Lista completa de Questões de Língua Portuguesa do ano 2009 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A expressão "Ou melhor", que inicia o segundo período, introduz uma ideia que, em relação ao primeiro período, funciona, semanticamente, como uma
exclusão.
negação.
adição
inclusão.
Assinale a passagem que, na linha argumentativa do texto, se caracteriza, semanticamente, como uma justificativa para o título.
"Quem diz que vai para o escritório para trabalhar e não para fazer amigos está enganado." (l. 1-2)
"Não se trata de fazer amigos, mas de aprender o que se chama de linguagem corporativa." (l. 7-9)
" 'mantenha um sorriso no rosto porque o cliente tem sempre razão'," (l. 12-13)
"a eficiência na comunicação interpessoal funciona como um colete salva-vidas, atenuando os efeitos negativos das pressões e demandas nos níveis físico, emocional e comportamental." (l. 25-28)
"...o gerenciamento do estresse passa pelo desenvolvimento pessoal, além de programas efetivos de qualidade de vida no trabalho." (l. 33-35)
Língua Portuguesa - Regência Verbal e Nominal - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Julgue os itens a seguir, a respeito das ideias e de elementos linguísticos do texto acima.
Nas orações "O Tribunal de Contas da União (TCU) recomendou ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) a criação de um sistema informatizado" (l.1-3) e "O TCU também propôs ao MPOG a revisão do decreto" (l.7-8), os verbos empregados têm idêntica regência.
Língua Portuguesa - Regência Verbal e Nominal - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Com relação aos sentidos, às estruturas linguísticas do texto acima e às normas da correspondência oficial, julgue os próximos itens.
Na linha 13, o emprego do sinal indicativo de crase em à democratização e em à participação justifica-se pela presença de artigo definido feminino antes de democratização e de participação e pela regência de recaía (l.12).
Língua Portuguesa - Regência Verbal e Nominal - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Acerca dos elementos gramaticais presentes no texto, julgue os itens que se seguem.
No trecho às forças cegas do processo social (l.23), caso se substitua forças cegas por mecanismos cegos, será necessário trocar às por aos para se manter a correção gramatical.
Assinale o trecho do texto adaptado de Maria Rita Kehl (O tempo e o cão: a atualidade das depressões. São Paulo: Boitempo, 2009) em que, na transcrição, foram plenamente atendidas as regras de concordância e regência da norma escrita formal da Língua Portuguesa.
Paradoxalmente, as mesmas inovações tecnológicas destinadas a nos poupar o tempo de certas tarefas manuais e aumentar o tempo ocioso vem produzindo um sentimento crescente de encurtamento à temporalidade. Tal sentimento talvez esteja relacionado com o encolhimento da duração.
A vivência contemporânea da temporalidade é dominada por um subproduto das ideologias da produtividade, às quais reza que se devem aproveitar, ao máximo, cada momento da vida.
Desligado do frágil fio que ata o presente à experiência passada, voltado, sofregamente, para o futuro, o indivíduo sofre com o encurtamento da duração. Assim, desvalorizam-se o tempo vivido e o saber que sustenta os atos significativos da existência.
Segundo Bergson, a duração se mede pela sensação de continuidade entre o instante presente, o passado imediato e o futuro próximos; no entanto, nada indica que o registro psíquico dessas duas formas do tempo que alongam o presente devam limitar-se em curtos períodos antes e depois do brevíssimo instante.
Talvez a medida do transcorrer do tempo não individual não se assemelhe com o desenrolar de um fio, mas do tecer de uma rede que abriga e embala um grande número de pessoas ligado entre si pela experiência.
Atenção! As questões de 32 a 40 não estão agrupadas em torno de textos.
Assinale a alternativa em que não se tenha caso de regência verbal de acordo com a norma culta.
Ele preferia divertir-se a estudar.
Assistimos nosso irmão no acidente.
Eles esqueceram do livro.
Visarei às metas traçadas pela equipe.
No fim do mês, o patrão pagou ao empregado.
Língua Portuguesa - Regência Verbal e Nominal - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Em relação ao texto acima, julgue os próximos itens.
O emprego de sinal indicativo de crase em "às armas" (l.5) justifica-se pela regência de "visam" (l.4) e pela presença de artigo definido feminino plural.
Língua Portuguesa - Regência Verbal e Nominal - Tribunal de Justiça do Paraná - TJPR (TJ - PR) - 2009
Assinale a opção em que o termo grifado NÂO corresponde à regência nominal. (Todos os exemplos foram retirados do primeiro parágrafo do texto)
"... cujos cabelos sejam passíveis de esvoaçar ao vento."
" ... não há cobertura digna de vendaval."
"É o jornalismo de imersão na notícia em uma de suas mais..."
"Precipita-se, intrépido, no aguaceiro e, molhado até o joelho...".
"... mas com os efeitos do dilúvio a castigá-lo na pele."
Língua Portuguesa - Regência Verbal e Nominal - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Com base no texto acima, julgue os itens a seguir.
Na linha 5, o vocábulo "públicos" está no plural por se tratar de caso de regência nominal.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...