Questões de Língua Portuguesa do ano 2016

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Releia o trecho a seguir.

 “São essas regiões que estão ligadas a nossa habilidade de recordar o passado e projetarmos o futuro, a pensar em si e nos outros, bem como às decisões morais”[...]

Em relação ao acento indicador de crase, de acordo com a norma padrão, assinale a alternativa CORRETA.

  • A. As duas palavras destacadas (“a” e “às”) são regidas pelo verbo “ligar”, porém o uso do acento indicativo de crase é facultativo nos dois casos, tendo o autor optado por usá-lo em apenas uma das ocorrências.
  • B. A primeira palavra destacada (“a”) é regida pela palavra “habilidade” e por isso não se usa o acento indicativo de crase; na segunda (“às”), a palavra regente é “decisões”, por isso o acento é obrigatório.
  • C. As duas palavras destacadas (“a” e “às”) são regidas pelo verbo “ligar”, porém, no primeiro caso, o acento indicativo de crase é facultativo, no segundo, obrigatório.
  • D. A primeira palavra destacada (“a”) é regida pela palavra “habilidade” e por isso o acento indicativo de crase é facultativo; na segunda (“às”), a palavra regente é “decisões”, e o acento também é facultativo.

Releia o trecho a seguir.

 “‘Ele tentou se suicidar ao jogar um aquecedor elétrico ligado, na água da banheira, mas não sofreu nenhum dano físico sério’, lembra Zeman, que tratou do caso.”

Em relação ao tempo verbal da palavra destacada no trecho, ele indica um fato:

  • A. passado já concluído.
  • B. atual duvidoso.
  • C. passado não terminado.
  • D. atual hipotético.

Analise estas afirmativas sobre aspectos gerais da redação oficial, contidos no Manual de Redação da Presidência da República, assinalando com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) Em comunicações encaminhadas a outros órgãos da administração e em expedientes dirigidos aos cidadãos, não se deve empregar, em nenhuma circunstância, a linguagem técnica, pois ela só é inteligível àqueles que com ela estejam familiarizados.

( ) O Manual estabelece o emprego de somente dois fechos diferentes para todas as modalidades de comunicação oficial: “Respeitosamente” para autoridades superiores, inclusive o presidente da República; e “Atenciosamente” para autoridades de mesma hierarquia ou de hierarquia inferior.

( ) O memorando é a modalidade de comunicação interna entre unidades administrativas de órgãos diferentes e que estejam hierarquicamente dispostas em um mesmo nível.

( ) Tanto o aviso quanto o ofício têm como finalidade o tratamento de assuntos oficiais pelos órgãos da Administração Pública entre si e, no caso do ofício, também com particulares.

Assinale a sequência CORRETA.

  • A. V V V F
  • B. V V F V
  • C. F V F V
  • D. F F V F

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas tracejadas das linhas 08 e 12.

  • A. vem – se vê
  • B. veem – vê-se
  • C. vêm – vê-se
  • D. vem – vê se
  • E. veem – se vê

Assinale a alternativa que NÃO poderia preencher, correta e respectivamente, as lacunas pontilhadas das linhas 17 e 19.

  • A. a – às
  • B. às – às
  • C. as – nas
  • D. de – para as
  • E. às – para as

As alternativas a seguir apresentam sinônimos, previstos no dicionário, para os vocábulos “consolidando” (l. 01) e “elencados” (l. 10), respectivamente. Assinale a alternativa INCORRETA, do ponto de vista semântico, considerando o contexto em que essas palavras se encontram no texto.

  • A. Estabelecendo – enumerados.
  • B. Firmando – referidos.
  • C. Moldando – listados.
  • D. Solidificando – catalogados.
  • E. Formando – arrolados.

Assinale a alternativa em que há uma palavra que NÃO segue a mesma regra de acentuação gráfica que as demais.

  • A. Além – têm – também.
  • B. Universitária – docência – língua.
  • C. Altruístas – saíram – amiúde.
  • D. Auxiliá-los – inglês – até.
  • E. Pública – artísticos – rápida.

Analise as afirmativas sobre a seguinte frase do texto: Porém, a opção de se tornar professor também sofre forte influência de fatores externos, que acabam ajustando a escolha profissional à realidade. (l. 14 e 15).

I. O nexo “Porém” pode ser substituído tanto por “Contudo” como por “Todavia”, sem que isso ocasione prejuízo à frase.

II. O verbo “sofre” está empregado em sentido figurado.

III. O pronome “que” pode ser substituído, corretamente, por “os quais”.

Quais estão corretas?

  • A. Apenas I.
  • B. Apenas II.
  • C. Apenas I e II.
  • D. Apenas II e III.
  • E. I, II e III.

Assinale a alternativa INCORRETA acerca de três ocorrências da palavra “que” (l. 01, 06 e 12, respectivamente) no texto.

  • A. Na 1ª ocorrência, o QUE introduz uma oração que tem valor de objeto direto.
  • B. Na 2ª ocorrência, o QUE é um pronome relativo.
  • C. Na 3ª ocorrência, o QUE é uma conjunção.
  • D. A 3ª ocorrência do QUE não pode ser substituída por “o qual”.
  • E. A 2ª e a 3ª ocorrência do QUE são da mesma classe gramatical.

Analise as afirmações abaixo, sobre sugestões de mudanças na pontuação do texto, e assinale C, para as corretas, ou I, para as incorretas.

( ) Na linha 02, pode-se substituir os dois pontos por ponto (seguido de letra inicial maiúscula).

( ) Na linha 05, pode-se substituir o segundo ponto, depois de “olhos”, por dois pontos, (seguido de letra inicial minúscula).

( ) Na linha 06, pode-se trocar o ponto por vírgula (seguido de letra inicial minúscula).

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  • A. C – I – C.
  • B. I – C – C.
  • C. I – C – I.
  • D. I – I – C.
  • E. C – C – I.
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