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Assinale a alternativa que contenha uma palavra trissílaba.
Justiça.
Limpa.
Contra.
Lei.
Nas palavras abaixo, todas retiradas do texto, identifica-se um encontro consonantal em
pequena.
casa.
eterna.
assava.
falinha.
Nas palavras abaixo, todas retiradas do texto, a separação silábica e a marcação da sílaba tônica estão corretas em todas as alternativas, MENOS em
cons ta ta cão.
de dos.
pa le ta.
in- fan- til.
sa tis fei ta.
Nas palavras abaixo, todas retiradas do texto, a relação entre letras e fonemas está INCORRETA na alternativa
criatura 8 letras e 8 fonemas.
filhinha 8 letras e 6 fonemas.
churrasqueira 13 letras e 9 fonemas.
baixinha 8 letras e 7 fonemas.
naquela 7 letras e 6 fonemas.
Em relação as sílabas as palavras podem ser: monossílaba, dissílaba, trissílaba, polissílaba, assinale a alternativa que possui as 4 divisões:
gralha, tradição, voz, permaneceu.
céu, azul, verdade, redondezas.
folhas, verdes, irreais, penas.
disfarçar, enterrar, espalhar, plantar.
Língua Portuguesa - Fonologia - Instituto de Tecnologia e Desenvolvimento Econômico e Social (ITEDES) - 2012
Assinale a alternativa que apresenta a correta separação silábica de algumas palavras do texto:
hesitavam: he-si-ta-vam; arrependidos: a-rre-pen-didos; bolinhas: bo-li-nhas; preferisse: pre-fe-ri-sse;
hesitavam: hes-i-ta-vam; arrependidos: a-rre-pen-didos; bolinhas: bo-lin-has; preferisse: pre-fe-ris-se;
hesitavam: he-si-ta-vam; arrependidos: ar-re-pen-didos; bolinhas: bo-li-nhas; preferisse: pre-fer-is-se;
hesitavam: he-si-ta-vam; arrependidos: ar-re-pen-di-dos; bolinhas: bo-li-nhas; preferisse: pre-fe-ris-se;
hesitavam: he-sita-vam; arrependidos: ar-re-pe-ndidos; bolinhas: bo-li-nhas; preferisse: pre-fe-ri-sse.
Língua Portuguesa - Fonologia - Instituto de Tecnologia e Desenvolvimento Econômico e Social (ITEDES) - 2012
Assinale a alternativa em que a palavra possui 4 sílabas:
livrinho;
justiça;
pedreiro;
técnico;
merendeira.
Estão de acordo com o fragmento todas as ideias expostas abaixo, EXCETO:
O papel do professor, como mediador entre a leitura e o aluno, torna-se cada vez mais importante, uma vez que sua participação no processo de desenvolvimento da criança influencia sobremaneira a formação do gosto pela leitura.
O processo de leitura se realiza de forma individual por parte do leitor, embora desencadeie e desenvolva na coletividade a importância da leitura para a formação crítica e social do indivíduo, estando ligada diretamente à forma como a escola desenvolve o trabalho de incentivo à leitura.
É preciso despertar na criança a noção de leitura como um processo abrangente de compreensão de sentido, fruto de diálogo com o que é lido. Algo muito vivo e desafiante, ao mesmo tempo, exigente e compensador.
A leitura desenvolvida na escola objetiva a transmissão de conhecimento padrão da língua e demais conteúdos curriculares, desarticulados da realidade do aluno, enfatizando a simples decodificação de códigos.
Ler é não só uma ponte para a tomada de consciência, mas também um modo de existir no qual o indivíduo compreende e interpreta a expressão registrada pela escrita e passa a compreender-se no mundo.
A palavra pastorinhas contém respectivamente:
11 letras e 11 fonemas
11 letras e 10 fonemas
11 letras e 4 fonemas
11 letras e 5 fonemas
A palavra acessos é foneticamente representada da seguinte maneira:
/a//c//E/ /s//s//o//s/
/a//C//e//s//o//s/
/a//S//E//S//o//s/
/a//c//e//s//s//o//s/
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