Lista completa de Questões de Língua Portuguesa do ano 2016 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Para qual dos segmentos, extraídos do texto, há uma afirmação incorreta quanto à pontuação?
Língua Portuguesa - Pontuação - Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN) - 2016
No primeiro parágrafo do texto, após Chacrinha, há entre vírgulas:
Seriam mantidos a correção gramatical e o sentido original do texto caso fosse suprimida a vírgula empregada logo após
Leia a frase: Sou como uma planta do deserto. Uma única gota de orvalho é suficiente para me alimentar.
Nesse pensamento há uma oração reduzida sublinhada; essa oração, se modificada para a forma de uma oração desenvolvida, deveria ser:
Assinale a alternativa correta em relação aos elementos estruturais do texto.
Na frase Diante de cada crítica escandalizada dirigida ao museu, seria interessante desvendar que valor foi previamente sacralizado (3º parágrafo), a oração sublinhada complementa o sentido de
As orações reduzidas ... para encontrarmos igual a ela... (4º parágrafo) e ... estendendo-se perante o meu olhar... (último parágrafo), no contexto em que ocorrem, podem ser distendidas da seguinte forma:
Considere as frases abaixo.
I. O segmento que se estende de uma planície inundada até uma bruma nacarada (3º parágrafo) constitui explicação do termo antecedente, de maneira que poderia ser iniciado por que é, sem prejuízo para o sentido.
II. Neste mesmo segmento, as vírgulas poderiam ser substituídas por ponto-e-vírgulas, uma vez que se trata de uma sequência de características atribuídas a um mesmo termo.
III. No mesmo período, a oração iniciada por emergindo pode tanto subordinar-se a assemelha-se como a Terra.
Está correto o que consta em
O período Eu queria compreender o coração dos homens. (3°§) é composto e, sobre a sua segunda oração, é correto afirmar que:
Leia o trecho a seguir, publicado no site UOL, em 30 de dezembro de 2015: A vigência obrigatória do novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa passa a valer a partir do 1.º de janeiro de 2016. A implementação estava prevista para 2013, mas o governo brasileiro adiou a medida para alinhar o cronograma com o de outros países lusófonos e dar prazo maior para a adaptação da população. O Acordo tem como objetivo unificar as regras do português escrito em todos os países que tem a língua portuguesa como idioma oficial. Com as novas regras em vigor, a alternativa que apresenta a grafia das palavras conforme determina o Acordo é:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...