Lista completa de Questões de Língua Portuguesa do ano 2011 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Considere o texto abaixo para responder as questões 19, 20 e 21.
E toda a nossa vida em sociedade supõe um problema de intercâmbio e comunicação que se realiza fundamentalmente pela língua, o meio mais comum de que dispomos para tal.
A introdução do período através do termo E demonstra, em relação ao período anterior:
A indicação de ideias que se alternam.
O acréscimo de uma informação.
Uma justificativa para a informação dada.
A expressão de uma conclusão lógica.
A expressão de uma razão, motivo para a informação anterior.
Língua Portuguesa - Frase, Oração e Período - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2011
Analise se há equivalência semântica entre as expressões destacadas nos trechos a seguir e aquelas apresentadas entre parênteses.
1. nós até que nos saímos relativamente bem quando lidamos com a felicidade presente, mas basta adicionar a dimensão temporal, isto é, colocá-la no passado ou no futuro, para que tudo dê errado. (quer dizer)
2. Apesar de termos bilhões de neurônios formando trilhões de conexões, não haveria espaço para armazenar toda uma vida na forma de imagens gravadas. Na verdade, o que o cérebro guarda são registros hipertaquigráficos [...]. (De fato)
3. A coisa fica pior quando nos movemos para o futuro em vez de para o passado. (em lugar de)
4. Em resumo, não vivemos felizes (e nem mesmo saudáveis) sem ilusões. (Em síntese)
Há equivalência semântica em:
2, 3 e 4, apenas.
1, 3 e 4, apenas.
1, 2 e 4, apenas.
1, 2 e 3, apenas.
1, 2, 3 e 4.
Atenção: Para responder às questões de números 1 a 5, considere o texto abaixo.
O segmento do texto que, tendo sido transformado, preserva a correção original é:
qualquer que sejam as personagens.
devem haver muitas fontes mencionadas no corpo do texto.
torna inacessível as especificações desejáveis.
as fontes devem serem especificadas.
os esforços haveriam de ser grandes.
Considerando-se as qualidades exigidas na redação de documentos oficiais, está INCORRETA a afirmativa:
A concisão procura evitar excessos linguísticos que nada acrescentam ao objetivo imediato do documento a ser redigido, dispensando detalhes irrelevantes e evitando elementos de subjetividade, inapropriados ao texto oficial.
A impessoalidade, associada ao princípio da finalidade, exige que a redação de um documento seja feita em nome do serviço público e tenha por objetivo o interesse geral dos cidadãos, não sendo permitido seu uso no interesse próprio ou de terceiros.
Clareza e precisão são importantes na comunicação oficial e devem ser empregados termos de conhecimento geral, evitando-se, principalmente, a possibilidade de interpretações equivocadas, como na afirmativa: O Diretor informou ao seu secretário que os relatórios deveriam ser encaminhados a ele.
A linguagem empregada na correspondência oficial, ainda que respeitando a norma culta, deve apresentar termos de acordo com a região e com requinte adequado à importância da função desempenhada pela autoridade a quem se dirige o documento.
Textos oficiais devem ser redigidos de acordo com a formalidade, ou seja, há certos procedimentos, normas e padrões que devem ser respeitados com base na observância de princípios ditados pela civilidade, como cortesia e polidez, expressos na forma específica de tratamento.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...