Questões de Língua Portuguesa do ano 2016

Lista completa de Questões de Língua Portuguesa do ano 2016 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Quanto ao emprego das classes de palavras e suas variantes, está correta a alternativa:

  • A. “apesar de” (l. 1) = locução prepositiva.
  • B. “maior” (l. 8) = substantivo.
  • C. “declínio” (l. 5) = adjetivo.
  • D. “estudo” (l. 6) = verbo.
  • E. “onde” (l. 18) = advérbio de lugar.

Quanto aos aspectos diversos de concordância e regência (inclusive crase), assinale a alternativa INCORRETA.

  • A. O Brasil é um dos países que buscam soluções para uma vida mais saudável.
  • B. Mais de um cientista foram favoráveis às pesquisas com células tronco.
  • C. Grande parte dos medicamentos prescritos atualmente pela comunidade médica funciona com restrições.
  • D. Avisaram-no de que tudo são apenas suposições ainda sem base científica.
  • E. Eles trabalham da segunda-feira à sexta-feira a fim de obter resultados que serão promissores.

Quanto à pontuação, assinale a alternativa correta:

  • A. Segundo, os pesquisadores, a tentativa era de compreender a origem celular do câncer — e não só do câncer de mama —, e os fatores que podem contribuir para seu desenvolvimento.
  • B. Segundo os pesquisadores a tentativa, era de compreender a origem celular do câncer — e não só do câncer de mama — e os fatores que podem contribuir, para seu desenvolvimento.
  • C. Nos últimos anos, muitos cientistas tentaram criar células humanas dessa forma, mas, nenhum havia conseguido. Em 2005, o sul-coreano Woo Suk Hwang, da Universidade Nacional de Seul, chegou a anunciar, o feito, e foi manchete de jornais de todo o mundo.
  • D. Nos últimos anos, muitos cientistas tentaram criar células humanas dessa forma, mas nenhum havia conseguido. Em 2005, o sul-coreano Woo Suk Hwang, da Universidade Nacional de Seul, chegou a anunciar o feito e foi manchete de jornais de todo o mundo.
  • E. Há especialistas, que defendem o avanço das pesquisas com células-tronco de pluripotência induzida, que são reprogramadas artificialmente para ficarem semelhantes, às embrionárias, apresentando as mesmas características de autorrenovação.

Leia os trechos abaixo e avalie em qual(is) o pronome QUE tem a mesma função do apresentado no quadro abaixo.

I) Mais de 70% das escolas QUE visitamos em todo o Brasil não utilizam o laboratório de informática de maneira constante.

II) Em muitos locais, ele é tão obsoleto QUE não funciona ou está sempre com problemas, desmotivando o uso entre professores e alunos.

III) ... apesar de serem considerados os "vilões" QUE atrapalham as aulas, podem ser utilizados como um excelente instrumento apoiador do professor no processo de ensino.

IV) O ambiente lúdico e desafiador favorece o engajamento do usuário, QUE ainda recebe feedbacks baseados em seu desempenho.

Está(ão) correta(s):

  • A. I, II e III.
  • B. Apenas III.
  • C. I e IV.
  • D. III e IV.
  • E. Apenas II.

No trecho Através da plataforma, o aluno realiza exercício e teste simulado que o preparam para os diversos exames de entrada para o ensino superior (especialmente o Enem), o pronome o refere-se à

  • A. plataforma, funcionando como sujeito deslocado.
  • B. exercício, funcionando como objeto direto.
  • C. exercício e teste simulado, funcionando como sujeito composto.
  • D. teste simulado, funcionando como adjunto adnominal.
  • E. o aluno, funcionando como objeto direto.

Avalie se as regras gramaticias correspondentes estão adequadas aos usos da norma nos trechos abaixo. Julgue esses trechos como corretos (C) ou errados (E).

( ) (REGRAS DE PONTUAÇÃO) – Pesquisa publicada, nesta quarta-feira, referente ao ano de 2013, revela, que os dispositivos móveis dominam cada vez mais os acessos dos brasileiros à rede.

( ) (USO DE CONJUNÇÃO) – Os computadores muitas vezes são lentos. Portanto, como a duração da aula é de aproximadamente 50 minutos, os professores não conseguem desenvolver seus planos pela falta de estrutura de rede e de máquinas.

( ) (EMPREGO DE PRONOME RELATIVO) – Vários locais em todo o Brasil ainda não possuem internet de alta velocidade, cuja ausência da estrutura de rede prejudica bastante o acesso aos conteúdos que estão disponíveis para consulta/uso.

( ) (REGRAS DE PONTUAÇÃO E ORTOGRAFIA) – Com o avanço das tecnologias móveis, boa parte dos alunos possui um smartphone. Quase 50% da população brasileira já possuem um aparelho desse tipo e, graças a esse desenvolvimento, também evoluímos bastante na tecnologia 3G.

  • A. E – E – C – C.
  • B. E – E – E – C.
  • C. C – C – C – E.
  • D. E – C – E – C.
  • E. C – C – E – E.

Assinale a alternativa em que há erro de regência verbal e/ou nominal.

  • A. Faça o teste e repare, ao longo do dia, quantos minutos (ou segundos) você consegue ficar e andar sem olhar o celular.
  • B. David Car conta que, no Festival de inovação South by Southwest, Anthony Rosa, da Reuters, afirmou que a conectividade dos celulares havia acabado com a cortesia humana.
  • C. O colunista de tecnologia do New York Times, David Carr, registrou em dois textos às mudanças de comportamento causadas pelo uso excessivo do celular.
  • D. Um estudo publicado no jornal PLoS One mostra que o corpo de alguém que digita, enquanto se move, é semelhante ao de alguém que bebeu demais.
  • E. Existem inúmeras ferramentas educacionais gratuitas que podem ser utilizadas pelos professores em sala de aula.

Assinale a alternativa correta quanto ao uso da pontuação.

  • A. O livro “Novas tecnologias para ler e escrever: algumas ideias sobre ambientes e ferramentas digitais na sala de aula” não é apenas resultado de pesquisa séria e consistente; mas também fruto da paixão da autora (Ana Elisa Ribeiro) pela leitura e escrita e pelos objetos de ler e escrever que ela vem há tantos anos, cultivando. Escrito num tom coloquial: como numa conversa com o leitor, proporciona leitura prazerosa e, ao mesmo tempo, informativa. Constitui-se, então, material importante para professores em formação bem como para pesquisadores da área, preocupados com reflexões, conceitos e ferramentas para o trabalho com a linguagem e com as tecnologias na escola.
  • B. O livro “Novas tecnologias para ler e escrever: algumas ideias sobre ambientes e ferramentas digitais na sala de aula” não é apenas resultado de pesquisa séria e consistente, mas também fruto da paixão da autora (Ana Elisa Ribeiro) pela leitura e escrita e pelos objetos de ler e escrever que ela vem, há tantos anos, cultivando. Escrito num tom coloquial, como numa conversa com o leitor, proporciona leitura prazerosa e, ao mesmo tempo, informativa. Constitui-se, então, material importante para professores em formação, bem como para pesquisadores da área, preocupados com reflexões, conceitos e ferramentas para o trabalho com a linguagem e com as tecnologias na escola.
  • C. O livro, “Novas tecnologias para ler e escrever: algumas ideias sobre ambientes e ferramentas digitais na sala de aula” não é apenas resultado de pesquisa séria e consistente mas também, fruto da paixão da autora (Ana Elisa Ribeiro) pela leitura e escrita e pelos objetos de ler e escrever que ela vem há tantos anos, cultivando. Escrito num tom coloquial, como numa conversa com o leitor, proporciona leitura prazerosa e, ao mesmo tempo, informativa. Constitui-se, então, material importante para professores em formação, bem como para pesquisadores da área, preocupados com reflexões, conceitos e ferramentas para o trabalho com a linguagem e com as tecnologias na escola.
  • D. O livro “Novas tecnologias para ler e escrever: algumas ideias sobre ambientes e ferramentas digitais na sala de aula”, não é apenas resultado de pesquisa séria e consistente; mas também fruto da paixão da autora (Ana Elisa Ribeiro) pela leitura e escrita e pelos objetos de ler e escrever que ela vem, há tantos anos, cultivando. Escrito num tom coloquial, como numa conversa com o leitor, proporciona leitura prazerosa e, ao mesmo tempo, informativa. Constitui-se então, material importante para professores em formação, bem como para pesquisadores da área preocupados com reflexões, conceitos e ferramentas para o trabalho com a linguagem e com as tecnologias na escola.
  • E. O livro “Novas tecnologias para ler e escrever: algumas ideias sobre ambientes e ferramentas digitais na sala de aula”, não é, apenas resultado de pesquisa séria e consistente, mas também fruto da paixão da autora (Ana Elisa Ribeiro) pela leitura e escrita e pelos objetos de ler e escrever que ela vem, há tantos anos cultivando. Escrito num tom coloquial, como numa conversa com o leitor, proporciona leitura prazerosa e ao mesmo tempo, informativa. Constitui-se, então material importante para professores em formação, bem como para pesquisadores da área, preocupados com reflexões, conceitos e ferramentas para o trabalho com a linguagem e com as tecnologias na escola.

Encadeie os trechos abaixo de modo a formar um texto coerente. Em seguida, assinale a sequência correta.

( ) Esse novo ambiente tecnológico tem importância fundamental para a educação e para a formação, embora as escolas não estejam suficientemente equipadas de computadores e ligadas à Internet.

( ) A sociedade tem que utilizar, da melhor maneira, as tecnologias disponíveis.

( ) Numa economia global, cada vez mais baseada no conhecimento, a exclusão digital põe em risco o futuro do país.

( ) O pessoal docente, em especial educadores e professores, precisa melhorar sua qualificação em termos de tecnologia.

( ) O impacto da tecnologia e comunicação está provocando mudanças graduais, porém, muitas vezes, radicais no trabalho, na educação e, de um modo mais geral, em nosso estilo de vida.

  • A. 3 – 2 – 5 – 4 – 1.
  • B. 1 – 5 – 4 – 3 – 2.
  • C. 2 – 4 – 5 – 2 – 1.
  • D. 5 – 4 – 2 – 1 – 3.
  • E. 4– 5 – 1 – 3 – 2.

Assinale a alternativa em que os elementos de substituição e encadeamento preechem corretamente os espaços do trecho abaixo.

“Com o universo _______ envolve a educação, instituições, professores, educadores e alunos, _______ estarão sujeitos a mudanças oriundas da convergência digital. _______ que está acontecendo com os bancos, a virtualização fará parte do mundo educacional. Não consigo imaginar a educação na Sociedade de Informação com problemas de vagas para alunos da rede pública _______ os espaços físicos não comportam a demanda. As escolas virtuais serão uma realidade, por uma questão de tempo, espaço, abrangência e custo. _______ já está acontecendo. Escolas _______ oferecem ensino a distância não são nenhuma novidade. Se refletirmos um pouco mais sobre essa situação, veremos que a escola conseguiu oferecer seus serviços para uma comunidade distante, na qual ela não tinha presença física. _______, tudo se torna virtual: o professor, o educador, a administração, o ‘giz’, o quadro, o caderno, o lápis, a caneta, o diário de classe.” João Thomaz Pereira.

  • A. Cujo – todos – assim – portanto – isso – que – embora.
  • B. O qual – alguns – como – portanto – assim – a qual – embora.
  • C. Que – todos – da mesma forma – porque – isso – que – nesse caso.
  • D. O qual – alguns – embora – pois – assim – que – nesse caso.
  • E. Que – todos – como – pois – assim – a qual – como.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...