Lista completa de Questões de Língua Portuguesa do ano 2011 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A locução verbal que constitui voz passiva analítica é:
Eu escrevo a carta.
O primo foi visitado por ti.
Nós plantaremos a árvore.
Tu visitaste o primo.
Leia a tirinha abaixo para responder as questões 06 e 07.
É claramente perceptível na tirinha a tipologia textual empregada pelo autor, ao conceber as falas das personagens. Sobre isso, assinale a alternativa CORRETA:
As formas verbais que imprimem o sentido de orientação, muito comuns em receitas culinárias, caracterizam o texto do terceiro quadrinho como Descritivo; e a forma nominal do verbo no tempo pretérito perfeito, introduzindo um argumento, aponta para um texto Descritivo, no segundo quadrinho.
As formas verbais que imprimem o sentido de orientação, muito comuns em receitas culinárias, caracterizam o texto do terceiro quadrinho como Instrucional; e o verbo no tempo pretérito perfeito, introduzindo um argumento, aponta para um texto Argumentativo, no segundo quadrinho.
As formas verbais que imprimem o sentido de orientação, muito comuns em receitas culinárias, caracterizam o texto do terceiro quadrinho como Instrucional; e o verbo no tempo pretérito perfeito, introduzindo um diálogo, aponta para um texto Narrativo, no segundo quadrinho.
As formas verbais que imprimem o sentido de orientação, muito comuns em receitas culinárias, caracterizam o texto do terceiro quadrinho como Expositivo; e o verbo no tempo pretérito perfeito, introduzindo um diálogo, aponta para um texto Narrativo no segundo quadrinho.
A forma nominal dos verbos que imprime o sentido de orientação, muito comum em contos infantis, caracteriza o texto do primeiro quadrinho como Narrativo; e o verbo no tempo pretérito perfeito, introduzindo um diálogo, aponta para um texto Narrativo, no segundo quadrinho.
O texto a seguir servirá de base para responde às questões 02 a 05.
Uma das funções da maioria dos verbos presentes no texto é mostrar que os acontecimentos relacionados às traquinagens da criança envolvendo o chapéu de Leonardo ocorriam frequentemente. Tais verbos:
Estão na 3ª pessoa do pretérito maisqueperfeito do Indicativo.
Estão na 3ª pessoa do pretérito perfeito do Indicativo.
Estão na 1ª pessoa do pretérito imperfeito do Indicatiivo.
Estão na 3ª pessoa do pretérito imperfeito do Indicativo.
Na 3ª pessoa do pretérito imperfeito do Subjuntivo.
A questão do uso da Língua Portuguesa no Brasil e em Portugal faz parte de um debate antigo. Recentemente ocorreu um novo acordo ortográfico entre os países lusófonos. Seguindo as indicações do Movimento Modernista, o poeta trata neste poema de algumas reivindicações do movimento quanto à linguagem na poesia brasileira. Analise as afirmativas abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta.
I. Há um acordo com as ideias de Mario de Andrade, na luta pela busca de uma língua brasileira.
II. O bom negro e o bom branco da nação brasileira aparecem como elementos que adotam a língua portuguesa como era naturalmente falada na América.
III. Trata-se de um poema piada, em que Oswald de Andrade ridiculariza o mau uso da gramática padrão.
Analise as afirmativas abaixo, de acordo com as regras normativas e, em seguida, assinale a alternativa correta.
I. O Congresso aprovará o novo imposto apesar da população não apoiar a ideia.
II. Minha professora é a pessoa mais inteligente que eu já conversei.
III. A maioria dos brasileiros é a favor das pesquisas com células-tronco.
Assinale a alternativa em que todas as palavras estão grafadas da forma adequada, seguindo o padrão normativo da língua.
Assinale a alternativa correta de acordo com as regras gramaticais canônicas.
Assinale a afirmativa cuja sentença está de acordo com as exigências normativas.
Assinale a alternativa em que todas as palavras estão grafadas da forma adequada, seguindo o padrão normativo da língua.
Língua Portuguesa - Usos da Norma Padrão Culta - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Assinale a opção correta com relação à estrutura morfossintática do texto.
A supressão da vírgula empregada após o vocábulo e (l.10) acarretaria, necessariamente, a retirada da vírgula que aparece depois da expressão em muitos casos (l.10-11).
No terceiro parágrafo, o período Um estudo (...) sete anos antes apresenta a causa do fato apresentado no período anterior.
Na linha 31, a forma verbal completa poderia ser flexionada no plural, para concordar com a expressão duas décadas.
No trecho aparecimento de problemas cognitivos, como falta de concentração, e de alterações de humor (l.34-36), as expressões sublinhadas completam o sentido do termo falta.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...