Questões de Língua Portuguesa do ano 2011

Lista completa de Questões de Língua Portuguesa do ano 2011 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Com relação ao vocabulário e à estrutura do texto, julgue os itens que se seguem.

A inclusão de e a escrever logo após o trecho “já demonstraram que aprender a ler” (l.3) não implicaria alteração das formas verbais “altera” (l.4) e “engrossa” (l.5), que devem permanecer no singular.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação ao vocabulário e à estrutura do texto, julgue os itens que se seguem.

Na oração “que tenha sido completamente formada na era da Internet” (l.14-15), a forma verbal “tenha” poderia ser substituída por haja, sem alteração do sentido ou da correção gramatical do texto.

  • C. Certo
  • E. Errado

Sobre os aspectos referentes à concordância, assinale a alternativa correta:

  • A.

    Em “A atual geração de adultos foi criança...” o verbo “foi” poderia ser corretamente flexionado no plural concordando com “adultos”.

  • B.

    Em “O flagrante descaso com o bem público tem suas raízes fincadas...” estaria correto o uso do verbo no plural “têm”.

  • C.

    “Existe uma relação entre o nível de educação de um povo...”, o verbo “existe” tem como referente “uma relação entre o nível...”.

  • D.

    “A concepção de bem público como algo valoroso nunca é espontânea...”. O adjetivo “espontânea” poderia ser corretamente flexionado no masculino plural.

  • E.

    “... 3000 toneladas de lixo foram recolhidas das praias cariocas”, pode-se corretamente usar no singular “foi recolhido” concordando com “lixo”.

Assinale a palavra cujo significado é resultante de uma mudança semântica causada por contágio:

  • A. gado
  • B. pinto
  • C. fritas
  • D. monstro
  • E. computador

Em “Se não fosse a minha agenda, não teria solução.” a palavra destacada apresenta como significado correto:

  • A.

    Progresso.

  • B.

    Inquietação.

  • C.

    Sacrifício.

  • D.

    Meio de resolver um caso, um problema.

  • E.

    Teste.

A palavra “baldios” significa:

  • A.

    Estreitos.

  • B.

    Diferentes.

  • C.

    Diversos.

  • D.

    Inúteis.

  • E.

    Sujos.

Assinale a alternativa cujas palavras preenchem respectivamente as lacunas, completando adequadamente o sentido das sentenças abaixo:

I. A __________ é a afirmação de algo por meio da negação do seu oposto.

II. A oposição ___________ é a antonímia que ocorre com adjetivos que costumam ser utilizados na construção do grau comparativo ou do grau superlativo.

III. A __________ é o fenômeno semântico que ocorre com algumas palavras que possuem mais de um significado, estando todos eles relacionados entre si.

  • A. lítotes – gradual – polissemia
  • B. símile – pontual – hiperonímia
  • C. paronímia – conversa – homonímia
  • D. perlocuçao – equipolente – vaguidade
  • E. meronímia – contraditória – ambiguidade

Ao considerarmos a palavra “academia” na leitura da tirinha acima, verificamos a recorrência do fenômeno semântico da:

  • A. polissemia
  • B. sinonímia
  • C. metonímia
  • D. antonímia
  • E. hiperonímia

Assinale a alternativa que apresenta substituições ADEQUADAS para cada uma das palavras destacadas, de acordo com o sentido original no texto.

  • A.
  • B.
  • C.
  • D.
  • E.

Portanto, temos diante de nós duas narrativas. Uma focada na ameaça, a outra na oportunidade, mas ambas envolvendo mudanças colossais.

Assinale a alternativa que reescreve o trecho acima, mantendo as mesmas relações de sentido.

  • A. Logo, temos diante de nós duas narrativas, uma focada na ameaça, a outra na oportunidade e vice-versa, embora envolvendo mudanças colossais.
  • B. Por outro lado, temos diante de nós duas narrativas, a primeira focada na ameaça, a segunda na oportunidade, portanto ambas envolvendo mudanças colossais.
  • C. Temos diante de nós, entretanto, duas narrativas, focadas respectivamente na ameaça e na oportunidade, portanto ambas envolvendo mudanças colossais.
  • D. Assim, temos diante de nós duas narrativas, a primeira focada na ameaça e a segunda na oportunidade, ambas contudo envolvendo mudanças colossais.
  • E. Concluindo: temos diante de nós duas narrativas, a primeira focada na ameaça e a segunda na oportunidade, à medida em que envolvem mudanças colossais.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...