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Língua Portuguesa - Acentuação Gráfica - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Acerca dos aspectos linguísticos e dos sentidos do texto acima, julgue os itens a seguir.
De acordo com a ortografia oficial vigente, o vocábulo órgãos (l.20) segue a mesma regra de acentuação que o vocábulo últimos (l.12).
A acentuação da palavra em destaque no fragmento abaixo ocorre pelo mesmo motivo da que se encontra na alternativa:
No arquipélago das Canária.
Vulcânica;
Comité;
Emergência;
Paraíba;
Possível.
Língua Portuguesa - Acentuação Gráfica - Instituto de Tecnologia e Desenvolvimento Econômico e Social (ITEDES) - 2012
Assinale a alternativa que contém uma palavra que, em relação à acentuação gráfica, CONTRARIA a norma padrão:
A educação corporativa e os sistemas de gestão tem um papel essencial nisto.
Essa nova visão pressupõe um processo de profunda mudança na cultura organizacional e, consequentemente, nos processos, produtos e, em última análise, nos modelos de negócio.
As empresas podem, por exemplo, provocar momentos de formação sobre o tema da responsabilidade social e o desenvolvimento sustentável, convidando seus públicos de interesse a refletirem sobre sua atuação em relação a essas questões.
O público interno reconstrói um contexto organizacional mais inclusivo e viável.
Vêm sendo extremamente manipuladas as contas relativas às questões sociais.
Assinale a alternativa em que as palavras todas retiradas do texto sejam acentuadas pela mesma razão que soviético, Suíça e Suécia, respectivamente.
Bélgica daí Eslovênia.
Finlândia Rússia Ucrânia.
espírito binômio Áustria.
Austrália Lituânia Bélgica.
Língua Portuguesa - Acentuação Gráfica - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Com relação aos sentidos e às estruturas linguísticas do texto, julgue os itens que se seguem.
As palavras mídias, número e possível são acentuadas de acordo com a mesma regra gramatical.
Indique a alternativa que completa corretamente a frase: Ao ___ o carro no estacionamento, ____ pouco ela não atropela um cachorro de ______ amarelo que passava distraído ______ portão. _____ sorte, ainda ______ frear; se ela não _____ o carro, certamente mataria o animal.
Pôr - por - pêlo - pelo - por - pode - para.
Pôr - por - pelo - pelo - por - pôde - pára.
Por - por - pêlo - pêlo - pôr - pode - para.
Pôr - por - pêlo - pelo - por - pôde - pára.
Assinale a alternativa em que todas as palavras forem proparoxítonas:
pílula, pirâmide, ídolo;
álbum, hífen, jóquei;
circuito, gratuito, fluido;
lúgubre, recorde, rubrica;
caracteres, oceanográfica, istmo.
Sobre a acentuação de palavras do texto são feitas as seguintes afirmações:
I. As palavras Calíope (linha 02) e épica (linha 02) são acentuadas pela mesma regra.
II. Se a palavra atribuída (linha 05) fosse para o plural, perderia o acento gráfico.
III. As palavras Tália (linha 03) e Urânia (linha 04) são acentuadas por regras diferentes.
Quais estão corretas?
Apenas I.
Apenas II.
Apenas III.
Apenas I e II.
Apenas II e III.
Texto para as questões 5, 6 e 7.
Em relação à acentuação, marque a alternativa em que a palavra foi acentuada pelo mesmo motivo da palavra autógrafos (os acentos foram retirados propositalmente).
Semaforo
Nobel
Secretaria
Nuvem
Analise as afirmativas abaixo sobre a acentuação do texto:
I. As palavras época (linha 11) e símbolo (linha 16) são acentuadas pela mesma razão.
II. A palavra anônimos (linha 15), caso fosse para o singular, perderia o acento.
III. As palavras Lá (linha 06), nós (linha 05) e pés (linha 07) são acentuadas pela mesma regra.
Quais estão corretas?
Apenas I.
Apenas I e II.
Apenas I e III.
Apenas II e III.
I, II e III.
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