Questões de Língua Portuguesa do ano 2016

Lista completa de Questões de Língua Portuguesa do ano 2016 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

No trecho – Bombeiros mineiros deverão receber treinamento... – (1o parágrafo), a expressão em destaque é formada por substantivo + adjetivo, nessa ordem. Essa relação também se verifica na expressão destacada em:

  • A. Estiveram presentes à festa meus estimados padrinhos.
  • B. Alguma pessoa teve acesso aos documentos da reunião?
  • C. A imprudente atitude do advogado trouxe-me danos.
  • D. Entrou silenciosamente, com um espanto indisfarçável.
  • E. Trata-se de um lutador bastante forte e preparado.

“Esse algo é a obra de arte cuja função não vai ser apenas a de agradar, mas a de transmitir a mensagem daquela conivência.” (4º§) Constituiria um ERRO se o autor substituísse o excerto grifado por:

  • A. Esse algo é a obra de arte cujas as funções precisam ser estabelecidas.
  • B. Esse algo é a obra de arte em cuja função de agradar deve se crer e respeitar.
  • C. Esse algo é a obra de arte por cujos caminhos deve se passar o artista incipiente.
  • D. Esse algo é a obra de arte a cuja função de agradar não se deve dar exclusiva preferência.

A expressão sublinhada que exerce uma função sintática DIFERENTE das demais por ser considerada um adjunto e não um complemento é

  • A. perda do efêmero.
  • B. meio da natureza.
  • C. momento da criação.
  • D. fotógrafo da natureza.

Considerando as funções sintáticas dos termos em destaque, assinale o único que se DIFERENCIA dos demais quanto à função exercida.

  • A. “… que sentimos a força criadora…” (1º§
  • B. “Ainda bem que a natureza sabe escolher...” (7º
  • C. “Quando o homem está inspirado, nada o detém.” (5º§)
  • D. “O desejo começará a fazer as pazes com o coração…” (2º§)

O texto abaixo foi transcrito com erros. Assinale a opção em que o trecho está gramaticalmente correto.

  • A. Até 1982, os zoés viviam isolados, fugindo do contato com castanheiros, seringueiros e missionários. Em 1989, atingidos por uma epidemia de gripe, procuraram missionários e pediram ajuda a Funai, cuja a equipe de Coordenação de Índios Isolados aterrisou em uma das aldeias e demarcou o território zoé.
  • B. Atualmente, o povo zoé vive sobre os cuidados da Frente de Proteção Cuminapanema, que garante a integridade cultural indígena de acordo com a Constituição Federal de 1988. Os índios dispõe de vacinação e assistência médica, acesso controlado a bens, como facões, enchadas, anzóis e um posto de comunicação por rádio.
  • C. Uma antropóloga francesa, que estuda o povo zoé, lembra que, “desde o primeiro contato, esse povo foi apresentado ao mundo em reportagens que enfatizavam a ‘pureza’ e a ‘fragilidade’ e os descreviam como um dos últimos grupos intactos na Amazônia.” Segundo ela, trata-se, de fato, de um povo indígena não atingido pela sociedade branca nem pela mensagem cristã.
  • D. Sem pajé e sem cacique, a vida social do povo zoé é regulada por intrincada rede de relações familiares. Sempre que uma mulher contrai novo casamento, o marido e sua família mudam para o pátio da família dela, onde todos convivem. Casamento entre gerações diferentes permitem aos mais velhos “criar” parceiros jovens.
  • E. É norma dividir a caça entre todos. O caçador promove a distribuição de carne, onde os parentes mais próximos recebem os melhores pedaços; enquanto as pessoas que não tem proximidade são chamadas por último. A carne de macaco é a iguaria preferida. Ressalte-se ainda, que o ato de comer conecta todos os pátios, ensejando a troca de informações sobre caçadas, namoros e casamentos.

Assinale a opção que apresenta análise correta de aspecto gramatical do texto.

  • A. O emprego da vírgula após o vocábulo “industrialização” (l.4) indica que a crítica se restringe à industrialização nociva à cultura, e não à totalidade do processo de industrialização.
  • B. Na oração “que a todos afeta” (l.5), a supressão da preposição que introduz o complemento não acarretaria prejuízo para a correção gramatical.
  • C. No trecho “e os fazem interagir” (l.8), estaria igualmente correta a colocação do pronome depois do verbo, da seguinte forma: “fazem-os interagir”.
  • D. O segundo parágrafo é iniciado por um pronome que retoma o que foi expresso na última oração do parágrafo anterior.
  • E. A referência do pronome “cujo” (l.14) é a expressão “em sangue negro e em sangue índio” (l.13-14).

Assinale a afirmação correta a respeito de aspecto gramatical do texto.

  • A. A substituição da forma composta “tinha havido” pela forma simples do mesmo tempo verbal não acarretaria prejuízo para a informação expressa no primeiro período.
  • B. Na expressão “divinas comédias” (l. 2), a escolha do adjetivo bem como a sua posição resultam em sentido enfático para o substantivo, coerente com a descrição dos exageros nacionalistas do momento histórico abordado no texto.
  • C. Sem se contrariar os sentidos do texto, o trecho “diziam que, apesar do grande talento, ele não era ‘brasileiro’” (l. 13-14) poderia ser reescrito da seguinte forma: “ele tinha grande talento, mas não tratava de temas nacionais”.
  • D. No texto, o adjetivo “brasileiro” está entre aspas porque foi empregado com sentido pejorativo.
  • E. A inserção da expressão “do que temas regionais” após o vocábulo “universais” (l. 15) tornaria mais precisa a comparação que encerra o texto e atenderia à norma gramatical.

O texto abaixo foi transcrito com erros. Assinale o único trecho gramaticalmente correto.

  • A. Nas aldeias indígenas, o aumento da violência vitima, sobretudo, às mulheres. Quase todos relatos de agressividade vieram à tona nos últimos anos. As penalidades para a agressão à mulher varia de acordo com a região e, em geral, vai de carpir a terra à expulsão da aldeia.
  • B. Está assegurado às mulheres indígenas de aldeias urbanas a mesma proteção das demais moradoras das cidades. No entanto, persistem barreiras que lhes impedem de alcançar seus direitos. Elas, por exemplo, desconhecem a Lei Maria da Penha.
  • C. Na tradição indígena, quando a mulher se casa, passa a morar com a família do marido e assim, ao denunciar o agressor, pode perder a moradia, e a família que lhe acolhe.
  • D. Um estudo sobre tribos da África, Ásia e América Latina, realizado pela ONU em 2013, revelou que a violência contra meninas e mulheres indígenas é velada na maioria dos países.
  • E. De acordo com levantamento realizado pela ONU, o histórico de dominação colonial, a exclusão política e a falta de serviços básicos é que intensifica a violência. Tem sido verificado, no entanto, tendências de empoderamento das mulheres indígenas de aldeias urbanas.

Está correto o emprego do elemento sublinhado na seguinte frase:

  • A. Quanto à terminalidade da vida, onde a polêmica se acrescenta muita paixão, ainda há muito o que debater.
  • B. Qualquer das posições da polêmica a que se queiram defender levantará uma série de objeções.
  • C. Entre os assuntos revistos a que se deve dar importância está o da terminalidade da vida.
  • D. As operações a que se atribuem um caráter polêmico dizem respeito à terminalidade da vida.
  • E. A terminalidade da vida, tema de cujos aspectos derivam tanta polêmica, foi considerada na revisão do Código.

Considerando-se a função dos parágrafos na estruturação do texto, é adequado afirmar:

  • A. no 1º parágrafo, recrimina-se o antigo uso escolar de se apresentarem aos alunos textos ultrapassados e sem valor, que desagradavam a todos.
  • B. no 2º parágrafo, faz-se uma digressão acerca das dificuldades e do esforço inútil que faziam os alunos diante de textos que não lhes cativavam a atenção.
  • C. no 3º parágrafo, sugere-se que os alunos sejam convidados a um esforço de leitura, diante de textos que representem um desafio à acomodação que neles se estimula.
  • D. nos dois primeiros parágrafos, a leitura de clássicos antigos é vista como um sacrifício que o aluno precisa assumir para vencer seu desinteresse pelos temas mais profundos.
  • E. nos três parágrafos, desenvolvem-se as medidas que, segundo o autor, deveriam ser adotadas para um maior aprimoramento do nível de leitura dos alunos.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...