Questões de Língua Portuguesa do ano 2012

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“Na charge da New Yorker, a mulher estava convidando para uma festa em que, ela sabia – e até se entusiasmava com isso –, as pessoas ficariam olhando para seus iPhones ainda mais do que umas para as outras.” (3º parágrafo)

Os termos em destaque podem ser substituídos, sem alteração de sentido, por

  • A. em cuja.
  • B. na qual.
  • C. em quem.
  • D. de que.
  • E. com que.

“De repente pode chegar uma mensagem, aparecer uma notícia, surgir a necessidade de uma consulta no Google.” (3º parágrafo)

Apesar de as orações do período acima não estarem ligadas por conectores, encerram uma relação semântica de

  • A. oposição.
  • B. explicação.
  • C. condição.
  • D. alternância.
  • E. adição.

“Captam o fenômeno quase no momento mesmo em que vem à luz.” (2º parágrafo)

O sujeito do verbo vir, nesse período, está expresso pelo pronome relativo que apresenta como antecedente o termo

  • A. cartunistas.
  • B. antropólogos.
  • C. romancistas.
  • D. fenômeno.
  • E. momento.

Releia o trecho inicial do texto:

A Justiça atendeu ao pedido de um cidadão que deseja modificar um verbete do dicionário de Antônio Houaiss...

Assinale a alternativa em que o trecho destacado está corretamente substituído, de acordo com as regras de regência.

  • A. acatou à solicitação
  • B. aceitou à solicitação
  • C. acolheu à solicitação
  • D. aprovou à solicitação
  • E. aquiesceu à solicitação

Assinale a alternativa correta quanto à pontuação.

  • A. A Justiça dando seguimento à ação, pediu o recolhimento do estoque existente do dicionário em questão e estabeleceu como indenização moral, pesada quantia a ser paga ao querelante.
  • B. O verbete “judiação”, constante de muitos dicionários, também foi questionado, no passado, por um intelectual de origem judaica.
  • C. Não lembro no que deu a ação. Sei apenas, que a palavra com o significado de maltrato a alguém, continua constando do léxico.
  • D. Qualquer palavra conforme as circunstâncias e o tom da pronúncia, pode mudar de significado. É o caso de “cão” que no sentido de fidelidade, pode ser elogioso e que com o sentido de canalha, pode ser pejorativo.
  • E. As palavras “barbeiragem” e “barbeiro”, fazem referência a um ofício antigo e digno, mas também podem designar um mau motorista ou ainda, qualquer um que cometa uma ação errada.

Assinale a alternativa correta quanto à concordância.

  • A. Fazem alguns anos que o dicionário Houaiss vem se consolidando como um dos principais dicionários do português brasileiro.
  • B. Para atender à determinação da Justiça, uma série de exemplares do dicionário deverá ser retirado de circulação.
  • C. Deve-se esperar que os dicionários apresentem o maior número de significados possível para as palavras.
  • D. Quantos de nós pode afirmar, com segurança, que nunca empregou uma palavra com sentido pejorativo?
  • E. Em todo o mundo, já houveram várias ações contra dicionários devido aos significados pejorativos de alguns termos.

Leia a tira de Dilbert, criada por Scott Adams.

Na fala do primeiro quadro — Sua apresentação de powerpoint impressionou tanto os executivos que eles mudaram todo o planejamento. — o termo destacado em negrito tem valor

  • A. consecutivo.
  • B. causal.
  • C. concessivo.
  • D. conformativo.
  • E. final.

Observe os trechos:

... todos aqui têm suas raridades...

... também tenho a minha raridade.

Ao substituir as expressões em destaque por pronomes, obedecendo às regras de emprego e colocação pronominal, de acordo com a norma-padrão da língua portuguesa, tem-se:

  • A. ... todos aqui as têm...; ... também a tenho.
  • B. ... todos aqui têm-nas...; ... também tenho-a.
  • C. ... todos aqui têm-las...; ... também tenho-la.
  • D. ... todos aqui lhes têm...; ... também lhe tenho.
  • E. ... todos aqui têm-lhes...; ... também tenho-lhe.

Na composição das orações “[...] na janela que se abre, na janela que se fecha; [...]” a figura de linguagem predominante é:

  • A. eufemismo.
  • B. hipérbole.
  • C. antítese.
  • D. pleonasmo.
  • E. catacrese.

Otexto é vertiginoso em seu desenvolvimento e o uso da vírgula e do ponto e vírgula contribui para isso porque:

  • A. não há “quebra” em unidades de sentido – parágrafos ou períodos separados por pontos.
  • B. acrescenta ideia de estatismo contida no “fim do amor”.
  • C. indica pausa de maior duração, promovendo dinamismo ao texto.
  • D. sinaliza o término das declarações sobre o amor.
  • E. introduzumesclarecimento a respeito do amor.
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