Questões de Língua Portuguesa do ano 2011

Lista completa de Questões de Língua Portuguesa do ano 2011 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Texto I, para responder às questões de 1 a 4.

Assinale a alternativa correta quanto ao aspecto semântico e ao sintático do texto.

  • A.

    No trecho “a comum, porém sem contato” (linha 64), há relação de causalidade.

  • B.

    O fragmento “Se a ciência descobrir uma forma” (linhas 23 e 24), segundo a norma-padrão, contém falha no emprego do pronome átono na abertura da frase.

  • C.

    No trecho “o que impediria a vida eterna do corpo seria” (linhas 33 e 34), a forma verbal “seria” pode ser corretamente substituída por será.

  • D.

    Na linha 29, o sujeito de “é possível” é “Cientificamente”.

  • E.

    O emprego de realiza em lugar de “realize” na sequência “tecnologia que realize algum tipo de manutenção” (linhas 30 e 31) provocaria mudança do sentido original.

Em “quando tudo era só voltas.” a palavra destacada exprime ideia de

  • A.

    finalidade.

  • B.

    tempo.

  • C.

    alternância.

  • D.

    adição.

  • E.

    dígrafo.

“À medida que o Brasil e o mundo começam a eleger bens e serviços ecológicos...” A expressão destacada anteriormente exprime circunstância de:

  • A.

    Tempo.

  • B.

    Adequação.

  • C.

    Proporção.

  • D.

    Comparação.

  • E.

    Causa.

No texto, as palavras “dilatado” (2º§), “apogeu” (2º§) e reminiscente” (2º§) estão sendo empregadas, respectivamente, com o sentido de

  • A.

    entediante / o ponto mais alto / que sobrou.

  • B.

    prolongado / auge / que faz lembrar.

  • C.

    acalorado / auge / que faz lembrar.

  • D.

    próprio / auge / que sobrou.

  • E.

    peculiar / o ponto mais elevado / que restou.

Observe o trecho abaixo, para responder às questões 09 e 10.

Segundo um estudo recém-concluído na Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, pessoas que se queixam de uma vida reclusa possuem genes menos ativos na proteção contra vírus. “Os sociáveis estão naturalmente mais propensos a contrair viroses porque estão em maior contato com outros indivíduos”, raciocina o psicólogo Steve Cole, que liderou o trabalho. (l. 07-11).

Entre as ideias apresentadas nas frases : “ pessoas que se queixam de uma vida reclusa possuem genes menos ativos na proteção contra vírus” e , “Os sociáveis estão naturalmente mais propensos a contrair viroses”, verifica-se uma relação de:

  • A.

    comparação;

  • B.

    exclusão;

  • C.

    inclusão;

  • D.

    causa e efeito;

  • E.

    condição.

Considere o trecho a seguir, para responder às questões 04, 05 e 06.

 “Pessoas que já vivenciaram um terremoto costumam ter lembranças claras dessa experiência: o solo vibra, treme, fica abaulado e se desloca; o ar se enche de estrondos; abrem-se rachaduras; e vidros se estilhaçam; armários se abrem; livros, pratos e bugigangas caem das prateleiras” (l. 01 - 04).

Considere o trecho abaixo para responder à questão 07.

“Esses episódios são lembrados com notável clareza mesmo anos depois, porque nosso cérebro evoluiu para fazer isto: extrair informação de eventos relevantes e tal conhecimento para guiar nossa resposta a situações semelhantes no futuro.” (l. 04-07).

Assinale a opção na qual a oração “porque nosso cérebro evoluiu” está reescrita sem que tenha havido alteração de sentido.

  • A.

    “embora o nosso cérebro tenha evoluído”.

  • B.

    “ainda que o nosso cérebro tenha evoluído”.

  • C.

    “conforme o nosso cérebro tenha evoluído”.

  • D.

    “se o nosso cérebro evoluiu”.

  • E.

    “já que nosso cérebro evoluiu”.

Considere o trecho a seguir, para responder às questões 04, 05 e 06.

 “Pessoas que já vivenciaram um terremoto costumam ter lembranças claras dessa experiência: o solo vibra, treme, fica abaulado e se desloca; o ar se enche de estrondos; abrem-se rachaduras; e vidros se estilhaçam; armários se abrem; livros, pratos e bugigangas caem das prateleiras” (l. 01 - 04).

Quanto ao sentido, textualmente, a palavra “bugigangas” equivale a:

  • A.

    “ornamentos”;

  • B.

    “objetos de estimação”;

  • C.

    “quinquilharia”;

  • D.

    “objetos de decoração”;

  • E.

    “objetos de valor sentimental”.

Leia o texto abaixo para responder às questões 08 e 09.

Com base no texto apresentado, qual é o sentido adquirido pela “ perdulária” (1ª linha)?

  • A.

    Espetacular, teatral.

  • B.

    Intrigante, curiosa.

  • C.

    Alucinante, estonteante.

  • D.

    Radical, veemente.

  • E.

    Esbanjadora, extravagante.

Assinale a alternativa correta a respeito da estrutura semântico-sintática do texto III.

  • A.

    A construção “refleti-las”, empregada duas vezes no poema, equivale a refleti + as (ou seja: refleti (tu) + as).

  • B.

    O verso 4 estaria corretamente reescrito com a seguinte estrutura: Se houverem estrelas nos céus, refleti-las.

  • C. O verso 6 estaria correto e preservaria o sentido original com a seguinte reescritura: Porque o rio as nuvens são água.
  • D.

    O termo “las”, que aparece no verso 4 e no 7, refere-se, respectivamente, a “trevas” e a “nuvens”.

  • E.

    Os verbos no infinitivo são empregados, no texto, com valor de imperativo (modo que indica ordem, pedido, conselho).

No texto III, as expressões “deflui” (verso 1) e “se pejam” (verso 5) têm sentido de, respectivamente,

  • A.

    decai e se envergonham.

  • B.

    se enche e se constituem.

  • C.

    decola e se escondem.

  • D.

    corre e se enchem.

  • E.

    se detém e se apresenta.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...