Questões de Língua Portuguesa do ano 2013

Lista completa de Questões de Língua Portuguesa do ano 2013 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Com relação às ideias e às estruturas linguísticas do texto acima, julgue os itens a seguir.

A expressão “esses critérios” (l.11) retoma, por coesão sequencial, o trecho “renda per capita e PIB” (l.6).

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação às ideias e às estruturas linguísticas do texto acima, julgue os itens a seguir.

Seriam mantidos a correção gramatical e o sentido do texto, caso o termo “portanto” (l.7) fosse substituído por pois, empregado com valor explicativo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação às ideias e às estruturas linguísticas do texto acima, julgue os itens a seguir.

No trecho “o conceito se aplica tanto aos países ricos quanto aos pobres” (l.2-3), o termo “quanto”, em correlação com o advérbio “tanto”, introduz o segundo elemento de uma comparação de igualdade.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em “Atualmente, os aparelhos têm câmeras fotográficas e permitem a gravação de vídeos curtos,...”, a palavra destacada apresenta circunstância de

  • A.

    lugar.

  • B.

    modo.

  • C.

    tempo.

  • D.

    negação.

  • E.

    afirmação.

O autor lançou mão, ao longo do texto, de alguns questionamentos. Trata-se de um recurso argumentativo conhecido como pergunta retórica, utilizado para

  • A.

    retificar a tese defendida.

  • B.

    promover reflexões no leitor.

  • C.

    aferir os conhecimentos do leitor.

  • D.

    refutar os argumentos apresentados.

  • E.

    possibilitar uma contra-argumentação.

“Mas sente algum remorso ao jogar os sacos trazidos do supermercado no lixo?” (5º§). Assinale a alternativa a seguir que NÃO mantém o sentido original do fragmento anterior.

  • A.

    Mas remorso algum sente os sacos trazidos do supermercado, ao jogar no lixo?

  • B.

    Mas sente, ao jogar os sacos trazidos do supermercado no lixo, algum remorso?

  • C.

    Mas, ao jogar no lixo os sacos trazidos do supermercado, algum remorso sente?

  • D.

    Mas algum remorso sente, ao jogar no lixo, os sacos trazidos do supermercado?

  • E.

    Mas, ao jogar os sacos trazidos do supermercado no lixo, sente algum remorso?

Assinale a alternativa que apresenta uma CONTRADIÇÃO utilizada pelo autor para fundamentar sua tese.

  • A.

    O desperdício de recursos no Brasil e a pobreza no Haiti.

  • B.

    O desperdício na construção civil e o desperdício de talentos.

  • C.

    As plantações de soja e o desperdício no transporte de grãos.

  • D.

    A carência socioeconômica do Brasil e o desperdício de recursos.

  • E.

    O leite em garrafa reutilizável e o leite em embalagem descartável.

Com base nas estruturas linguísticas do texto, assinale a opção correta.

  • A.

    Em “10% da população adulta mundial — parcela estimada em meio bilhão de pessoas — sofre desse mal” (R.12-13), a forma verbal “sofre” tem como sujeito a expressão “meio bilhão de pessoas”.

  • B.

    Caso a forma verbal “Hᔠfosse substituída por Existe, em “Há vários métodos para detectar o excesso de peso” (R.25), não haveria alteração no sentido do texto nem a mudança acarretaria prejuízo gramatical.

  • C.

    A substituição do trecho “para detectar o excesso de peso” (l.25) por para detecção de peso excessivo manteria o sentido e a correção do texto.

  • D.

    É facultativo o emprego do sinal indicativo de crase em “a”, na oração “O indivíduo obeso fica vulnerável a possíveis complicações” (R.33-34).

  • E.

    No trecho “o percentual de homens com obesidade nas principais capitais brasileiras cresceu” (R.1-2), o vocábulo “percentual” está empregado como sinônimo de percentil.

O sentido e a correção gramatical do texto seriam preservados caso se substituísse

  • A.

    “aos quais” por para os quais, em “e encontra padrões, aos quais então infunde significado” (l.10-11).

  • B.

    “por que” por a razão pela qual, em “capazes de explicar por que as coisas acontecem” (l.17-18).

  • C.

    “proeminente” por iminente, em “alguém que desfrute de uma posição proeminente” (l.24-25).

  • D.

    “Construímos nossas crenças” (l.1) por Constroem-se crenças.

  • E.

    “consolidadas” por consolidado, em “Uma vez consolidadas essas crenças” (l.4).

Assinale a alternativa em que o trecho, reescrito com base nas informações textuais, está de acordo com a norma-padrão da língua portuguesa.

  • A.

    Já tinha dado duas horas da manhã e, às sete, eu devia estar no aeroporto. Lembrei-me, então, de que estava sem creme dental, pois, na pressa daquela manhã, ao sair do hotel, tinha deixado-o no banheiro.

  • B.

    Já era duas horas da manhã e, às sete, eu devia estar no aeroporto. Me lembrei, então, de que estava sem creme dental, pois, na pressa daquela manhã, ao sair do hotel, o tinha deixado no banheiro.

  • C.

    Já era duas horas da manhã e, às sete, eu devia estar no aeroporto. Lembrei, então, de que estava sem creme dental, pois, na pressa daquela manhã, ao sair do hotel, tinha lhe deixado no banheiro.

  • D.

    Já eram duas horas da manhã e, às sete, eu devia estar no aeroporto. Lembrei, então, que estava sem creme dental, pois, na pressa daquela manhã, ao sair do hotel, tinha-o deixado no banheiro.

  • E.

    Já tinham dado duas horas da manhã e, às sete, eu devia estar no aeroporto. Me lembrei, então, que estava sem creme dental, pois, na pressa daquela manhã, ao sair do hotel, tinha-o deixado no banheiro.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...