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Com base nas normas de redação de documentos oficiais do Poder Executivo, julgue os itens a seguir com relação ao correto preenchimento dos espaços designados pelos colchetes.
Por se tratar de convite oficial, o tipo de expediente recomendado é o memorando, devendo o primeiro colchete (l.1) ser preenchido com o termo Memorando ou com a abreviatura Memo.Instruções para criação e extinção de cargos nas repartições públicas do estado da Paraíba. Com alterações introduzidas pelas resoluções n.º 1.111/2000, 2.222/2000 e 3.333/2000, e pela lei n.º 10.000/2007.
Para que a ementa de resolução acima respeite as normas de redação de documentos oficiais, é necessário
tornar o texto mais claro, usando verbos em lugar de "Instruções" e "alterações", por exemplo.
inserir uma vírgula depois de "cargos" e retirar a vírgula depois de "3.333/2000", para que sejam respeitadas as regras gramaticais.
escrever "estado", "resoluções" e "lei" com iniciais maiúsculas, para atender à padronização e à uniformidade.
conferir ao texto clareza e objetividade, escrevendo o termo "pelas resoluções" no singular.
Considere que um servidor do DETRAN/DF tenha redigido um documento oficial para convidar um embaixador a proferir palestra no órgão e que o trecho abaixo componha tal documento.
Considerando essa situação hipotética, julgue os próximos itens.
Atende às normas de elaboração do memorando o emprego do vocativo com o nome do embaixador.
Considere que um servidor do DETRAN/DF tenha redigido um documento oficial para convidar um embaixador a proferir palestra no órgão e que o trecho abaixo componha tal documento.
Considerando essa situação hipotética, julgue os próximos itens.
Foi adequada a escolha da forma memorando, visto que o convite, geralmente, constitui uma comunicação curta.
A respeito da redação de expediente, julgue os próximos itens.
No caso de relatório que requeira providências a serem tomadas, um dos fechos recomendados é o seguinte: Esperando que o relatório expresse fielmente os fatos, pede deferimento.
A respeito da redação de expediente, julgue os próximos itens.
O envio de documentos, quando urgente, pode ser antecipado por fax ou por correio eletrônico, sendo recomendados o preenchimento de formulário apropriado (folha de rosto), no caso do fax, e a certificação digital, no caso do e-mail.
A respeito da redação de expediente, julgue os próximos itens.
Em ofício dirigido a uma senadora e cujo signatário seja um diretor de um órgão público, deverão ser empregados o vocativo "Senhora Senadora," e o pronome de tratamento "Vossa Excelência", devendo estar flexionados no feminino os adjetivos que se refiram à destinatária, como se verifica no seguinte enunciado: "Vossa Excelência ficará satisfeita ao saber que foi indicada para presidir a sessão."
Julgue os itens de 40 a 44 quanto ao emprego da norma escrita formal em comunicações oficiais.
Ambas as construções serão tidas como corretas, se figurarem em um expediente oficial: 1.Esses são os recursos de que o Estado dispõe. 2.O Governo insiste que a negociação é importante.
Em relação a expressões e palavras empregadas na carta, julgue os itens seguintes.
A expressão "vem (...) por meio desta", utilizada no primeiro parágrafo, apesar de ser considerada redundante em comunicações oficiais, tem seu emprego recomendado quando se quer assegurar o entendimento correto do texto.
Texto para os itens de 31 a 39
Considere que Juarez Alencar Cabral, candidato ao cargo de Analista de Trânsito do DETRAN/DF, desejando dedicar-se integralmente ao estudo dos conteúdos que seriam exigidos nas provas do respectivo concurso, tenha redigido, em tom gracioso, a seguinte carta para sua noiva.
Com relação à carta apresentada na situação hipotética acima e com base no que dispõe o Manual de Redação da Presidência da República acerca de comunicações oficiais, julgue os itens de 31 a 36.
A indicação de "local e data" da carta está em conformidade com as normas do padrão ofício expostas no Manual de Redação da Presidência da República.
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