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Língua Portuguesa - Redação oficial - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
Analise as descrições de tipos de redação oficial, a seguir, adaptadas da obra Comunicação Redacional Atualizada, de Hêndricas Nadólskis.
Assinale a alternativa cuja descrição corresponde, corretamente, ao tipo de redação indicado entre parênteses.Os assuntos são lançados em ordem cronológica; redigidos no pretérito perfeito do indicativo e os numerais são escritos por extenso. Tem um só parágrafo, tudo é escrito seguidamente. (Circular)
Depoimento formal que se dá a respeito de alguém ou de algo, esclarecendo ou simplesmente declarando um fato, uma deliberação. (Relatório)
Documento expedido, para fins de direito, por órgão público, assinado por funcionário que testemunha a verdade do que afirma. (Ata)
Documento para registro de observações, pesquisas, investigações, fatos, e que varia de acordo com o assunto e as finalidades. (Declaração)
Tem como finalidade o tratamento de assuntos oficiais pelos órgãos da Administração Pública. (Ofício)
Língua Portuguesa - Redação oficial - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
vossa Excelentíssimo seu Vossa Excelência podeis
sua Excelentíssimo seu Vossa Excelência pode
vossa Meritíssimo seu Vossa Excelência podeis
vossa Ilustríssimo vosso Vossa Senhoria pode
sua Meritíssimo vosso Vossa Eminência podeis
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Já há alguns anos, foi abolido, nas comunicações oficiais, o uso do tratamento Digníssimo(DD.) a autoridades como Presidente da República, Ministros de Estado, Governadores e outras.
Tal fato se deve pelo seguinte motivo:Trata-se de forma de tratamento muito antiga, já eliminada dos dicionários.
Embora se trate de cargos elevados, nem todos os seus ocupantes são dignos desse tratamento.
A dignidade é condição imprescindível para que se ocupe um cargo público.
Considera-se mais apropriado substituir o tratamento Digníssimo por Vossa Senhoria.
Trata-se de acordo entre o Brasil e Portugal para distinguir a correspondência oficial desses países.
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De acordo com o Manual de Redação da Presidência da República, os documentos do padrão ofício devem ser digitados utilizando-se a fonte
Times New Roman
Arial.
Verdana.
Courier New.
Calibri.
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A redação oficial deve caracterizar-se pela
simplicidade, sutileza e singeleza.
impessoalidade, clareza e concisão.
informalidade, consistência e precisão.
complexidade, formalidade e imponência.
seriedade, contundência e imprecisão.
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Redação oficial é
a indicada para a comunicação entre os dirigentes do comércio e da indústria.
o tipo de comunicação estabelecida pelas empresas privadas.
a forma de comunicação utilizada para toda correspondência ordinária.
utilizada exclusivamente na comunicação entre oficiais de alta cúpula.
a maneira pela qual o Poder Público redige atos normativos e comunicações.
Com base nas definições do MRPR sobre o formato das comunicações oficiais, julgue os itens subsequentes.
Ao vetar uma lei, o presidente da República deve apresentar o seu veto mediante ofício, pois esta é uma exigência do princípio da publicidade das comunicações oficiais.
Com base nas definições do MRPR sobre o formato das comunicações oficiais, julgue os itens subsequentes.
Tendo em vista sua característica burocrática, o memorando somente é utilizado em caráter administrativo.
Com base nas definições do MRPR sobre o formato das comunicações oficiais, julgue os itens subsequentes.
o padrão ofício, o início de cada parágrafo do texto deve ter exatamente 3,5 cm de distância da margem esquerda.
Com base nas definições do MRPR sobre o formato das comunicações oficiais, julgue os itens subsequentes.
A mensagem não traz a identificação de seu signatário.
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