Questões de Língua Portuguesa do ano 2015

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Considerado o contexto, afirma-se corretamente:

  • A. O segmento sublinhado em ... por meio de eleições... pode ser substituído por: mediante.
  • B. Os elementos sublinhados nos segmentos ... nobre francês que havia lutado... (3º parágrafo) e ... em que a razão, a liberdade de expressão... (1º parágrafo) exercem a mesma função sintática.
  • C. No segmento ... seria adotada (...) como a carta de princípios das Nações Unidas (final do texto), caso se substitua "carta" por "tratado", o termo "adotada" deverá ser flexionado no masculino.
  • D. O elemento sublinhado em ... invocados pelos reis e pela nobreza para manter os seus privilégios. (final do 1º parágrafo) deve ser flexionado no singular caso o segmento "pelos reis" seja suprimido da frase.
  • E. O segmento sublinhado em ... que era possível limitar o poder dos reis... (1º parágrafo) pode ser substituído por um pronome da seguinte forma: "que era possível limitar-lhe o poder".

“Procure agregar aliados com interesses semelhantes aos seus, invista em parcerias corretas. Mercúrio segue retrógrado em Aquário: você ganha mais se unir forças e trabalhar em equipe. Continue com atenção redobrada ao se comunicar. Bom período para ouvir opiniões diferentes, repensar assuntos e se abrir para novos pontos de vista. Bom, também, para revisar equipamentos eletrônicos”.

Assinale a opção que indica o termo sublinhado que exerce a função de complemento e não de adjunto.

  • A. “aos seus”
  • B. “em Aquário”
  • C. “mais”
  • D. “em equipe”
  • E. “diferentes”

Considere o período a seguir:

“O porteiro tem de curvar-se profundamente, visto que a diferença das estaturas se modificara bastante.”.

A conjunção em destaque pode ser substituída, sem alterar o sentido do período, por:

  • A. de modo que.
  • B. uma vez que.
  • C. à medida que.
  • D. ao passo que.
  • E. desde que.

Com referência às ideias e às estruturas do texto acima, julgue (C ou E) os itens que se seguem.

Sem prejuízo para o sentido da oração “que transformação os atingia” (l.5), a autora poderia ter optado pelo emprego do artigo a logo após o termo “que”, empregado como conjunção integrante.

  • C. Certo
  • E. Errado

O termo Contudo, em destaque no segundo parágrafo, tem valor

  • A. explicativo, e equivale a Pois.
  • B. conclusivo, e equivale a Então.
  • C. final, e equivale a Para tanto.
  • D. adversativo, e equivale a Porém.
  • E. conformativo, e equivale a Conforme.

No entanto, as duas palavras têm uma história e uma carga sentimental diferentes. (1º parágrafo)

O elemento destacado acima introduz, no contexto, uma

  • A. consequência.
  • B. concessão.
  • C. finalidade.
  • D. causa.
  • E. oposição.

pois vieram fora de hora, e a hora é calma?

Considerando-se o contexto, o elemento sublinhado acima pode ser substituído, sem prejuízo do sentido e da lógica, por:

  • A. visto que
  • B. portanto
  • C. porém
  • D. então
  • E. desse modo

Apesar de seu sucesso mundial, primeiro nos Estados Unidos na década de 1940 e depois da Segunda Guerra Mundial na Europa Ocidental, em seu país natal quase não se conhece ou se lê a obra de Kafka. (3º parágrafo)

Preservando o sentido e a coesão textual, a expressão Apesar de, no contexto, poder ser corretamente substituída por:

  • A. A partir de
  • B. Em virtude de
  • C. Consoante a
  • D. Com vistas a
  • E. A despeito de

“Essa água só é indicada para consumo com tratamento químico, feito somente por especialistas, não bastando ferver ou filtrar”.

O segmento sublinhado mostra formas reduzidas; a forma reduzida do verbo “bastar” poderia ser adequadamente substituída por

  • A. mas não basta ferver ou filtrar.
  • B. pois não basta ferver ou filtrar.
  • C. logo não bastaria ferver ou filtrar.
  • D. quando não bastará ferver ou filtrar.
  • E. caso não baste ferver ou filtrar.

A passagem do texto 1 em que o termo sublinhado tem uma forma equivalente corretamente indicada é:

  • A. “Nunca, no entanto, como argumento para combater a adequação da legislação...” / no entretanto;
  • B.  “Assim como os presídios, os centros não regeneram”. / Desse modo;
  • C. “...reproduzem-se as mesmas mazelas dos presídios para adultos:...” / em relação a;
  • D. ...superpopulação, maus-tratos, desprezo por ações de educação, ...” / em função de;
  • E. “Muitos são, de fato, e também a exemplo das carceragens para adultos...” / na verdade.
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