Questões de Língua Portuguesa do ano 2012

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Leia o texto abaixo e responda às questões de 1 a 15.

A sequência que apresenta todas as palavras grafadas corretamente é:

  • A.

    exceção, genjibre, húmido.

  • B.

    paralização, pretensão, obséquio.

  • C.

    atrazado, burguês, gratuito.

  • D.

    sarjeta, subterfúgio, empecilho.

  • E.

    mortandela, iminente, mussarela.

Dadas as sentenças:

I. ...............o erro, o documento foi aceito.

II. O homem portou-se com............e boas maneiras.

III. Se as leis forem............as penalidades serão aplicadas.

Assinale a alternativa que completa corretamente os pontilhados acima, respectivamente.

  • A.

    Retificado – discrição – infringidas;

  • B.

    Ratificado – descrição – infringidas;

  • C.

    Retificado – descrição – infligidas;

  • D.

    Ratificado – discrição – infligidas.

Dadas as palavras:

I. Atravez

II. cortez

III. Atrás

Constatamos que está (estão) devidamente grafada (s):

  • A.

    Apenas a palavra I;

  • B.

    Apenas a palavra III;

  • C.

    Apenas a palavra II;

  • D.

    Todas as palavras.

O gentílico que se refere a quem nasce no estado do Mato Grosso do Sul é sul-mato-grossense ou mato-grossense-do-sul. Esses dois adjetivos, quanto ao processo de formação, devem ser classificados

  • A. ambos como casos de palavras compostas por justaposição.
  • B. apenas o primeiro como palavra composta por justaposição, pois o segundo é formado por derivação sufixal.
  • C. apenas o segundo como palavra composta por justaposição, pois o primeiro é formado por derivação prefixal.
  • D. ambos como casos de palavras derivadas: a primeira é sufixal; a segunda é prefixal.
  • E. ambos como casos de palavras formadas por derivação parassintética.

Leia as orações abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas.

1. Não se __________ e contou a surpresa para o aniversariante.

2. O chefe __________ na discussão dos colegas de departamento.

3. Se eu quisesse desta forma, eu mesma __________ feito.

4. Depois de muita balburdia, a mulher __________ seus pertences.

  • A.

    conteu/ interviu/ tinha/ reaveu

  • B.

    conteve/ interviu/ tinha/ reaviu

  • C.

    conteve/ interveio/ teria/ reouve

  • D.

    conteve/ interveio/ teria/ reaveu

Assinale o item em que NÃO é correto ler o numeral como vem indicado entre parênteses.

  • A.

    Mauro Faustino mora na Casa 32 (trinta e duas) do conjunto União IV.

  • B.

    Peguem o livro e abram na página (trezentos e dois).

  • C.

    De acordo com o artigo (nove) não haverá resolução frente à problemática.

  • D.

    No século VIII (oitavo) muitos morreram misteriosamente.

TRIPLO e TRÍPLICE são numerais:

  • A.

    Ordinal o primeiro e multiplicativo o segundo.

  • B.

    Ambos ordinais.

  • C.

    Ambos cardinais.

  • D.

    Ambos multiplicativos.

Leia o texto abaixo para responder as questões de 3 a 7.

No texto aparecem numerais indicando o ano em que os aparelhos foram inventados (1876, 1958, 1971). Quanto à classificação destes numerais, assinale a alternativa que traz a opção CORRETA:

  • A.

    Fracionários

  • B.

    Multiplicativos

  • C.

    Ordinais.

  • D.

    Cardinais.

Em todas as alternativas abaixo, a palavra “que” tem a mesma classe gramatical, exceto em uma. Assinale-a.

  • A.

    “De todas as expectativas que se conferem ao trabalho escolar atualmente” (1º parágrafo).

  • B.

    “o fato é que elas têm redundado num saldo pífio” (2º parágrafo).

  • C.

    “o papel exatamente oposto ao que delas se poderia esperar” (último parágrafo).

  • D.

    “o estado de penúria ético-política em que se encontra a educação brasileira” (último parágrafo).

Levando em consideração o texto como um todo e as orientações da gramática normativa tradicional, assinale a alternativa correta no que diz respeito ao valor semântico dos sufixos e aos processos de formação de palavras.

  • A. “constrangimento” (1º parágrafo), “oficialismo” (2º parágrafo) e “espontaneístas” (3º parágrafo) são vocábulos da mesma classe gramatical, formados pelo mesmo processo.
  • B.

    No 3º parágrafo, os vocábulos “autoajuda” e “autoestima”, apesar de formados pelo mesmo processo, são vocábulos de classe gramatical distinta.

  • C.

    Apesar de seus processos de formação serem diferentes, os vocábulos “devastação”, “colaboração” (1º parágrafo) e “aposta” (2º parágrafo) são substantivos abstratos indicadores de ação.

  • D.

    É correto o plural do substantivo composto “bate-papos” (4º parágrafo), mas “penúria ético-política”, do último parágrafo, deveria ter sido redigido da seguinte maneira: ““penúria ética-política”.

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