Lista completa de Questões de Língua Portuguesa do ano 2016 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
No trecho: O comportamento infantilizado de muitos veículos através das mídias sociais, por exemplo, demonstra imaturidade e desestruturação de pensamento., os vocábulos grifados são formados por prefixação e sufixação. Em ambos os vocábulos, o prefixo indica um valor semântico de
No trecho: Agora, outros erros tão graves quanto os citados estão sendo cometidos pela imprensa., a locução adverbial grifada expressa sentido de
A palavra SE foi utilizada como índice de indeterminação do sujeito em:
Analise as afirmativas abaixo com relação ao emprego dos pronomes de tratamento e assinale (V) para verdadeiro ou (F) para falso:
( ) Em comunicações oficiais, o tratamento Digníssimo deve ser usado para os cargos do poder legislativo e judiciário.
( ) É correto o emprego do vocativo Senhor às autoridades dos cargos de Senador, Juiz, Ministro e Governador.
( ) É costume o uso do termo Doutor para alguns bacharéis, embora não seja uma forma de tratamento, e sim um título acadêmico.
( ) Vossa Excelência é o pronome de tratamento de uso consagrado na comunicação oficial com o prefeito e demais autoridades do poder executivo.
A sequência correta é
Respeitosamente e Atenciosamente são, respectivamente, fechos para comunicações que têm como finalidade
Com relação às ideias e aos aspectos linguísticos do texto Um amigo em talas, julgue os itens que se seguem.
A substituição do pronome o, em reduziu-o a artigos (l. 11 e 12), por lhe preservaria a correção gramatical do texto.Língua Portuguesa - Termos Essenciais da Oração - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2016
Com relação às ideias e aos aspectos linguísticos do texto Um amigo em talas, julgue os itens que se seguem.
O sujeito da oração também aceita trabalho (l.20) está elíptico e se refere a Amadeu Amaral Júnior (l.18), o que justifica o emprego da forma verbal aceita na terceira pessoa do singular.Língua Portuguesa - Emprego dos PORQUÊS - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2016
Com relação às ideias e aos aspectos linguísticos do texto Um amigo em talas, julgue os itens que se seguem.
Sem prejuízo para a correção gramatical do período, a expressão por quê (l.23) poderia ser substituída por o porquê.Julgue os itens seguintes, referentes aos aspectos linguísticos e às ideias do texto O homem que só tinha certezas.
A supressão da partícula se, em espalhou-se (l.8), prejudicaria a correção gramatical do texto e seu sentido original.Julgue os itens seguintes, referentes aos aspectos linguísticos e às ideias do texto O homem que só tinha certezas.
A forma verbal havia, em não havia mais dúvidas (l.15), poderia ser corretamente substituída por existia.{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...