Questões de Língua Portuguesa do ano 2013

Lista completa de Questões de Língua Portuguesa do ano 2013 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

 

Com referência às ideias e a aspectos linguísticos do texto acima, julgue os itens de 6 a 11.

A expressão “será que” (l.8) poderia ser suprimida, mantendo-se a correção gramatical do período.

  • C. Certo
  • E. Errado

 

Com referência às ideias e a aspectos linguísticos do texto acima, julgue os itens de 6 a 11.

O emprego de vírgula imediatamente após a expressão adverbial “muitas vezes” (l.11) manteria a correção gramatical do período.

  • C. Certo
  • E. Errado

 

A respeito das estruturas linguísticas do texto acima, julgue os itens seguintes.

A forma verbal “responde” (l.7), empregada no presente do indicativo, sugere ação que se repete no tempo, compatível com um texto de lei.

  • C. Certo
  • E. Errado

 

A respeito das estruturas linguísticas do texto acima, julgue os itens seguintes.

A expressão “que for” (l.20) pode ser suprimida do texto sem prejuízo da correção gramatical.

  • C. Certo
  • E. Errado

 

A respeito das estruturas linguísticas do texto acima, julgue os itens seguintes.

Na linha 1, a substituição da forma verbal “Existem” por haverão manteria a correção gramatical do período e não prejudicaria a coerência textual dado o emprego do subjuntivo “pratiquem”.

  • C. Certo
  • E. Errado

O estilo é o modo particular com que um compositor organiza suas concepções e fala a linguagem de sua arte. (1º parágrafo)

De acordo com o contexto, os elementos grifados na frase acima têm, respectivamente, o sentido de:

  • A.

    especial − inspirações

  • B.

    oculto − composições

  • C.

    singular − ideias

  • D.

    habitual − percepções

  • E.

    privativo − influências

... sustentava como uma evidência palmária (por outro lado nada original) que somos herdeiros de um tempo...

O comentário isolado pelos parênteses deve ser entendido como

  • A. citação de interlocutor alheio ao contexto, para facilitar o entendimento da ideia exposta.
  • B. reconhecimento do escritor de que sua obra, ao reproduzir a vida, nada tem de particular e diferente.
  • C. observação crítica a respeito da presença do senso comum em algumas obras de arte atuais.
  • D. especificação de elementos que devem constituir a base da elaboração de uma obra de arte.
  • E. constatação de que a evidência sustentada era de conhecimento geral e amplamente aceita.

Nos segmentos abaixo, a relação sintático-semântica estabelecida entre as orações está indicada corretamente em:

  • A. ... não obstante, que antes de começar a escrever... − o segmento se inicia por uma locução que introduz sentido explicativo.
  • B. ... para se tornar mais interessante, lança declarações inesperadas e gratuitas. − a conjunção introduz noção de comparação entre duas situações distintas, com oposição de sentido.
  • C. ... como se a obra em si mesma já contivesse tudo quanto é possível dizer... − o exemplo denota noção de tempo.
  • D. ... aqueles que escrevem, ou aqueles que leem, ou aqueles que sentem, ou aqueles que compõem música ou que pintam ou que esculpem... − a conjunção que se repete une segmentos semelhantes que exprimem equivalência de conceitos.
  • E. Por isso prefiro falar mais de vida do que de literatura... − identifica-se uma condição no exemplo transcrito.

  • A. A repetição da expressão aquele tempo cria intencionalmente uma ambiguidade de sentidos dentro do poema, relacionando-a com a hora a que se faz referência no título.
  • B. A alternância no emprego dos verbos haver, no pretérito perfeito do indicativo, e ouvir, na forma de imperativo, confere sentido ao título do poema.
  • C. A saudade expressa na chuva que chora remete a um tempo passado, embora traga no seu bojo a esperança de retomada no presente, como a planta que reverdece.
  • D. A oposição entre aquele tempo e agora atesta a manutenção de um sentimento que supera todas as intempéries, sobrevivendo ao tempo que passa.
  • E. O título do poema traduz certa estranheza, como estímulo à leitura, ao sugerir a vivência contida em todo aquele tempo que passou naturalmente.

Julgue os itens que se seguem, acerca das estruturas linguísticas apresentas no texto acima.

Nas linhas 21 e 22, as duas ocorrências de “para” conferem às orações em que ocorrem relações sintáticas diferentes.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...