação e da sintaxe do texto.
A segunda oração do texto apresenta uma ideia de finalidade.
... possam financiar... (l.3) é uma locução verbal com a ideia de financiem e tem países como núcleo do sujeito simples .
O último período do texto pode ser, corretamente, reescrito: A discussão sobre o aquecimento global foi feita numa reunião denominada G8 Siracusa, que reuniu os principais países do mundo, nesta sexta-feira (24).
A proposta (l.4) retoma a ideia anterior : os países em desenvolvimento possam financiar os esforços necessários de luta contra o aquecimento global.
Assinale a opção que transcreve informações sobre a Nota Fiscal Paulista com completa correção gramatical.
A Nota Fiscal Paulista é um projeto de estimulo à cidadania fiscal no Estado de São Paulo, que tem por objetivo estimular aos consumidores a exigirem a entrega do documento fiscal na hora da compra.
Não é necessário se cadastrar no programa para gerar créditos, basta informar o seu CPF ou CNPJ no ato da compra, para consultar os seus créditos o consumidor deverá gerar uma senha na página Internet da Nota Fiscal Paulista (www.nfp.fazenda.sp.gov.br), fornecendo algumas informações básicas.
Esse crédito poderá ser utilizado pelo consumidor de diversas formas, tais como: redução do valor do IPVA, crédito em conta corrente, depósito em cartão de crédito, ou mesmo, transferido para outra pessoa física.
Além disso, visa gerar créditos aos consumidores, os cidadãos e as empresas do Estado. Para isso, basta o consumidor solicitar o documento fiscal no ato da compra e informar o seu CPF ou CNPJ. Os estabelecimentos comerciais enviarão periodicamente essas informações para a Secretaria da Fazenda, que calculará o crédito do consumidor.
O acesso à página da Nota Fiscal Paulista também pode ser feito pelo site da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (www.fazenda.sp.gov.br), onde o procedimento, exceto em alguns casos muito particulares é feito totalmente pela Internet.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...